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- ItemEmbargoAdoção do método multicritério CRITIC-WISP no processo de aquisição de ativos de NFT em arte visual(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-16) Castanho, Jhenifer Amore [UNIFESP]; Pinochet, Luis Hernan Contreras [UNIFESP]; Pardim, Vanessa Itacaramby [USP]; http://lattes.cnpq.br/7878743288013868; http://lattes.cnpq.br/2869923054936837; https://lattes.cnpq.br/3505161205369352O avanço da tecnologia de tokenização tem desencadeado uma movimentação expressiva de capital global por meio dos tokens não-fungíveis (NFTs), que representam ativos digitais. Esse processo envolve a transformação de ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais em ativos digitais por meio de um código criptografado, utilizando a tecnologia de Blockchain. Os NFTs abrangem diversas formas, como imagens, áudios, vídeos, ingressos para eventos, álbuns musicais, entre outros, assegurando aos proprietários a autenticidade por meio de uma rede blockchain imutável. O objetivo deste trabalho é discutir a relevância dos critérios envolvidos na aquisição de ativos NFT em artes visuais, identificando quais critérios são considerados mais relevantes pelos influenciadores e como esses critérios são ponderados. A pesquisa revisou a literatura para identificar os critérios considerados na aquisição e, posteriormente, utilizou o método WISP (Simple Weighted Sum Product) proposto por Stanujkic et al. (2021). O método CRITIC (Criteria Importance Through Intercriteria Correlation) de Diakoulaki et al. (1995) foi empregado para estabelecer a ponderação objetiva dos critérios na análise multicritério. A abordagem qualitativa do estudo revelou uma diversidade considerável nas perspectivas compartilhadas pelos participantes, refletindo distintas visões sobre o universo dos NFTs. Na vertente quantitativa, foram utilizados os métodos CRITIC-WISP para oferecer uma visão ampla dos critérios valorizados na aquisição de tokens não fungíveis, permitindo uma compreensão mais profunda das preferências e motivações dos participantes no mercado de NFTs. O método CRITIC permitiu identificar os critérios predominantes no processo decisório, destacando-se a indivisibilidade (24,06%), interoperabilidade (16,67%) e flexibilidade (10,88%) como os mais influentes. Por outro lado, aspectos como rastreabilidade (6,94%) e rentabilidade (5,82%) mostraram-se menos impactantes nesse processo. Através do método WISP, realizou-se uma análise global e classificação das alternativas no mercado de artes visuais NFT. Os Leilões de NFT se destacaram em primeiro lugar, seguidos pelo Crowdfunding de NFT em segundo e Programas de Recompensa de NFT em terceiro. Além disso, o Mercado de NFT (Geral) e a Mineração de NFT ocuparam, respectivamente, as posições quarto e quinto no ranking estabelecido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise metalinguística sobre a atividade de linguagem infantil: os movimentos ajustáveis da criança na co-construção de sentido(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-10-29) Almeida, Suzana Rosa De [UNIFESP]; Lopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Inscrit dans les domaines de la linguistique de l’énonciation et de l’acquisition du langage en articulation avec la psychologie et la psychanalyse, ce travail vise à contribuer à élargir la compréhension de l’activité du langage liée au processus de co-construction de sens dans le discours des enfants. Pour ce faire, nous cherchons à décrire le fonctionnement du langage par l’intermédiaire de l’analyse de la négociation de sens dans les interactions, dans laquelles vérifient des mouvements d’ajustement intersubjectifs qui donnent lieu à des significations stabilisées par les énonciateurs impliqués.Comme corpus, nous avons analysé les discours produits par un enfant de sexe féminin (entre 3 et 4 ans) en interaction avec ses parents et avec la chercheuse dans des routines quotidiennes. Pour la transcription des données collectées en audio et vidéo, nous utilisons les outils et les formes de transcription du programme CLAN (Computerized Language Analysis). Nous soulignons, d’une part, les moments dans lesquels l’enfant confère un sens aux expressions qu’il utilise dans son discours, et, d’autre part, la reaction de son interlocuteur par rapport aux sens que l’enfant a attribué aux expressions. Ce processus déclenche la négociation et construction conséquente des significations de la part des énonciateurs. L’étude