Logo

Submissões Recentes

Item
Embargo
Docência na saúde em contextos interprofissionais: da revisão de escopo a validação de um instrumento
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-25) Santos, Geovannia Mendonça dos [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/3247162368902300; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A reflexão sobre a docência, frente ao contexto das inúmeras mudanças nos territórios e serviços de saúde, demanda a sensibilidade de compreender quem são os docentes que fazem parte destes espaços de formação e como se formam para mediar processos de ensinar e aprender. Evidencia-se maior aprofundamento sobre o desenvolvimento docente na perspectiva da educação interprofissional (EIP), buscando caminhos para uma formação que corresponda às necessidades atuais e que possa subsidiar o trabalho do/da professor/professora nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando à formação de profissionais de saúde que consigam responder às demandas contemporâneas. A literatura aponta que apesar da crescente investigação e produção sobre o tema, muitas são as lacunas que necessitam ser preenchidas. Esta pesquisa teve como objetivo a análise do campo da formação docente para a EIP, por meio da realização de uma Revisão de Escopo sobre as competências docentes para a formação interprofissional no Ensino Superior em Saúde e da Adaptação Transcultural de uma escala de avaliação das competências essenciais de EIP dos educadores de saúde e assistência social - “Interprofessional education_IP-Teacher Competencies” (IPEcat). A análise empreendida no âmbito da Revisão de Escopo permite inferir que o alinhamento entre as competências esperadas para a atuação profissional docente na EIP e as competências colaborativas para a prática interprofissional, já validadas em diferentes países, é uma etapa imprescindível para o avanço nas propostas para o Desenvolvimento Docente na área, corroborando com a compreensão obtida no processo de Adaptação Transcultural. O trabalho analítico, também permitiu apreender o esforço que vem sendo feito para viabilizar a formação dos e das profissionais de saúde, considerando não apenas a complexidade da formação interprofissional, mas principalmente o objetivo final que são as práticas de cuidado em saúde pautadas na ética e na busca por melhorias assistenciais. A presente pesquisa demonstra a importância de ser delineado um conjunto de competências docentes que possam ser abordadas e trabalhadas pelas pessoas envolvidas na formação para e no trabalho em saúde em contextos de EIP, na perspectiva do trabalho em equipe interprofissional colaborativo e das aprendizagens compartilhadas, reafirmando o compromisso com o SUS e o reconhecimento da educação e da saúde como direitos.
Item
Embargo
Quantificação de incrustações de sulfatos e carbonatos formados na etapa de produção de petróleo
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-05) Souza, Mayara da Cruz [UNIFESP]; Barbosa, Lúcio Leonel [UNIFESP]; Rotava, Elói [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7351436036418241; http://lattes.cnpq.br/4184066856833642; http://lattes.cnpq.br/7772885719109560; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A água produzida é um subproduto inevitável da produção de petróleo. Contudo, a sua composição pode causar inconvenientes econômicos e problemas operacionais. Além da corrosão, as incrustações inorgânicas, também conhecidas pelo termo em inglês scales, é um dos problemas operacionais mais dispendiosos e complexos que afetam a Garantia de Escoamento. Portanto, a pesquisa e o desenvolvimento de métodos para estimar a quantidade de incrustações inorgânicas são de extrema importância para auxiliar na prevenção de formação dos scales. O objetivo desta pesquisa foi verificar o potencial da técnica de Ressonância Magnética Nuclear no Domínio do Tempo (RMN-DT) para quantificar incrustações de sulfato e carbonato. Foram realizadas misturas em diferentes proporções volumétricas de água de formação sintética com dois tipos de água do mar, uma pertencente ao município de Santos e a outra ao município de Guarujá. Neste trabalho, os tempos de relaxação transversal (T2) foram obtidos pela sequência de pulsos de Carr-Purcell-Meiboom-Gill (CPMG), o que permitiu estabelecer correlações com os resultados de gravimetria. Os resultados mostraram a variação T2 de 2,35 s a 1,70 s para a mistura com a água do mar de Santos, resultando em um coeficiente de determinação de 0,97. Análises gravimétricas dos inibidores goma xantana e goma guar apontaram a xantana com melhor efeito de inibição para carbonato de cálcio na concentração de 0,5 g/L. A correlação dos dados obtidos por gravimetria com os resultados de relaxometria indica o potencial da técnica de RMN-DT para estimar indiretamente a massa de incrustações inorgânicas. Por fim, RMN-DT possui a vantagem de fornecer medidas rápidas e não-destrutivas.
Item
Acesso aberto (Open Access)
Avaliação de estratégia nutricional na recuperação metabólica e prevenção de fadiga em atletas de rugby
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-18) Fernandes, Wendel Simões [UNIFESP]; Vieira, Rodolfo de Paula [UNIFESP]; Carvalho, Regiane Albertini de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2515657728339113; http://lattes.cnpq.br/9213556008468472; http://lattes.cnpq.br/8800888284063571; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Introdução: A busca por rendimento esportivo em atletas de Rugby induz treinamentos exaustivos em altas intensidades, favorecendo o estabelecimento de fadiga e reduzindo o rendimento dos atletas, tornando importante a avaliação de suplementos que possam auxiliar nestes processos. Métodos: Trinta e dois atletas de Rugby foram divididos em 2 grupos, grupo controle (n=16) e grupo suplementado (n=16), o grupo suplementando recebeu durante trinta dias um blend nutricional disponível no mercado, enquanto o grupo controle recebeu placebo, todos os sujeitos foram avaliados no início do trabalho (T0) e trinta dias após a suplementação (T30). Foram avaliados os níveis das seguintes citocinas, Klotho, IGF-1, BDNF, IL-6, IL-10, TNF-alfa, além de dois protocolos de saltos verticais CMJ e SJ. Resultados: Foram observados aumento nos níveis de BDNF (p<0,005), IL-10 (p<0,05) e na altura do salto vertical CMJ (p<0,05) e redução nos níveis de IL-6 (p<0,05) no grupo suplementado quando comparado com o grupo controle. Os demais parâmetros avaliados não apresentaram diferenças significativas. Conclusão: O uso do blend nutricional avaliado associado ao exercício físico reduz os níveis de citocinas inflamatórias melhorando a recuperação dos atletas.
