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Submissões Recentes

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Punk e democracia no Brasil: uma leitura underground de uma democracia tutelada
(Acácio Augusto Sebastião Júnior, 2023-03-21) Mendes, Priscila [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3311664601941014
O presente trabalho reflete sobre a expressão cultural Punk como um movimento de contracultura que questionou a democracia tutelada, surgindo em meio a uma ditadura militar, para propor uma nova organização social e provocar a luta de trabalhadores e trabalhadoras, jovens, mulheres, pessoas negras e periféricas, por meio de letras contundentes, comportamentos e visuais que contrariavam o status quo.
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Simulação de líquidos iônicos na interface com modelos de eletrodos de grafeno
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-05) Pereira, Guilherme Ferreira Lemos [UNIFESP]; Siqueira, Leonardo José Amaral de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4334197942669791; http://lattes.cnpq.br/3276064511195282
A evolução da sociedade está intimamente atrelada com sua habilidade de encontrar, extrair e usar energia com uma eficiência cada vez maior, sendo necessário o desenvolvimento da compreensão de dispositivos de armazenamento de energia mais eficiente. A escolha tanto do eletrodo como do eletrólito é de grande importância para esses dispositivos, como em supercapacitores. Neste sentido, este trabalho teve como objetivos estudar o carregamento de dispositivos de armazenamento de energia com o método de dinâmica molecular para diferentes líquidos iônicos na interface com eletrodos planos e porosos e modelos de potencial constante. Validamos uma nova implementação para o modelo de potencial constante para eletrodos de óxido de grafeno. Análises da estrutura dos íons na interface com os eletrodos de óxido de grafeno elucidaram que não apenas sua composição, mas seu formato rugoso, influencia na distribuição de cargas. A interação entre o eletrólito e o óxido de grafeno interfere também na densidade de energia armazenada nos dispositivos, de forma que apenas em ∆Ψ > 3.5 V o eletrodo de óxido de grafeno armazene mais energia que o grafeno. As interações com as oxidações do eletrodo mostram também o impactam na velocidade de organização dos íons próximos à superfície do eletrodo, afetando assim sua potência. Os resultados obtidos com modelo polarizável para misturas de líquidos iônicos demonstraram a importância da polarização dos íons na determinação de propriedades termodinâmicas e estruturais. O uso do modelo polarizável junto com o modelo de potencial constante apontou uma indução de uma diferença de potencial de ∆Ψ ≈ −0.50 V, mesmo com o eletrodo descarregado.
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Experiências em tutoria e acolhimento estudantil nas instituições de ensino de engenharia.
(ABENGE, 2024) Cunha , Cristiane Pessoa da [ITA]; Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212
O ensino superior no Brasil, recentemente passou por significativas mudanças, através de programas governamentais que, consequentemente, ampliaram o número de matrículas, tanto nas instituições públicas como nas instituições privadas. Assim, além do acréscimo no número de alunos, houve forte mudança no perfil do corpo discente. Essas mudanças provocaram a propositura e estabelecimento de novas políticas de permanência e assistência estudantil, que têm como marco a publicação da Portaria Normativa 39/2007, que criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), fortalecido pelo Decreto 7234/2010. Nesses instrumentos legais o apoio pedagógico passou a ser visto como lócus de atuação para as políticas institucionais de permanência, criando as condições para que as instituições fortalecessem seus serviços e propostas. A consequência do ingresso de estudantes com diferentes perfis no ensino superior foi a necessidade de as instituições passarem a dar atenção a novas demandas (ALTBACH; HADDAD, 2009). Os autores observam que, foi somente a partir de meados do século XX