Secretaria de Educação a Distância (SEAD)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Secretaria de Educação a Distância (SEAD) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 86
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (PREVINA)(Universidade Aberta do Brasil (UAB), 2015) Carlini, Elizaldo Luiz de Araújo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Prevenção ao uso indevido de drogas
- ItemSomente MetadadadosA process-scheduling simulator based on virtual reality technology(Revista De Saude Publica, 2016) Guimaraes, Marcelo de Paiva [UNIFESP]; Scamati, Vagner; Neto, Mario Popolin; Martins, Valeria Farinazzo; Colombo Dias, Diego Roberto; Ferreira Brega, Jose RemoA process-scheduling algorithm is a fundamental operating system function that manages the assignment of CPU (Central Processing Unit) processes. It aims to make the system efficient, fast, and fair, allowing as many processes as possible to make the best use of the CPU at any given time. Understanding scheduling algorithms and their impact in practice is a challenging and time-consuming task for students, given the differing features of each operating system. Operating system simulators are usually based on either a command line or bi-dimensional front-end interface. This paper presents a process-scheduling simulator based on virtual reality technology that allows students to develop their empirical skills while learning process-scheduling algorithms. The simulator allows the learner to navigate inside a computer motherboard and interact with its components in multi-projection environments such as CAVE-like systems (Cave Automatic Virtual Environment), on a desktop, in a Web browser, or using an HMD (head-mounted display) such as Google Cardboard.
- ItemSomente MetadadadosUsability evaluation of a gestural interface application for children(Revista De Saude Publica, 2016) Martins, Valeria Farinazzo; Sampaio, Paulo N. M.; Niedermeyer, Andrea [UNIFESP]; Guimaraes, Marcelo de Paiva [UNIFESP]One of the main difficulties of this literacy process is the question of the spelling of the por language, which has no regularity in relation to issue of letter-sound conversion. The advancement of technology in the educational environment has become the most dynamic and engaging lessons for students and teachers. The use of natural interfaces makes it the simplest and easiest applications to interact. This paper presents the development of an educational game covering the issue of misspellings of children in the literacy process and the use of the interface by gestures, such as motivation and attraction to the educational environment. The application developed was tested with children of the second year of elementary education at a private school in Sao Paulo, Brazil, and usability rating is described in this paper. The main contribution of this work to the educational environment is the experience of children with new ways to interact with the computer and the motivation for using the application in everyday school life.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 6 - Dispositivos de Atenção Psicossocial(Universidade Aberta do SUS, 2016-02-01) Da Silva, Cícero Inacio [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; Bertuol, Carla [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 3 - Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da escola(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07) Mello, Paulo Eduardo Dias deNeste Módulo III, estudaremos as relações entre Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Partimos do entendimento de que o PPP é um documento que resulta de um processo de planejamento educacional que ocorre ao nível da escola. Discutiremos como, ao longo do século XX, desenvolveu-se um crescente processo de incorporação do planejamento como configurador da política educacional expressando contínuas mudanças nas concepções de planejamento. Veremos como desenvolve-se, ao longo do tempo, uma tensão entre uma perspectiva gerencial e empresarial de entender o planejamento educacional e outras que apostam na ética, responsabilidade social e compromisso político com a democracia e a diversidade. Em seguida analisaremos como estas disputas podem ser observadas nas prescrições do poder educacional, estabelecidas nos regimentos das escolas municipais de São Paulo. Discutimos a seguir o que pode representar o PPP na perspectiva da escola, ou seja, em que medida as questões da ética e da responsabilidade social interagem na construção da autonomia da escola expressa em seu PPP. A questão dos Direitos Humanos, a escola e seu PPP, aparece articulada a estas dimensões. Exploramos na sequência alguns aspectos desta relação: como a escola incorpora ao seu PPP o discurso e as práticas de respeito aos Direitos Humanos? O que é uma escola que educa em Direitos Humanos?
