Comunidades no Repositório Institucional
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) Escola Paulista de Enfermagem (EPE) Escola Paulista de Medicina (EPM) Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) Instituto das Cidades (IC) Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) Instituto de Saúde e Sociedade (ISS) Instituto do Mar (IMar) Pesquisadores Reitoria UNIFESP
Submissões Recentes
Item
Embargo
Um olhar reflexivo sobre as vivências territoriais e o viver em Santos sob a perspectiva de pessoas em grave sofrimento psíquico
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-02) Peixoto, Michelle Horacio [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; https://lattes.cnpq.br/9771897514974811; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
O objetivo deste estudo é compreender os desdobramentos de experiências territoriais de indivíduos em sofrimento psíquico grave na cidade de Santos, sob a perspectiva do cuidado em liberdade em diálogo com a Reforma Psiquiátrica. Sua construção deu-se a partir de histórias narradas pelos participantes do projeto de extensão da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, “Trajetórias: Protagonismo de usuários de serviço de saúde mental nas ações de ensino-aprendizagem em saúde”, o qual firma o compromisso da universidade com o território ao proporcionar um espaço de escuta e troca dos saberes sobre saúde mental, incentivando o encontro de alunos e usuários de diferentes Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Diante disso, utilizou-se da metodologia qualitativa, a fim de esclarecer conceitos e ideias reveladas pelos próprios participantes. A partir da análise de dados produzida e articulação com estudos acerca de referenciais teórico-críticos que discutem o cuidado em território em oposição ao cuidado institucional encontrou-se os temas centrais destacados em três eixos temáticos: 1) A singularidade do sofrimento; 2) A construção do cuidado em rede em oposição ao cuidado institucional; 3) Território enquanto espaço de existência e amplitude de vida. Ao final, pode-se afirmar a necessidade do incentivo à promoção de saúde a partir de uma rede ampliada que zele pelos direitos e bem-estar do indivíduo em sofrimento psíquico.
Item
Embargo
Limiares de lactato e glicose como preditores do limiar metabólico em nadadores: série de estudos de caso
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-06) Genuino, Lucas Martins [UNIFESP]; Colantonio, Emilson [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9840076091240222; https://lattes.cnpq.br/2394185982260731; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Introdução: Na natação, a concentração de lactato sanguíneo [La-] e a velocidade dos nadadores são úteis para a avaliações de desempenho e consequente prescrição de treinamentos. Por meio do limiar de lactato (LL) é possível identificar o limiar metabólico (LM). Também tem sido observada a identificação do LM através da concentração de glicose no sangue [Glic], conhecido como Limiar Glicêmico (LG), em pesquisas com atletismo e exercício resistido. No entanto, ainda não está claro se a intensidade de natação no LL e LG é similar, já que apenas dois estudos propuseram o LG para a identificação do LM em nadadores. Objetivo: Comparar, verificar a correlação e a concordância entre a velocidade de nado determinada pelo LL e LG em nadadores. Métodos: A amostra foi composta por 5 nadadores de alto rendimento, com mínimo de cinco sessões de treinos por semana e três anos de programa de treinamento de natação. Foram utilizados os seguintes procedimentos de avaliação: anamnese, antropometria, relatório alimentar e de sono, teste incremental (5 x 200m crawl a 80, 84, 88, 92 e 96% da performance individual de cada nadador nos 200m crawl, para ambos testes) e o teste do lactato mínimo (2 x 50 m máximos crawl, com 1 min de intervalo, seguido por 5 x 200 m a 80, 84, 88, 92 e 96% da performance individual de cada nadador nos 200m crawl, para ambos testes). As amostras das [La-] e [Glic] foram coletadas no repouso, durante os intervalos e ao final do exercício através de uma punção dedo da mão. Foi utilizado o lactímetro Lactate Plus da Nova Biomedical e o glicosímetro One Call Plus II. Análise estatística: Foi realizada no software R Core Team (2024), utilizando o teste de Wilcoxon para amostras pareadas devido ao tamanho reduzido da amostra e à ausência de normalidade nas variáveis. Resultados: Não houve diferenças estatísticas significativas entre as velocidades associadas aos limiares de lactato (vLL) e glicêmico (vLG) nos testes incremental (p=1,0) e mínimo (p=0,18). Considerações finais: Os achados sugerem que vLL e vLG representam fenômenos fisiológicos semelhantes, sendo úteis na avaliação de nadadores, sugerindo o uso do LG como alternativa ao LL. Estudos futuros com maior número amostral são recomendados para validar essa equivalência.