que as instituições de ensino, pressionadas pelo aumento e pela diversificação da população discente, buscaram entender as demandas psicossociais dos seus alunos. É nesse contexto que os serviços de assuntos estudantis passam a desempenhar e ter seu papel reconhecido no sucesso acadêmico e permanência dos estudantes. No contexto da institucionalização da assistência estudantil no Brasil, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE, 2012) apresenta importante protagonismo desde sua criação em 1987, realizando movimentos importantes para chamar a atenção da relevância da assistência estudantil no âmbito das instituições de ensino superior. Sobre experiências estrangeiras em assistência aos estudantes universitários, a literatura destaca o "programa de tutoria por pares" (EBY, RHODES, & ALLEN, 2007). A estratégia é reconhecida em instituições renomadas ao redor do mundo, como por exemplo, nas universidades portuguesas (FARIA et al, 2014), italianas (PEDICCHIIO & FONTANA, 2000; MUNLEY, GARVEY, & MCCONNELL, 2010), belgas (DE SMET, VAN KEER, & VALCKE, 2009), dinamarquesas (LUEG & LUEG, 2014), norueguesas (QURESHI, & STORMYHR, 2012), do Sul da África (UNDERHILL & MCDONALD, 2010) e universidades da América Latina, como uruguaias (COLLAZO, HERNÁNDEZ, & SEOANE, 2014) e colombianas (CARDOZO-ORTIZ, 2011). A literatura mostra que, ao longo dos últimos anos, e sobretudo a partir da segunda metade do século XX, a tutoria tem sido utilizada numa ampla gama de situações na educação por todo o mundo: para auxiliar a aprendizagem; para ajudar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem ou os que têm necessidades específicas de aprendizagem; para auxiliara inclusão de alunos em risco de exclusão; para capacitar os alunos a se beneficiarem do apoio dos seus pares, para citar apenas algumas. Na contramão dos registros acima, percebemos que no Brasil, os estudos sobre o tema ainda são escassos e a discussão do papel que a tutoria desempenha, estão muito atreladas à compreensão de sua utilidade na Educação à Distância. Embora não esteja a ela restrita, a tutoria é entendida no país como a modalidade empregada nas atividades de ensino não presencial, exercendo o papel de interlocutor para essa modalidade de ensino muito disseminada hoje no país. Assim, considerando os benefícios na oferta de apoio no processo de adaptação à vida universitária apresentados pela literatura, este capítulo congrega os trabalhos sobre experiências em tutoria e acolhimento do aluno, principalmente o ingressante, das instituições de ensino superior, apresentados na Seção Dirigida (SD) intitulada “Experiências em Tutoria e Acolhimento Estudantil nas Instituições de Ensino de Engenharia”, que ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE, na cidade do Rio de Janeiro, em 2023.
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Qualidade da presença na escuta para o bem-estar: narrativas de nascimento e morte infantil
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-22) Moreno, Diego Ulacco [UNIFESP]; Federici, Conrado Augusto Gandara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3681092599687250; https://lattes.cnpq.br/2785501636455823; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A presente dissertação de mestrado dedica-se ao papel da qualidade da presença na escuta para o bem-estar em narrativas de nascimento e morte infantil. Este estudo empregou um processo cartográfico de pesquisa que se baseia em narrativas livres produzidas em encontros individuais com oito participantes que vivenciaram esses eventos sob diferentes perspectivas. As análises e reflexões resultantes conduziram a uma compreensão mais abrangente de saúde, que não apenas contempla o bem-estar individual subjetivo, mas também incorpora o conceito de bem-viver coletivo. Esse enfoque busca compreender não apenas a dimensão pessoal, mas também a coletiva, da experiência humana, e teve como consequência a reflexão acerca da escuta sem julgamentos prévios e o respeito a subjetividade do indivíduo para a prática clínica e os cuidados de saúde em contextos sensíveis como os de nascimento e morte infantil.