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 2 - Gênero(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07) Neves, Paulo Rogério da Conceição; Santos, Emerson Izidoro dos [UNIFESP]; Araujo, Paula Teixeira; Alvarez, Bernardo Gonzalez Cepeda; Anjos, Lívia Sousa; Souza, Adalberto dos Santos; Finco, Daniela [UNIFESP]Este módulo pretende proporcionar o aprofundamento de ideias e reflexões acerca do conceito de gênero nos diferentes espaços formais e não formais, públicos e privados. Busca favorecer a compreensão do conceito de gênero e de como se dá o processo de construção e reprodução no meio social. Pretendemos aprofundar o conceito de gênero a partir da problematização da divisão sexual do trabalho, problematizar a participação feminina no mercado de trabalho, como um indicador preciso da desigualdade de gênero, e reconhecer a importância dos movimentos sociais para o processo de democratização e mudanças significativas em nosso contexto social. A partir da socialização de experiências, estudos e análises, este módulo contribuirá para a construção de um olhar crítico frente as naturalizações de gênero presentes em nossa sociedade e no espaço escolar. Busca a construção de estratégias para identificar as diferentes formas de preconceitos e discriminações para eliminar as situações de violência nos espaços educativos e na sociedade. Este módulo pretende também incentivar a iniciação à pesquisa e o levantamento de informações, com a intenção de exercitar o olhar investigativo, contribuindo para fortalecer as ações de intervenção no cotidiano da escola. Com isso, visa orientar para a escolha das possíveis temáticas a serem aprofundadas no trabalho de conclusão desse curso. O Módulo II: Está organizado em três unidades e abordará as seguintes temáticas: UNIDADE 1: Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social • Diferenças de gênero na organização social da vida pública e privada; • Construção social da identidade e suas marcas de gênero; • A contribuição dos estudos de gênero. UNIDADE 2: A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero • A importância dos movimentos sociais; • Discriminação de gênero no contexto da desigualdade social e étnico-racial; • A permanência da violência de gênero. UNIDADE 3: Gênero no cotidiano escolar • Escola como espaço de equidade de gênero; • Diferenças de gênero no cotidiano escolar; • Práticas esportivas construindo o gênero.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 4 – Direitos Humanos e a escola(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07) Oliveira, Marco Antonio deUnidade 1 - Introdução e fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos e a construção dos marcos regulatórios Os objetivos dessa unidade são: • Pensar nos dilemas e desafios da escola frente aos processos de transformação e demandas da sociedade contemporânea. • Refletir sobre a escola como espaço de promoção de direitos. Unidade 2 - Escola brasileira: histórico de negação de direitos humanos Os objetivos dessa unidade são: • Discutir a construção da escola brasileira como espaço de negação de direitos; • Refletir sobre práticas escolares arbitrárias e excludentes no histórico de escolarização brasileiro. Unidade 3 - Escola e Direitos Humanos: refletindo sobre os direitos dos povos indígenas Os objetivos dessa unidade são: • Refletir sobre aspectos relacionados aos povos indígenas na promoção de práticas escolares de alteridade; • Perceber as experiências e práticas próprias como forma de conquista de direitos e reconhecimento das diferentes formas de expressão cultural desses povos, em relação ao processo de escolarização. Unidade 4 - Escola e Direitos Humanos: refletindo sobre a cultura afro-brasileira Os objetivos dessa unidade são: • A problematização da temática da cultura afro-brasileira nas práticas escolares; e • Os processos de construção dos direitos humanos via formação de cultura de alteridade em relação às manifestações da cultura afro-brasileira. Unidade 5 - Direitos Humanos e Práticas escolares inclusivas Os objetivos dessa unidade são: Apresentação e reflexão sobre práticas de promoção de direitos humanos; e Propor elementos de auxílio a ações de construção desses direitos. Unidade 6 - Direitos humanos e práticas escolares: o meio como estímulo na promoção dos direitos Os objetivos dessa unidade são: • Entender a prática do estudo do meio como possibilidade de levantamento e problematização, em