PPG - Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PPG - Educação por Autor "Araujo, Alexandre Weingrill [UNIFESP]"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre finalidades, aspirações e a experiência: o ensino médio e os seus sujeitos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-09) Araujo, Alexandre Weingrill [UNIFESP]; Novaes, Luiz Carlos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho discute a questão da identidade do ensino médio no Brasil, que se afigura como questão pressurosa na atualidade, tendo em vista a promulgação da Lei nº 12.796, de 2013, que na prática tornou tal nível obrigatório para os adolescentes brasileiros. Nesse sentido, a pesquisa procurou conhecer as concepções de ensino médio por parte de um grupo de professores, alunos e gestores. Para melhor contextualizar as concepções dos sujeitos de pesquisa foi feito um panorama das principais políticas educativas e das discussões que revolvem em torno de tal nível, sobretudo a partir de 1996, quando foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases em vigor. O embasamento teórico para a realização deste trabalho vem, principalmente, das formulações teóricas de François Dubet para ação social e de Antonio Cândido para a compreensão da cultura escolar. Foram selecionadas duas escolas da rede estadual paulista no município de Suzano, em São Paulo, com perfis socioeconômicos distintos, sendo que uma possui perfil típico de escolas periféricas dos grandes centros urbanos, com público com limitações socioeconômicas, e a outra se situa na região central da cidade e possui perfil mais heterogêneo, comportando alunos de diversos estratos sociais. Desse modo, por meio de incursões nestas duas escolas, foram feitas observações de campo em diferentes ambientes, como salas de aula, sala dos professores e o pátio. Além disso, foram aplicados questionários a duas turmas do segundo ano no período da manhã, procurando conhecer as condições socioeconômicas bem como hábitos de lazer, as opiniões sobre a escola e as aspirações para o futuro dos estudantes. Aliadas às observações de campo e aos questionários, também foram realizadas entrevistas com alunos, professores e gestores. O intuito foi saber que concepções e expectativas esses sujeitos têm em relação à etapa final da educação básica e como estas se reconfiguram frente às limitações impostas no cotidiano escolar. A pesquisa buscou também conhecer as propostas que os sujeitos entrevistados fazem para tal nível. Este trabalho concluiu que os sujeitos escolares atribuem importante potência formativa à escola de ensino médio, tanto no âmbito da preparação para o mercado de trabalho, quanto para a preparação para a vida em sociedade e a construção de cidadania, mas que essa potência não se realiza. Os motivos apontados para isso foram as deficiências dos níveis escolares anteriores, a política da progressão continuada, a falta de presença da família no ambiente escolar, o desinteresse dos jovens pela escola, a falta de espaços adequados, a monotonia da vida escolar e a ausência de atividades diversificadas, a falta de escuta por parte dos profissionais da escola, a falta de unidade e comprometimento do corpo profissional da escola e a distância entre os órgãos definidores das políticas educacionais e a unidade escolar.