PPG - Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PPG - Educação e Saúde na Infância e na Adolescência por Orientador(es) "Brêtas, José Roberto da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações sociais de docentes acerca da diversidade sexual em contexto escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-29) Barreiros, Douglas Paulino; Brêtas, José Roberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/9720478681165248; http://lattes.cnpq.br/3875151358803052Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo conhecer e analisar as Representações Sociais de docentes da rede pública do Estado de São Paulo acerca da diversidade sexual associadas ao contexto educacional. Participaram do estudo 30 docentes com idades entre 27 e 55 anos que atuam na rede pública estadual do Estado de São Paulo e/ou municipal de Guarulhos e/ou São Paulo. Como aporte teórico-metodológico foram utilizadas a Teoria das Representações Sociais, Teoria dos Scripts Sexuais e a Teoria Queer. As narrativas, entrevistas, foram analisadas à luz da Teoria das Representações Sociais enquanto método tendo como suporte de sustentação o contexto histórico e político no qual o grupo estudado está localizado. Além disso, o corpus de análise foi estudado a partir da proposta de análise de conteúdo apresentado por Laurence Bardin.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações sociais do corpo na perspectiva do(a) adolescente e do(a) jovem descendente de japonês.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-04) Yamauchi, Luciane Maya [UNIFESP]; Brêtas, José Roberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/9720478681165248; http://lattes.cnpq.br/0631114852037313Este estudo teve como objetivo (i) conhecer as representações sociais do corpo na perspectiva de adolescentes e jovens brasileiros descendentes de japoneses; (ii) investigar as influências culturais dessas representações e (iii) relatar as subjetividades desveladas pela temática da pesquisa. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, utilizando da Teoria das Representações Sociais como aporte teórico e metodológico. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiro, foi realizado o preenchimento de um instrumento de pesquisa com instruções para a produção de um desenho livre, a fim de representar um corpo adolescente/jovem, junto de questões relacionadas tanto ao desenho quanto ao corpo do(a) entrevistado(a). Nessa primeira etapa, contamos com 95 participantes na faixa etária de 12 a 29 anos; posteriormente, ocorreram as entrevistas semiestruturadas com questões emergentes das investigações obtidas através dos dados da primeira coleta, contando com 14 participantes na faixa etária de 18 a 24 anos. Para a análise de dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo do tipo categorial de Bardin (2011). As análises da primeira coleta de dados mostraram a importância de partes do corpo para a adolescência, sendo o “rosto”, “cabelo”, “seios”, “barriga” e “órgãos sexuais” as partes consideradas mais importantes durante essa fase da vida. Ademais, diante aos elementos principais encontrados nos discursos dos adolescentes/jovens, encontraram-se problematizações em torno das influências culturais nas representações do corpo, sobre pertencimento nas relações, comportamento, identidade e estereótipos. Tais problematizações geraram cinco perguntas semiabertas para as entrevistas, da qual — diante as análises dos dados obtidos — resultaram em cinco categorias principais: a percepção do próprio corpo e sua história; a cultura japonesa e nipo-brasileira presente na vida dos participantes; sobre identidade, se sentir pertencente e comportamentos; representatividade na mídia; e estereótipos. Por fim, os resultados mostram que se permanece o posto de estrangeiro atribuído aos nipo-brasileiros, interferindo nas suas relações, nas suas questões de pertencimento e no seu processo de identidade; esse posto e seus estereótipos — vistos como positivos, mas, comprovadamente, negativos —, que são reforçados pelos meios de comunicação midiáticos, refletem nas suas percepções sobre si mesmo, sobre seu corpo e sobre seus comportamentos.