âmbito pedagógico, do contexto no qual a escola está inserida; e • Refletir sobre a construção de práticas que possibilitem inferir sobre a construção coletiva e compartilhada de conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07) Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]Neste segundo módulo discutiremos sobre a construção de uma cultura de direitos humanos, problematizando as concepções dominantes referentes ao trinômio sujeito-sociedade – mundo e as potencialidades da formação e dos processos educativos. Este módulo foi estruturado a partir de temas geradores, reconhecidos nos diálogos de educadores que apresentam o desafio de vivenciarem experiências pedagógicas que materializem o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNEHD III) - incorporação dos direitos humanos aos conteúdos, metodologias, formas de avaliação e nas relações entre os sujeitos do processo educativo. Temas Geradores: - Por que e para que formar em Direitos Humanos na sociedade brasileira. - Educação para o respeito à diversidade e combate às opressões. - Papel da escola na construção de uma cultura em Direitos Humanos. A partir dos temas geradores, o conteúdo foi organizado em dois blocos temáticos com unidades específicas, conforme segue: Bloco 1 - Direitos Humanos: sociedade e cultura • Unidade 1 – Cultura e Direitos Humanos: tomada de posição frente aos projetos societários em disputa • Unidade 2 – Mas afinal, para que e por que educar para a defesa de uma cultura de direitos humanos? • Unidade 3 – Educação em direitos humanos na sociedade brasileira Bloco 2 - Direitos Humanos: resistência e combate às opressões • Unidade 4 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - Raça e etnia • Unidade 5 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - o direito à igualdade de gênero e à diferença das mulheres/ respeito à orientação sexual e suas diversidades • Unidade 6 – Uma educação para a construção da cultura dos Direitos Humanos: caminhos possíveis de serem trilhados Tanto a forma como os conteúdos foram desenvolvidos com o propósito de estabelecer um diálogo reflexivo com você educador, que é sujeito da práxis (movimento de ação-reflexão-ação) pedagógica. Portanto, partimos de expressões da nossa realidade cotidiana para problematizarmos concepções e posturas, como também reafirmarmos referenciais teóricos e buscarmos aprendizados que possam nos colocar mais próximos da experiência da cultura de direitos humanos na escola e na sociedade brasileira em geral.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 1 - Diversidade(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07) Passador, Luiz Henrique [UNIFESP]Objetivos gerais (Módulo 1): Apresentar aos cursistas as noções de diversidade, cultura e marcadores sociais da diferença, e suas implicações na construção da realidade social e no ambiente escolar, a fim de desenvolverem um olhar crítico que os permita diagnosticar situações de desrespeito e desvalorização da diversidade em suas escolas, e formularem ações para superá-las.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações pedagógicas e relatos de experiências(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Sampaio, Renato TocantinsMódulo 5: Ações pedagógicas e relatos de experiências -- Este módulo faz conhecer a interdisciplinaridade nas artes. O desenvolvimento de postura investigativa e criativa. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações pedagógicas. - Aula 1: Orientação para a ação pedagógica -- Esta aula tem por objetivo orientar na realização do planejamento de ações pedagógicas em artes com crianças da Educação Infantil. - Aula 2: Integrando artes e linguagens: A didática da arte -- Autor: Renato Tocantins Sampaio -- Esta aula propõe um estudo sobre a integração das artes e busca aprofundar o planejamento de ações pedagógicas em artes com crianças da educação infantil. - Aula 3: Orientações para a comunicação oral e resumo -- Esta aula tem por objetivo desenvolver as ações pedagógicas em artes com crianças da educação infantil, avaliá-las e socializá-las.