Navegando por Palavras-chave "Accident"
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- ItemSomente MetadadadosTHE ADVOCACY FACTOR: the IMPORTANCE of GRASSROOTS MOVEMENTS in SUPPORT of DWI POLICIES(Wiley-Blackwell, 2012-07-01) Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise organizacional e eco-sócio-sanitária do acidente em Terminal Portuário da Alemoa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Melo, Guilherme Maciel [UNIFESP]; Batista, Luisa de Oliveira [UNIFESP]; Pereira, Anderson do Nascimento [UNIFESP]; Oliveira, Emiliano Castro de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2433172806859859; http://lattes.cnpq.br/0061685969503666; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os acidentes são fenômenos complexos, que frequentemente tentam ser explicados por meio de causas imediatas, ao invés de promover o diagnóstico de disfunções organizacionais na gestão de segurança. O presente estudo busca identificar os aspectos organizacionais envolvidos no acidente ocorrido no terminal de granéis líquidos localizado no estuário de Santos. Por meio da seleção de normas, artigos, entrevistas veiculadas e relatórios do caso, procurou-se identificar fatores organizacionais, além de analisar os impactos promovidos dentro de uma perspectiva eco-sócio-sanitária, para o completo entendimento das causas raízes que levaram ao ocorrido e identificação dos fatores do rápido alastramento. Nota-se que, a complexidade e dimensões dos danos afetou drasticamente a saúde da população, contaminou o estuário, local essencial para a renda dos pescadores artesanais da região, e trouxe grandes prejuízos logísticos, em virtude dos bloqueios impostos para o combate às chamas. Sendo assim, o acidente foi explicado de diferentes perspectivas de segurança, através da metodologia de árvore de causas, gravata-borboleta e queijo-suíço de Reason. O entendimento das barreiras ultrapassadas para a ocorrência do evento promove um processo de prevenção e salienta a construção de sistemas tolerantes a erros. Ao fim, busca-se avanços na segurança ocupacional e de processos em terminais portuários brasileiros e a elaboração de planos de resposta à emergência mais eficientes.
- ItemSomente MetadadadosCommentary on Andreuccetti et al. (2011): the gap between stricter blood alcohol concentration legislation and enforcement in Brazil(Wiley-Blackwell, 2011-12-01) Madruga, Clarice [UNIFESP]; Pinsky, Ilana [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Processo de modernização portuária: implicações nos acidentes do membro superior dos trabalhadores portuários avulsos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-05) Gomes, Talita [UNIFESP]; Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2974525500021107; http://lattes.cnpq.br/0286175631419847; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUÇÃO: O marco oficial da inauguração do Porto de Santos foi em 1892, e este vem evoluindo e intensificando seu comércio marítimo. A partir da década de1960 os portos iniciam o processo de modernização relacionado ao advento da conteinerização das cargas. Em 1993, no Brasil, é sancionada a Lei8.630 que normatiza ações de privatizações, aumentando o investimento em novas tecnologias portuárias, e consequentes transformações na organização do trabalho. OBJETIVOS: analisar os acidentes com Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) envolvendo a mão e o membro superior no contexto do processo de modernização. MATERIAIS E MÉTODOS: Esta pesquisa é parte da Pesquisa “Processo de Modernização Portuária em Santos: implicações na saúde e no adoecimento dos trabalhadores”, Processo n°473727/2008 –CNPq. Um método desenvolvido contou com a aplicação de questionários com questões relacionadas aos acidentes em membros superiores. As informações foram coletadas de 22 de outubro de 2009 a 01 de julho de 2010. RESULTADOS: Foram entrevistados 453 trabalhadores avulsos do porto de Santos. Destes 213(47%) referiram ter sofrido acidentes/doenças do trabalho dos quais em 71(33%) o evento ocorreu em membro superior. Destes 71 trabalhadores 93% referiram acidentes típicos e 7% acidentes de trajeto, o grupo etário variou de 25 a 66 anos. 62% exercem a atividade de estivador e quando questionados sobre se vivem frequentemente tensão no trabalho, 81,7% responderam que sim e 18,3% que não. Em relação a causa imediata, foi observado que 19,7% relacionado à maquina ou equipamento, 19,7% por queda da própria altura, 14,1% excesso de peso (carregar, levantar, puxar), 14,1% por queda de objetos. Observou-se que 32,5% dos portuários tiveram atingidos os dedos; 22,5% as mãos; 16,9% os ombros;9.8% os braços;8,5% os antebraços;4,2% os punhos e 2,8% os cotovelos. DISCUSSÃO: Quase metade dos trabalhadores já sofreu algum tipo de acidente durante sua atividade laborativa e em cerca de um terço foram afetados os membros superiores. No Brasil há poucos estudos relacionando as condições de trabalho dos portuários aos efeitos nocivos à sua saúde, principalmente estudos que considerem o processo de modernização portuária. Essa nova configuração do trabalho irá afetar diretamente a saúde desses trabalhadores com redução dos postos de trabalho, perda de autonomia, aumento do controle administrativo, diminuição de jornada e aumento do ritmo de trabalho, a exigência de especialização para quem tem baixo nível de escolaridade, aumento da gravidade de acidentes, desconhecimento dos riscos e restrição no acesso do trabalho nos terminais. CONCLUSÃO: Devido ao percentual de traumas de membros superiores, é importante considerarmos um programa de atendimento especializado para estes casos, a fim de se evitar uma condução inadequada dos casos e assim piorar o prognóstico destes acidentes. Também importante a implantação de protocolos epidemiológicos mais detalhados, abrangendo as mãos, programa de metas de vigilância, e adequação dos equipamentos de proteção individual.
- ItemSomente MetadadadosRequirements engineering for safety-critical systems: A systematic literature review(Elsevier Science Bv, 2016) Martins, Luiz Eduardo G. [UNIFESP]; Gorschek, TonyContext: Safety-Critical Systems (SCS) are becoming increasingly present in our society. A considerable amount of research effort has been invested into improving the SCS requirements engineering process as it is critical to the successful development of SCS and, in particular, the engineering of safety aspects. Objective: This article aims to investigate which approaches have been proposed to elicit, model, specify and validate safety requirements in the context of SCS, as well as to what extent such approaches have been validated in industrial settings. The paper will also investigate how the usability and usefulness of the reported approaches have been explored, and to what extent they enable requirements communication among the development project/team actors in the development of SCS. Method: We conducted a systematic literature review by selecting 151 papers published between 1983 and 2014. The research methodology to conduct the SLR was based on the guidelines proposed by Kitchenham and Biolchini. Results: The results of this systematic review should encourage further research into the design of studies to improve the requirements engineering for SCS, particularly to enable the communication of the safety requirements among the project team actors, and the adoption of other models for hazard and accident models. The presented results point to the need for more industry-oriented studies, particularly with more participation of practitioners in the validation of new approaches. Conclusion: The most relevant findings from this review and their implications for further research are as follows: integration between requirements engineering and safety engineering areas