Navegando por Palavras-chave "Aprendizagens estética e científica."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Luz, Sombra e Ação: articulando ciências e artes na Educação Infantil (Brasil) e no Cycle 1 (Suíça) a partir da implementação de uma sequência didática(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) De Alencar Reis, Anna Cecília [UNIFESP]; Izidoro, Emerson [UNIFESP]; Ligozat, Florence [UNIGE]; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859; http://lattes.cnpq.br/4486545267174490A articulação entre Ciência e Arte vem sendo estudada em várias áreas da educação. Considerando o contexto escolar, pesquisas recentes apontam para a potencialidade de desenvolver práticas artísticas com atividades científicas a fim de ampliar o repertório da criança e, também, de proporcionar novos olhares para a ciência. Posto isto, considerando o campo da didática comparada, esta pesquisa visou desenvolver e implementar uma sequência didática com o tema Luz, Sombra e Ação em dois contextos educacionais obrigatórios e culturais distintos: escola de Educação Infantil no Brasil, com crianças entre 5 e 6 anos, e escola de Ciclo primário na Suíça Romanda, com crianças entre 4 a 6 anos. Partimos da seguinte questão de pesquisa: “Como e quais são as condições para desenvolver as atividades codisciplinares de ciências da natureza e artes que permitem promover as aprendizagens na etapa inicial da educação básica?”. Assumimos os seguintes objetivos: a) Compreender as condições de implementação de uma sequência didática elaborada nesta pesquisa com o tema Luz, Sombra e Ação; b) Identificar como as professoras, crianças e alunos se orientam em atividades que possuem objetivos disciplinares diferentes (em relação às ciências naturais e às artes); c) Descrever (quais são) as aprendizagens que podem resultar das atividades codisciplinares sobre o tema Luz, Sombra e Ação a fim de compreender as possibilidades e os desafios ligados à articulação dos dois campos; d) Comparar os processos de construção de aprendizagens em dois contextos educacionais diferentes para elaborar uma modelização de atividades de Ciência & Arte, por meio do saber sombras, considerando a etapa do início da educação básica. Esta pesquisa configura-se como engenharia didática e alinha-se ao modelo de ação da didática conjunta para realizar a análise do estudo. De modo geral, identificamos que o processo de construção das aprendizagens assumiu uma orientação artística ou científica produzida pelo professor e/ou pela criança e aluno nas atividades. Os elementos da experiência estética e científica também constituíram tal processo, tanto como parte da estrutura prevista das atividades didáticas quanto como um desdobramento da aprendizagem.