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 1 - Introdução e fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos e a construção dos marcos regulatórios(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-07) Comparato, Bruno Konder [UNIFESP]Neste primeiro módulo, discutiremos os princípios gerais dos direitos humanos a partir dos seus fundamentos filosóficos e históricos. Para isto, serão desenvolvidos os seguintes assuntos: • História e gênese dos Direitos Humanos no mundo e no Brasil. • Conceitos centrais para a construção da cultura de Direitos Humanos: dignidade humana, direitos humanos, sociedade e cultura, identidade cultural, igualdade e não discriminação, democracia e convivência democrática. Dividimos o assunto em dois grandes blocos. O primeiro bloco, intitulado “Direitos Humanos: a teoria”, tem por objetivo apresentar os princípios teóricos que embasam a discussão contemporânea sobre os direitos humanos. O segundo bloco, intitulado “Direitos Humanos no Brasil: um histórico de violações”, tem por objetivo apresentar o histórico de violações de direitos humanos no Brasil. Para garantir um melhor entendimento do tema e facilitar a compreensão do assunto este primeiro módulo como um todo foi também dividido em seis unidades, de maneira a facilitar a organização do curso. Assim, a sequência de assuntos proposta para este módulo é a seguinte: Direitos Humanos: a teoria - os princípios teóricos que embasam a discussão contemporânea sobre os direitos humanos • Unidade 1: A origem e a história dos direitos humanos: as declarações de direitos • Unidade 2: Universalismo: os direitos humanos são universais e indivisíveis • Unidade 3: Crítica ao universalismo: o relativismo cultural • Unidade 4: A conquista dos direitos e a importância da reivindicação Direitos Humanos no Brasil: um histórico de violações - o histórico de violações de direitos humanos no Brasil • Unidade 5: A escravidão e o movimento abolicionista • Unidade 6: A ditadura militar, a tortura e a descoberta dos direitos humanos pela esquerda
- ItemAcesso aberto (Open Access)Introdução ao curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Infâncias e Arte(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Bertomeu, João Cegato [UNIFESP]; Mattar, SumayaCURSO: Educação Infantil, Infância e Arte • Módulo 1: Introdução ao curso - Aula 2: Educação a Distância: Histórico, definições, características e especificidades Autor: joão Cegato Bertomeu Serão apresentadas particularidades do ensino a distância, incluindo informações que lhe ajudará no desenvolvimento ao longo deste curso. - Aula 3: O Educador e seu processo criativo Autora: Sumaya Mattar Apresenta o Educador e seu processo criativo, os professores são apresentados como autores do seu projeto poético-pedagógico e que (se) permitem a descoberta do mundo proporcionando aos aprendizes experiências estéticas e artísticas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fundamentos das artes na Educação Infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Gobbi, Márcia AparecidaMÓDULO 2: Fundamentos das artes na Educação Infantil Autora: Márcia Aparecida Gobbi - Cultura e infâncias: Este módulo apresenta um estudo de conceitos relacionados à educação da criança pequena e suas expressividades artísticas enquanto leitura do mundo por crianças de 0 a 5 anos de idade. Planejamento de tempos e espaços na Educação Infantil: o tempo da criança e a experiência ininterrupta na arte, como um projeto da escola. A criança e leitura do mundo ressignificada por suas produções artísticas. O desenho como expressões artístico-culturais na Educação Infantil. - Aula 1: Culturas infantis e as crianças. Mas afinal, o que isso tem a ver com artes na educação infantil? Esta aula tem por objetivo fazer conhecer e refletir sobre concepções de infância e crianças como construtoras de culturas. - Aula 2: Arte como exercício de vida Esta aula tem como objetivo fazer conhecer a relação entre artes, manifestações expressivas e a primeira infância. - Aula 3: Desenhos de meninas e meninos: artefatos culturais e manifestações expressivas das crianças Esta aula propõem a discussão sobre manifestações expressivas das crianças, desenho essencialmente. - Aula 4: As mostras culturais em debate: para que e para quem elas são feitas? Esta aula traz uma reflexão sobre a forma como as produções das crianças são expostas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpo e música na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Sanches, Maria Cecilia [UNIFESP]; Sampaio, Renato Tocantins; Pires, Maria Cristina de CamposMódulo 4: Corpo e Música na Educação Infantil Este módulo oferece um contato com um repertório amplo, envolvendo músicas da cultura infantil, no caso, os acalantos (cantigas de ninar), parlendas, canções de roda, músicas regionais, de outras culturas e épocas, variando gêneros e estilos. No Teatro e na Dança, apreciação de trechos de vídeos que apresentem cenas teatrais e danças de estilos e culturas diferentes: improvisação, dramatização e situações que estimulem o movimento. - Aula 1: Corpo e movimento na escola -- Autora: Maria Cecília Sanches -- Esta aula tem por objetivo construir a compreensão