Item
Acesso aberto (Open Access)
Cirurgia endonasal para polipose nasal na fibrose cística: revisão sistemática.
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-28) Almeida, Paula Ribeiro Lopes [UNIFESP]; Trevisani, Virginia Fernandes Moça [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9054730236021091; http://lattes.cnpq.br/1039613399119834
Objetivos: Observar os efeitos da cirurgia endonasal em diversos aspectos de participantes com fibrose cística e rinossinusite crônica com polipose nasal. Foram avaliados mudança na qualidade de vida, complicações cirúrgicas, alteração da função pulmonar, erradicação bacteriana, melhora de sintomas nasais, frequência de exacerbação pulmonar e taxas de uso de antibióticos. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados que comparassem grupos submetidos à cirurgia endoscópica endonasal e grupos com tratamento clínico exclusivo nas seguintes bases de dados: Cochrane Cystic Fibrosis Trials Register, Pubmed, World Health Organization (WHO), International Clinical Trials Registry Platform, Biblioteca Virtual em Saúde e Clinical Trials.gov. Resultados: Foram identificadas 66 publicações referentes a 50 estudos a partir da busca eletrônica. Apenas um estudo preencheu os critérios de inclusão. Neste estudo, 28 participantes com idades entre 19 e 28 anos foram randomizados em igual número para tratamento clínico isolado ou tratamento clínico com cirurgia endoscópica endonasal. Ambos os grupos mostram melhora clínica dos sintomas nasais com o tratamento clínico, sendo o ganho maior no grupo que realizou a cirurgia. No entanto, a certeza da evidência foi muito baixa de acordo com a abordagem GRADE, principalmente em decorrência do elevado risco de viés. Conclusões: Com os achados disponíveis na literatura não é possível afirmar se a cirurgia endoscópica endonasal para tratamento de rinossinusite crônica com polipose nasal na fibrose cística é eficaz.
Item
Acesso aberto (Open Access)
Transtorno de aprendizagem em indivíduos com fissura labiopalatina: revisão narrativa da literatura
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-08) Santos, Emanuele de Souza [UNIFESP]; Soares, Aparecido José Couto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8936048963576806; http://lattes.cnpq.br/8903477873822574
Introdução: Tratando-se de inabilidades na aprendizagem, há dois termos que podem ser discutidos: Dificuldade e Transtorno de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem podem afetar a capacidade de aprendizagem de uma criança, decorrendo de condições temporárias, situacionais, oriundas de fatores extrínsecos ou secundários a presença de outros diagnósticos. Já os transtornos de aprendizagem são de caráter neurodesenvolvimental. Manifestam-se por déficits nas habilidades acadêmicas, como na escrita, leitura e matemática. Apresentam-se à medida que as demandas acadêmicas se intensificam, podendo permanecer ao longo da vida. Observa-se que a literatura científica se respalda majoritariamente em descrever indivíduos com manifestações específicas nas habilidades do processamento fonológico e na aprendizagem acadêmica, sendo frágil em descrever tais prejuízos em indivíduos com alterações estruturais dos aspectos estruturantes da fala, como a fissura labiopalatina, população que apresenta risco aumentado para déficits em linguagem. Objetivo: Analisar a literatura científica buscando compreender quais são as dificuldades de aprendizagem comuns enfrentadas por indivíduos com fissura labiopalatina. Metodologia: Elaborou-se uma revisão narrativa da literatura, na qual o trabalho foi estruturado em sete etapas, partindo da pergunta investigativa à conclusão. Para formulação da pergunta norteadora utilizou-se a estratégia mnemônica PCC (Problema, Conceito e Contexto). A partir disso, iniciou-se a busca por produções científicas dos últimos 10 anos em bases de dados através de palavras chaves, coleta de dados e análise descritiva da literatura selecionada. Resultados: Foram encontrados 29 artigos nas bases de dados pesquisadas, dos quais 11 foram utilizados e 18 eliminados por não corresponderem ao tema proposto, critérios de inclusão e janela do período de publicações estimada. Os dados indicaram que indivíduos com fissura labiopalatina, independente do tipo de fissura manifestada, são afetados por dificuldades de aprendizagem que interferem nas habilidades de aprendizagem, acarretando na performance escolar significantemente inferior comparando-a com os indivíduos sem fissura. Ainda, grande parte dos artigos apresentados, indicaram a necessidade de avaliação da linguagem oral e escrita para acompanhamento terapêutico mais adequado desta população. Conclusão: Os dados desta revisão narrativa indicaram que indivíduos com FLP frequentemente apresentam prejuízos significativos em linguagem oral, habilidades metalinguísticas e da linguagem escrita. A distinção entre dificuldades e transtornos de aprendizagem é importante para intervenções clínicas e educacionais. Tais achados apontam a necessidade de maior exploração do tema, para que instrumentos e medidas de identificação de riscos sejam desenvolvidas a fim de aprimorar o monitoramento, identificação, diagnóstico e intervenção, proporcionando melhor desenvolvimento da linguagem nesta população.