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Impacto de polimorfismos em genes envolvidos na toxicidade do mercúrio e selênio, em comunidades amazônicas expostas aos elementos via dieta
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-21) Maraslis, Flora Troina [UNIFESP]; Barcelos, Gustavo Rafael Mazzaron [UNIFESP]; Barbosa Júnior, Fernando; http://lattes.cnpq.br/5072630975779407; http://lattes.cnpq.br/3494181017350657; http://lattes.cnpq.br/2680147665149201; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Tanto no ambiente quanto nos organismos vivos, existe uma complexa relação entre as formas elementar, orgânica e inorgânica do mercúrio. O metilmercúrio (forma orgânica - MeHg) é a forma com maior potencial de bioacumulação e o consumo de peixe é a principal fonte de exposição ao ser humano. Uma vez ingerido, a maior parte é absorvida e distribuída para todo o organismo, sendo o sistema nervoso central o principal órgão afetado. Comunidades em que os habitantes consomem pescados frequentemente, como os ribeirinhos da Amazônia brasileira, estão expostos a elevadas concentrações de metilmercúrio (MeHg). O selênio (Se), um elemento traço essencial ao organismo, é conhecido por contrapor os efeitos tóxicos do Hg, em parte, por meio das selenoproteínas que têm a selenocisteína incorporada na sequência de aminoácidos da proteína. O MeHg pode interagir e prejudicar o funcionamento de diversas moléculas devido à grande afinidade por grupos tiol (-SH) e selenol (-SeH) de proteínas e moléculas de baixo peso molecular. Os efeitos da exposição ao Hg não são homogêneos, sugerindo que características dos indivíduos podem alterar o padrão de resposta individual ao metal. Com isso, este estudo avaliou a influência de polimorfismos genéticos de GLRX rs2007 (C→G), GLRX2 rs912071 (C→T), TXNRD1 rs11111979 (C→G), TXNRD2 rs5748469 (C→A), MT1A rs11640851 (C→A), MT1M rs2270837 (A→G), MT2A rs10636 (G→C), SLC6A15 rs11116642 (C→T), SLC6A19 rs9418 (C→T), rs7732589 (G→A), SLC11A1 rs17235409 (G→A) e SLC11A2 rs149411 (A→ G), rs11169654 (C→T) sobre a concentração de Hg (Hg-s) e Se (Se-s) sanguíneo e plasmático (Hg-p e Se-p), espécies químicas de mercúrio no cabelo (Hg total, Hg orgânico e Hg inorgânico) e biomarcadores de estresse oxidativo de residentes ribeirinhos da região do rio Tapajós da Amazônia Brasileira. Residentes nessa região, que assinaram o TCLE, participaram de um grande estudo interdisciplinar, dos quais 365 participantes foram incluídos no presente estudo transversal. Foram utilizadas informações obtidas através de questionários sociodemográfico e de hábitos alimentares, além de medidas antropométricas. Amostras de sangue e cabelo foram utilizadas para dosagem de mercúrio. Amostras de sangue também foram utilizadas para avaliação dos biomarcadores de estresse oxidativo e submetidas à extração de DNA para avaliação dos polimorfismos propostos por PCR em tempo real. Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente, por regressões lineares múltiplas considerando todos os indivíduos e nas estratificações por sexo, consumo de bebida alcoólica e fumo. Diversas associações foram observadas entre os polimorfismos estudados e as concentrações de Hg e Se nas diferentes matrizes biológicas e espécies químicas, e biomarcadores de estresse oxidativo. As análises com menores valores de p (com significância mantida após cálculo considerando múltiplas análises) foram observadas na estratificação por fumo. Indivíduos tabagistas que carregam o homozigoto CC para TXNRD1 apresentaram menores concentrações de Se-s do que aqueles com genótipo homozigoto GG (p<0,00010). Já, dentre os não tabagistas, participantes que têm o genótipo homozigoto CC para TXNRD2 têm menores concentrações de Hg-p (p=0,00035). Não tabagistas que carregam o genótipo homozigoto CC para GLRX2 apresentaram menor atividade de GPX (p=0,00014). Este estudo adiciona evidencia à literatura da modulação de Hg, Se e de biomarcadores de estresse oxidativo por polimorfismos genéticos.