do movimento humano integrado nas dimensões corporal, emocional e cognitiva. - Aula 2: Contribuições do trabalho com o corpo e o movimento com foco na força -- Autora: Maria Cecília Sanches -- Esta aula tem por objetivo levar à identificação que o desenvolvimento infantil é permeado por atividades focadas alternadamente no campo afetivo e na construção de si, e no campo cognitivo e na construção do mundo, bem como conhecer possibilidades de trabalho com dança e teatro. - Aula 3: Habilidades Musicais na Educação Infantil -- Autor: Renato Tocantins Sampaio -- Esta aula propões o estudo sobre o desenvolvimento das habilidades musicais na infância, bem como sobre propriedades do som e escuta. - Aula 4: Educação Musical para crianças pequenas -- Autor: Renato Tocantins Sampaio -- Esta aula tem por objetivo fazer conhecer as ações pedagógicas do professor de arte/música na Educação Infantil, bem como sobre propriedades do som e escuta.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Artes visuais na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Botton, Selma; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; Silva, AdrianaMódulo 3: Artes Visuais na Educação Infantil -- O ensino da arte no Brasil: o planejar e o fazer. Este módulo apresenta a compreensão da expressão bidimensional (desenho e pintura) e as experimentações tridimensionais. A leitura do mundo e a expressão plástica pela criança. Os sentidos do traço como gesto experimental e inacabado. A expressão plástica no desenvolvimento e na formação da criança. O olhar do educador sobre a produção plástica de seus alunos. Cinema e Fotografia. O atelier de arte. - Aula 1: O Ensino da Arte no Brasil -- Autora: Selma Botton -- Nesta aula se discute a importância da arte-educação, as transformações dessa área de conhecimento no Brasil, sobre o planejamento escolar e a necessidade da construção de uma prática docente tendo a criança como centralidade. - Aula 2: Planejamento e função da arte -- Autora: Selma Botton -- Nesta aula serão discutidos aspectos como o caráter lúdico da expressão artística infantil, as representações visuais das crianças e algumas teorias a respeito do desenho infantil. -- Aula 3: As Artes Plásticas – Eu vejo, eu toco, eu faço Autora: Betania Libanio Dantas de Araujo -- Nesta aula será apresentado o espaço das artes visuais, propostas e materiais por meio de discussões acerca de planejamento, procedimento e técnica, apreciação, percurso criador da criança, oficina de percurso, organização do ateliê e exposição de arte. - Aula 4: Arte Audiovisual – Cinema e Fotografia -- Autora: Adriana Silva -- Esta aula apresenta a linguagem cinematográfica, fabulações fotográficas e cultura audiovisual na educação infantil. - Aula 5: Arte O Atelier de artes visuais em movimento -- Autora: Adriana Silva -- Nesta aula serão apresentados os aspectos do ateliê de artes visuais em movimento - a experiência audiovisual na educação do olhar para, das e com as crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08) Silva, Glaydson José da; Silva, Jair Batista da; Figueiredo, Janaina de; Albuquerque, José Lindomar; Barbosa, Andréa; Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]DISCIPLINA 1: Ambientação ao Moodle - Introdução ao curso de Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. DISCIPLINA 2: Identidade, diferença e racismo Unidade 1 - O que são as identidades? Objetivos: Apresentar, em linhas gerais, aspectos importantes e definidores do conceito de identidade nas Ciências Humanas e Sociais; e problematizar a multiplicidade das identidades. Unidade 2 - Concepções de identidade nas Ciências Humanas e Sociais Objetivos: Apresentar, em linhas gerais, algumas das principais concepções de identidade nos estudos contemporâneos; e Construir, coletivamente, uma definição do conceito de identidade. Unidade 3 – Crise de identidade? Objetivos: Caracterizar a crítica à essencialização nas constituições identitárias; Apontar para as principais transformações sociais que permitiram, socialmente, mudanças na concepção de identidades, anteriormente entendidas como fixas; Ilustrar o caráter híbrido, múltiplo e, por vezes, contraditório das identidades; e Promover, a partir das experiências individuais, uma reflexão acerca da multiplicidade de orientações que definem as identidades. Unidade 4 – Identidades nacionais Objetivos: Refletir acerca da existência e inexistência de uma identidade nacional; e Discutir o caráter de naturalidade e artificialidade desta identidade. Unidade 5 – Identidade brasileira Objetivo: Promover uma discussão acerca da existência ou inexistência de uma identidade nacional brasileira. Unidade 