Navegando por Palavras-chave "Aerosols"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Classificação de aerossóis na América do Sul utilizando a rede de fotômetros solares AERONET - Preparação para uma metodologia de validação do satélite EarthCARE - ESA(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-29) Jesus, Ester Oliveira de [UNIFESP]; Lopes, Fábio Juliano da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7538041809652523; http://lattes.cnpq.br/2755853371597528A poluição do ar prejudica a saúde humana e do ecossistema, e também pode afetar o equilíbrio climático do planeta. Por isso, diversos estudos atmosféricos e técnicas de monitoramento têm sido aplicados para auxiliar na compreensão da contribuição dos aerossóis, tanto de fontes naturais, quanto antrópicas, no equilíbrio climático. Diversos produtos, obtidos por meio dos dados do fotômetro solar da rede AERONET, foram utilizados para estudar as propriedades ópticas dos aerossóis de diferentes regiões da América do Sul. Produtos de propriedades físicas e ópticas de aerossóis (tais como, profundidade óptica do aerossol (AOD), expoente de Angström (AE), razão lidar (LR)), foram utilizados para determinar as propriedades de absorção e espalhamento de partículas de aerossol e auxiliar no desenvolvimento de uma metodologia de validação para o satélite EarthCARE-ESA. A partir dos dados da AERONET, vários gráficos foram gerados para períodos distintos, aplicados à várias estações de monitoramento para diferentes regiões de clusters. A partir dos resultados, foram observados padrões anuais da carga de aerossóis na atmosfera, assim como possíveis fontes de aerossóis. Este trabalho forneceu uma nova abordagem na análise de dados para todo o continente da América do Sul, também indicou uma metodologia para contribuir com o plano de validação do satélite EarthCARE da ESA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Distribuição de tamanho de aerossóis submicrométricos em Diadema, SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-11) Sousa, Helen Cristina de Lima e [UNIFESP]; Rizzo, Luciana Varanda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5924114866857244; http://lattes.cnpq.br/5783432543462020Os grandes centros urbanos sofrem com a urbanização desordenada, altas demandas de transporte e atividades industriais, que levam à emissão de poluentes atmosféricos, causando a deterioração da qualidade do ar e impactos na saúde da população. Dentre os poluentes, destacam-se as partículas de aerossol, presente na atmosfera em diversas faixas de tamanho, desde alguns nanômetros até 100 µm. Os aerossóis são classificados a partir de seu diâmetro e divididos em 4 grupos ou modas: moda de nucleação, Aitken, acumulação e moda grossa. Este estudo teve como objetivo analisar medidas de distribuição de tamanho de aerossóis submicrométricos em Diadema, identificando padrões de variabilidade temporal e processos dinâmicos. Foram analisados dados de um experimento realizado no verão 2016/2017 no campus Diadema da UNIFESP, incluindo dados de propriedades físicas e químicas de aerossóis, concentração de gases traço e dados meteorológicos fornecidos pela estação meteorológica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Utilizando o software R, foi caracterizada a variabilidade temporal das distribuições de tamanho e a ocorrência e relevância das modas de nucleação, Aitken e de acumulação. Também foi realizada uma análise cluster que permitiu associar a ocorrência de determinados formatos de distribuição de tamanho a condições atmosféricas. A concentração média do número total de partículas foi de 1,22 x 104 cm-3 e o diâmetro geométrico médio foi de 51,5 nm, com predominância da moda de Aitken. Na análise cluster foram obtidos quatro agrupamentos. Os clusters 1 e 3 possuem grande contribuição da moda de nucleação, sugerindo a presença de partículas frescas e pouco processadas. A ocorrência do cluster 2 no período da tarde, sob ventos de leste e alta umidade relativa sugere a influência da brisa marítima. O cluster 4 apresenta características de material mais processado, corroborando com o fato de as distribuições de tamanho possuírem um diâmetro um pouco maior em comparação aos demais clusters. Os resultados também sugerem a influência da deposição úmida de aerossóis durante um período com altas taxas de precipitação. O estudo evidencia a importância de monitorar a concentração de aerossóis ultrafinos para melhor avaliar os riscos à saúde humana decorrentes da exposição ao material particulado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel da engenharia nos estudos relacionados à prevenção de doenças infectocontagiosas no ambiente odontológico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Uehara, Nathalia Kazumi de Brito [UNIFESP]; Kawahira, Renan Tomé [UNIFESP]; Falleiro, Rafael Mauricio Matricarde [UNIFESP]; Hirata, Gisele Atsuko Medeiros [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7264259801951867A formação de respingos e aerossóis por meio da utilização de instrumentos de alta rotação e sprays durante procedimentos odontológicos é um fator de risco de contaminação para o médico dentista, pacientes, recepcionistas e acompanhantes. Métodos e equipamentos que visam a diminuição da exposição às partículas em suspensão no ar já são utilizados pelos profissionais da área, mas devido ao cenário pandêmico atual da doença COVID-19, estudos mais aprofundados sobre o tema são necessários. Neste trabalho, reuniu-se informações referentes a meios de contaminação no ambiente odontológico via formação de respingos e aerossóis, buscando-se um maior entendimento do problema enfrentado pelos dentistas. Além disso, foi realizado um levantamento de dados na plataforma Scopus com o objetivo de analisar os números de pesquisas científicas que envolvessem temas relacionados às áreas da odontologia e engenharia, bem como o impacto da COVID-19 nos estudos. Com esta análise foi possível entender os impactos causados pela pandemia nos trabalhos nas áreas apontadas. Em virtude dos riscos e perigos enfrentados durante as consultas odontológicas, uma solução mais eficiente para a contenção dos respingos e aerossóis se faz necessária, além da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) de costume. Uma possível alternativa é o desenvolvimento de sugadores de aerossol que permitam o trabalho do profissional e utilização dos equipamentos de sucção de maneira mais confortável e eficiente. Assim, a impressão 3D em conjunto com a simulação fluidodinâmica computacional destaca-se como um caminho favorável para a confecção dos aspiradores, visto o crescente aumento em sua acessibilidade e praticidade na criação de protótipos, evidenciando a importância da engenharia no combate a doenças infectocontagiosas. Das pesquisas disponibilizadas na plataforma Scopus no ano de 2020, 49254 referiam-se ao SARSCoV-2. Entretanto, deste total, apenas 196 pesquisas envolviam o termo dentistry e 41 trabalhos com relação ao termo 3D Printing, abrindo oportunidades para estudos relacionados à enfermidade na área e de trabalhos interdisciplinares.