des mouvements d’ajustement dans lesquels on observe le rôle actif de l’enfant dans la stabilisation et l’interprétation vise à caractériser l’ensemble des procédures impliquées dans les séquences de négociation et de co-construction des sens et en quoi ces procédures contribuent à la (ré) affirmation d’une représentation notionnelle determinée. L’analyse prend comme base théorico-méthodologique les concepts de niveaux de représentation et d’activité épilinguistique de la théorie des opérations énonciatives (CULIOLI, 1990; DUCARD, 2013; ROMERO, 2016) en dialogue avec les contributions de la psychologie, en particulier la théorie de la formation des concepts dans l'enfance (VYGOSTKY, 2005) ainsi que la théorie de Freud (1912) sur les aspects inconscients de lʼactivité du langage. Les résultats montrent comment l’enfant en cours d’acquisition élabore les différentes notions en jeu s’appuyant sur une dynamique créative et aventureuse lui permettant d’explorer le langage de manière unique. Dans ce mouvement, elle construit non seulement un nouveau mot lui donnant un sens, mais est capable de reconstruire ce sens grâce aux divers ajustements conduisant à une stabilisation du sens acceptée par les interlocuteurs impliqués dans le processus.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A emergência de prefixos na produção de crianças durante a aquisição de Português brasileiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-20) Assine, Julia Svazati [UNIFESP]; Bassani, Indaia De Santana [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis paper presents a study on the emergence of prefixes a-, eN- and deS- in the speech of Brazilian Portuguese speakers children. The prefixes under study were selected based on representativeness in children's speech. The data searches were performed using the AntConc program within two corpora. Corpus A contains 160 transcriptions of spontaneous productions and covers the age range of 3 to 5 years old; corpus B has 101 transcriptions of elicited productions and covers the age range of 5 to 9 years old. After searching, we found 618 tokens in children’s speech of Corpus A, and 1547 tokens in adult’s speech. In children’s speech of corpus B, we found 186 tokens. The data found were classified according to the following characteristics: semantic compositionality, semantic contribution and prefixes’ position in relation to the root. In general, based on the assumptions of Distributed Morphology, the prefixes a- and eN- are considered as inner prefixes and the prefix deS- is considered as an outer prefix. Our specific purposes are as follows: a) to examine the emergence of prefixes in children’s speech considering the characteristics mentioned above; b) to verify, in corpus A data, if the child produces, for each compositional form with prefix, the same form without the prefix, as an indication that he/she is in fact analyzing the word; c) to compare, in corpus A, the emergence of forms with prefix in children's speech with the frequency received by the input; d) to observe what type of production, present in the adult’s speech, lacks in the child’s speech; e) to compare the data from corpus A with the data from corpus B in order to observe the possible differences between the forms produced by younger and older children; and f) based on the findings, to discuss to what extent the distinction between inner and outer morphology is relevant in child’s speech. The data analysis led us to the following conclusions: a) in general, the first prefix to appear is the prefix a-; it appears in very frequent forms without semantic compositionality; b) 53% of the forms with semantic compositionality have a previous presence of the equivalent form without the prefix; it means that these 53% are possibly analyzable; c) most forms that appear in the first age group are frequent or very frequent in the adult’s speech. In the following age groups, the presence of infrequent forms increases; d) most of the forms that are lacking in children’s speech are those with low frequency in the input; e) the characteristics present in the older children‘s data do not show greater complexity compared to the younger children’s output; and, lastly, f) the distinction between inner and outer morphology is relevant in child’s speech as the former is more expressive in the early age groups and the latter appears in greater numbers with advancing age.