6 – Democracia racial Objetivos: Historicizar e problematizar a ideia de democracia racial; e Promover, a partir de um estudo de caso (identidade nacional brasileira), uma reflexão acerca das experiências individuais dos cursistas com o conteúdo da unidade. Unidade 7 – Diferença e identidade e direito à diferença Objetivos: Estabelecer relações entre igualdade e diferença e entre identidade e diferença; Apontar para as relações de poder como construtoras da igualdade e da diferença; Analisar o multiculturalismo à luz das relações de poder; Discutir o reconhecimento da diferença; e Discutir o direito à diferença. Unidade 8 – Racismo, preconceito e discriminação racial Objetivos: Apresentar aspectos importantes e definidores da noção de racismo nas Ciências Humanas e Sociais; e Diferenciar racismo, preconceito e discriminação racial. Unidade 9 – A particularidade do racismo no Brasil Objetivo: Discutir a particularidade do racismo no Brasil. Unidade 10 - Racismo e política Objetivo: Tratar das relações entre racismo e inserções do movimento negro na política. DISCIPLINA 3 - Educação, Racismo e Antirracismo Unidade 1 - As oportunidades educacionais para negros e brancos Objetivo: Apresentar aos estudantes algumas desigualdades sociais e educacionais entre negros e brancos no Brasil contemporâneo como ponto de partida para a nossa reflexão sobre racismo. Unidade 2 - Racismo: algumas definições Objetivos: Discutir o significado de raça e racismo no mundo moderno; e apresentar as diferenças específicas entre os termos preconceito e discriminação racial. Unidade 3 – Racismo no Brasil Objetivo: Refletir sobre as manifestações do racismo no Brasil e as formas de combatê-lo. Unidade 4 - Racismo e antirracismo: o que pensaram os nossos intelectuais? Objetivos: Discutir especialmente a ideologia do branqueamento e o mito da democracia racial como ideias fundamentais que legitimam a singularidade do racismo brasileiro. Unidade 5 - O movimento negro no Brasil: suas lutas e conquistas Objetivos: Apresentar os principais momentos de organização política e de lutas antirracistas dos movimentos negros no Brasil; enfatizar as conquistas e desafios do Movimento Negro Unificado. Unidade 6 - Racismo e política Unidade 6 - A escola brasileira e as origens de um discurso antirracista Objetivos: Analisar a trajetória histórica da escola brasileira, tendo em vista a dinâmica racial; e recuperar experiências de escolas negras e identificar as origens da formação de um pensamento pedagógico antirracista. Unidade 7 - Racismo e cotidiano escolar Objetivos: Refletir sobre alguns mecanismos discriminatórios presentes no cotidiano escola; pensar a respeito dos lugares sociais produzidos pelo racismo institucional; e discutir a difícil relação entre os mecanismos de exclusão racial e a construção da identidade de crianças negras. Unidade 8 - A Lei 10.639: a sua longa trajetória Objetivos: Debruçar sobre a trajetória histórica que desembocou na criação e implementação da lei 10.639, bem como discutir seus desdobramentos, limites e possibilidades. Unidade 9 - Experiências positivas de promoção da igualdade racial Objetivo: Apontar algumas iniciativas educativas voltadas à questão étnico-racial. Unidade 10 - Para uma educação antirracista Objetivos: Analisar o conceito de multiculturalismo; pensar o encontro do multiculturalismo e diversidade no Brasil; refletir essas categorias na educação; apontar a presença ou não das diferenças entre a proposta da Educação Étnico-racial; e antirracista com os apontamentos trazidos pelos conceitos de diversidade e multiculturalismo. DISCIPLINA 4 - Metodologia Científica e Projeto de Intervenção I Objetivos: A disciplina tem como objetivo apresentar a relação da metodologia qualitativa com os fundamentos da pesquisa social e em educação; Discutir o uso de diferentes pressupostos teóricos e o uso de diferentes metodologias de pesquisa qualitativa e apresentar alguns métodos e técnicas como a etnografia, a história de vida e a pesquisa-ação. DISCIPLINA 5 - Atividade extra sala - Visitar territórios negros na cidade de SP Objetivos: Apresentar ao aluno um referencial teórico-metodológico para proceder visitações (compreendidas como estudo do meio) de espaços e instituições na cidade de São Paulo identificadas como “territórios negros”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 1 - Ambientação ao Moodle(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08) Martins, Adilton Luís [UNIFESP]MÓDULO 1 - Ambientação ao Moodle e introdução ao curso de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 3 - Sexualidade e orientação