Navegando por Palavras-chave "Aprendizagem Baseada em Projetos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Planejativa: framework de metodologias ativas aliadas às TDIC’s para professores da educação básica no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-01) Oliveira, Vanessa Nascimento [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306; ttp://lattes.cnpq.br/3651643379030309O objetivo do projeto é desenvolver um framework para apoio ao professor do ensino básico no Brasil no desenvolvimento de planos de aula com foco em, incialmente, três metodologias de aprendizagens ativas (sala de aula invertida, aprendizagem colaborativa e aprendizagem baseada em projetos) aliadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), visando também as competências digitais a serem desenvolvidas de acordo com a BNCC. A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho ocorre a partir da observação dos trabalhos desenvolvidos na UC3 e UC4, onde foram identificados perfis de professores com dificuldade em desenvolver aulas relevantes aliadas ao uso das TDIC’s que colocassem o aluno como protagonista do seu aprendizado. Além disso, existiu a de dados do Censo Escolar 2022, do INEP. Também o levantamento de autores e conceitos sobre as metodologias ativas, assim como a aplicação de alguns conceitos de Design Universal na elaboração do produto e Codesign a partir do protótipo onde serão aplicados os questionários e avaliações dos professores sobre o framework. Com este projeto espera-se que o professor possa fazer uma autoanálise sobre a própria prática educacional e possa criar seu plano de aula enquanto aprende, de forma rápida, inovadora, divertida e que atenda às suas necessidades e lhes forneça suporte para elaboração de projetos onde ele e o aluno estejam mais próximos e engajados tendo a educação digital como aliada.