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formas verbais defectivas no pb infantil: um estudo de sua aquisição à luz da teoria gerativista(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-16) Silva, Rosemeire Maria da [UNIFESP]; Magalhães, Telma Moreira Vianna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0392294189757802; http://lattes.cnpq.br/6636910388068121Estudos sobre a aquisição da linguagem à luz da teoria gerativista comprovam que a criança aprende uma língua nativa de forma natural por exposição ao input linguístico da comunidade em que se encontra inserida. Em fase inicial no processo de aquisição da língua, a criança passa a conhecer e dominar estruturas sintáticas das mais simples às mais complexas, fazendo uso proativo de formas verbais mais comuns como as regulares e irregulares (Guasti, 2002; Lorandi, 2010). No entanto, a construção de sentenças com as chamadas formas defectivas pelo falante do PB, isso porque são poucas ou nunca encontradas nos dados a que ele tem acesso, pressupõe uma maior complexidade, pois o falante precisa reconhecer as restrições morfológicas, fonéticas e/ou semânticas presentes nelas e decidir dentre os recursos linguísticos disponíveis quais utilizar. A partir daí, levanta-se a questão de como as crianças produzem sentenças com esses verbos, uma vez que, de acordo com a tradição gramatical, apresentam lacunas no paradigma flexional, como por exemplo na primeira pessoa do singular (1a.sg) do presente do indicativo e, consequentemente, não são tão frequentes entre os usuários da língua. Para responder a essa problemática, o objetivo desta pesquisa é analisar a produção das crianças quando expostas aos verbos defectivos, além de apresentar as escolhas linguísticas feitas por elas para/na realização dessas formas. O aporte teórico usado nesta pesquisa é o da Teoria Gerativa (Chomsky, 1981, 1986) com a revisão da literatura sobre o processo de aquisição da linguagem (Chomsky, 1957, 1965, 1986; Guasti, 2002, 2016; Freitas e Santos, 2017) e da morfologia verbal pelas crianças falantes do PB infantil (Figueiras, 2003; Guasti, 2002; Lorandi, 2006; Slabakova, 2016; Wuerges, 2014). Em relação à defectividade verbal, apresenta o que as gramáticas prescritivas explicam e orientam quanto ao (não) uso dessas formas (Bechara, 2009; Cintra e Cunha, 2016; Lima, 2011) e como as gramáticas descritivas compreendem esse fenômeno (Castilho, 2015, 2022; Perini, 2005). Dos estudos linguísticos (Oliveira, 2017; Scher & Girardi, 2018), discorre sobre as hipóteses levantadas entre as razões (sociolinguísticas, morfológicas, fonológicas e/ou semânticas) e possíveis implicações na (não) produção dos falantes adultos, o que resulta no input exposto às crianças. A metodologia utilizada não é longitudinal, pois o corpus usado foi a coleta, por meio de áudio, da produção das formas verbais defectivas como colorir, explodir, esculpir, feder e doer por fazerem parte do contexto escolar e das práticas discursivas delas. As sessões foram realizadas com dois grupos: um na faixa etária de 3;0 e outro, na faixa de 5;11 anos de uma escola da rede municipal de São Bernardo do Campo. O resultado da análise do corpus, com base na Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981), confirmou que as crianças, por desconhecerem ou não terem recebido o input desses verbos, tanto fazem uso das formas perifrásticas (construções com o ir (Pres,/Fut. do Ind.) + verbo principal (Ger./Inf.), possivelmente por exposição à gramática dos adultos, como também flexionam as formas defectivas escolhidas ao aplicarem as desinências número-pessoa e tempo-modo da 1ª e 2ª conjugação dos verbos regulares e irregulares. Concluiu-se, assim, que as crianças apresentam estranhamento e naturalização ao serem expostas às formas verbais que possuem lacunas no paradigma flexional na 1a.sg do presente do indicativo. Portanto, espera-se incentivar pesquisas que, de maneira longitudinal, estudem, não só na etapa da Educação Infantil, mas também durante o percurso na Educação Básica, o processo de aquisição verbal no ambiente escolar pelas crianças, onde, devido aos seus diferentes grupos linguísticos, há uma diversidade de input exposto a elas; contribuir com o papel dos professores/adultos quanto às interferências (correções adultrocêntricas) nas escolhas linguísticas realizadas por elas; e, por conta das dúvidas sobre o aspecto semântico/temporal de certas formas defectivas, contribuir com estudos linguísticos que se debruçam sobre o processo de aquisição aspectual, especificamente dos verbos defectivos.