Item
Embargo
Docência na saúde em contextos interprofissionais: da revisão de escopo a validação de um instrumento
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-25) Santos, Geovannia Mendonça dos [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/3247162368902300; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A reflexão sobre a docência, frente ao contexto das inúmeras mudanças nos territórios e serviços de saúde, demanda a sensibilidade de compreender quem são os docentes que fazem parte destes espaços de formação e como se formam para mediar processos de ensinar e aprender. Evidencia-se maior aprofundamento sobre o desenvolvimento docente na perspectiva da educação interprofissional (EIP), buscando caminhos para uma formação que corresponda às necessidades atuais e que possa subsidiar o trabalho do/da professor/professora nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando à formação de profissionais de saúde que consigam responder às demandas contemporâneas. A literatura aponta que apesar da crescente investigação e produção sobre o tema, muitas são as lacunas que necessitam ser preenchidas. Esta pesquisa teve como objetivo a análise do campo da formação docente para a EIP, por meio da realização de uma Revisão de Escopo sobre as competências docentes para a formação interprofissional no Ensino Superior em Saúde e da Adaptação Transcultural de uma escala de avaliação das competências essenciais de EIP dos educadores de saúde e assistência social - “Interprofessional education_IP-Teacher Competencies” (IPEcat). A análise empreendida no âmbito da Revisão de Escopo permite inferir que o alinhamento entre as competências esperadas para a atuação profissional docente na EIP e as competências colaborativas para a prática interprofissional, já validadas em diferentes países, é uma etapa imprescindível para o avanço nas propostas para o Desenvolvimento Docente na área, corroborando com a compreensão obtida no processo de Adaptação Transcultural. O trabalho analítico, também permitiu apreender o esforço que vem sendo feito para viabilizar a formação dos e das profissionais de saúde, considerando não apenas a complexidade da formação interprofissional, mas principalmente o objetivo final que são as práticas de cuidado em saúde pautadas na ética e na busca por melhorias assistenciais. A presente pesquisa demonstra a importância de ser delineado um conjunto de competências docentes que possam ser abordadas e trabalhadas pelas pessoas envolvidas na formação para e no trabalho em saúde em contextos de EIP, na perspectiva do trabalho em equipe interprofissional colaborativo e das aprendizagens compartilhadas, reafirmando o compromisso com o SUS e o reconhecimento da educação e da saúde como direitos.
Item
Embargo
Quantificação de incrustações de sulfatos e carbonatos formados na etapa de produção de petróleo
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-05) Souza, Mayara da Cruz [UNIFESP]; Barbosa, Lúcio Leonel [UNIFESP]; Rotava, Elói [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7351436036418241; http://lattes.cnpq.br/4184066856833642; http://lattes.cnpq.br/7772885719109560; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A água produzida é um subproduto inevitável da produção de petróleo. Contudo, a sua composição pode causar inconvenientes econômicos e problemas operacionais. Além da corrosão, as incrustações inorgânicas, também conhecidas pelo termo em inglês scales, é um dos problemas operacionais mais dispendiosos e complexos que afetam a Garantia de Escoamento. Portanto, a pesquisa e o desenvolvimento de métodos para estimar a quantidade de incrustações inorgânicas são de extrema importância para auxiliar na prevenção de formação dos scales. O objetivo desta pesquisa foi verificar o potencial da técnica de Ressonância Magnética Nuclear no Domínio do Tempo (RMN-DT) para quantificar incrustações de sulfato e carbonato. Foram realizadas misturas em diferentes proporções volumétricas de água de formação sintética com dois tipos de água do mar, uma pertencente ao município de Santos e a outra ao município de Guarujá. Neste trabalho, os tempos de relaxação transversal (T2) foram obtidos pela sequência de pulsos de Carr-Purcell-Meiboom-Gill (CPMG), o que permitiu estabelecer correlações com os resultados de gravimetria. Os resultados mostraram a variação T2 de 2,35 s a 1,70 s para a mistura com a água do mar de Santos, resultando em um coeficiente de determinação de 0,97. Análises gravimétricas dos inibidores goma xantana e goma guar apontaram a xantana com melhor efeito de inibição para carbonato de cálcio na concentração de 0,5 g/L. A correlação dos dados obtidos por gravimetria com os resultados de relaxometria indica o potencial da técnica de RMN-DT para estimar indiretamente a massa de incrustações inorgânicas. Por fim, RMN-DT possui a vantagem de fornecer medidas rápidas e não-destrutivas.
Item
Acesso aberto (Open Access)
Avaliação de estratégia nutricional na recuperação metabólica e prevenção de fadiga em atletas de rugby
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-18) Fernandes, Wendel Simões [UNIFESP]; Vieira, Rodolfo de Paula [UNIFESP]; Carvalho, Regiane Albertini de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2515657728339113; http://lattes.cnpq.br/9213556008468472; http://lattes.cnpq.br/8800888284063571; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Introdução: A busca por rendimento esportivo em atletas de Rugby induz treinamentos exaustivos em altas intensidades, favorecendo o estabelecimento de fadiga e reduzindo o rendimento dos atletas, tornando importante a avaliação de suplementos que possam auxiliar nestes processos. Métodos: Trinta e dois atletas de Rugby foram divididos em 2 grupos, grupo controle (n=16) e grupo suplementado (n=16), o grupo suplementando recebeu durante trinta dias um blend nutricional disponível no mercado, enquanto o grupo controle recebeu placebo, todos os sujeitos foram avaliados no início do trabalho (T0) e trinta dias após a suplementação (T30). Foram avaliados os níveis das seguintes citocinas, Klotho, IGF-1, BDNF, IL-6, IL-10, TNF-alfa, além de dois protocolos de saltos verticais CMJ e SJ. Resultados: Foram observados aumento nos níveis de BDNF (p<0,005), IL-10 (p<0,05) e na altura do salto vertical CMJ (p<0,05) e redução nos níveis de IL-6 (p<0,05) no grupo suplementado quando comparado com o grupo controle. Os demais parâmetros avaliados não apresentaram diferenças significativas. Conclusão: O uso do blend nutricional avaliado associado ao exercício físico reduz os níveis de citocinas inflamatórias melhorando a recuperação dos atletas.