sexual(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08) Silva, Cristiane Gonçalves da; Freitas, Maria José deUNIDADE 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação Semana 1 - Apresentação Objetivos: •Discutir os aspectos envolvidos na dimensão conceitual de sexualidade; •Problematizar a forma como sexualidade se articula a gênero. Semana 2 - A noção moderna de sexualidade Objetivo: •Promover a reflexão sobre a trajetória da sexualidade na sociedade ocidental. Semana 3 - Orientação sexual, identidades sexuais e identidade de gênero Objetivos: •Apresentar as concepções de orientação sexual e identidade de gênero conectadas a outros marcadores sociais da diferença; •Discutir como a discriminação se institui a partir de hierarquias e desigualdades que derivam dos marcadores sociais da diferença. UNIDADE 2 - Saúde, sexualidade e reprodução Semana 4 - Apresentação Objetivos: •Identificar e analisar como os conceitos sobre sexualidade, gênero e reprodução são construídos e tratados na escola; •Compreender como sexualidade e reprodução são pensados a partir da intersecção com outros marcadores sociais da diferença. Semana 5 - Sobre sexualidade e direitos: sexuais e reprodutivos Objetivos: •Compreender a concepção de saúde sexual, direitos sexuais e direitos reprodutivos; •Analisar como os discursos normativos persistem na concepção de patologização da homossexualidade; •Compreender a sexualidade e a saúde sexual como um direito construído socialmente pelos sujeitos e, integrante do conjunto dos direitos humanos. Semana 6 - Educação, sexualidade, direitos e saúde Objetivos: •Compreender como a escolarização dos corpos forma mulheres e homens de acordo com a norma para identidade sexual e identidade de gênero vigente na sociedade. •Identificar como se dá a constituição das normas e o resultado dessa normatização sobre os corpos, as identidades e a sexualidade. •Discutir como a efetivação de ações na escola, pode garantir a equidade e levar a compreensão de que a desigualdade entre pessoas e entre distintos grupos sociais se dá também a partir da sexualidade e do gênero. UNIDADE 3 - Sexualidade no cotidiano escolar Semana 7 - Diversidade sexual na escola Objetivos: •Identificar como os temas transversais perpassam a formação do professor e como ele lida, na sala de aula, com as questões relacionadas a sexualidade e gênero. •Identificar como se dá a percepção, por parte do professor, acerca da sexualidade em relação a cada faixa etária. •Analisar as diferentes percepções sobre a sexualidade, levando em consideração as perspectivas do adulto e da criança. Semana 8 - Diferentes fontes de informação sobre sexualidade Objetivos: •Identificar e discutir as diferentes possibilidades de abordar a temática da sexualidade e gênero considerando as diferentes idades; •Discutir as possibilidades dos materiais de apoio, como as literaturas infantis e infanto-juvenis, para tratar da temática da sexualidade na escola.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades: Alimento para o Corpo e o Espírito(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-08) Venturini, Anna Cecilia [UNIFESP]; Yoshida, Cristiana Maria Pedroso [UNIFESP]; Antonio, Davi Gutierrez [UNIFESP]Módulo 3: Educação Ambiental, sujeitos e identidades: Alimento para o Corpo e o Espírito -- Este módulo apresenta os papéis dos atores na construção da sustentabilidade por meio da Educação Ambiental. Como a subjetividade e identidade são formadas nos sujeitos que atuam em ações ambientais, o papel da alimentação na alteridade e qualidade de vida e ambiental, para que esses atores se tornem protagonistas na construção de territórios sustentáveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Introdução ao curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-08) Moreira, Tereza; Pedreira, Ana Júlia; Tristão, Martha; Silva, Rosana Louro Ferreira; Marangon, Maristela Aparecida; Barboza, Liane Maria Vargas; Trajber, Rachel; Mancini, Silvana Gomes; Guelfi, Wanirley Pedroso; Bulhões, Ignacio Cesar de; Martins, Pablo Luiz; Comarú, Francisco de AssisMódulo 1: Educação a Distância -- Este módulo apresenta conceitos gerais sobre educação a distância e seus principais elementos, com o objetivo de familiarizar o aluno com a modalidade de formação e os recursos disponíveis. • Módulo 2: Educação Ambiental -- Este módulo traz um olhar sobre a educação ambiental no Brasil e no estado de SP, e Políticas estruturantes de educação ambiental no país e no estado de SP. Tem por objetivo de fornecer elementos para a revisão de conceitos, posicionamento dentre as concepções, conhecimento sobre práticas e políticas públicas que regem a Educação Ambiental.