Logo

Submissões Recentes

Item
Embargo
Acompanhamento de crianças nascidas prematuras: estudo em região de vulnerabilidade no município de Santos
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-27) Almeida, Ellen de Oliveira e [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; https://lattes.cnpq.br/6638826766584498; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Introdução: A prematuridade é caracterizada como uma situação de vulnerabilidade para a saúde e desenvolvimento infantil e quando associada a desigualdades socioeconômicas exige atenção diferenciada pelo sistema de saúde. Objetivo: Analisar o cuidado pós natal de prematuros nascidos em 2022 e 2023, em região de vulnerabilidade do município de Santos. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, com informações do Programa Recém Nascido de Risco, SEVIG MMI (Mortalidade Materno Infantil) do município de Santos. Foram analisadas informações dos prematuros extremos e muito prematuros (entre 21 e 32 semanas) nascidos nos anos de 2022 e 2023, com ênfase nas famílias da zona noroeste, região de elevada vulnerabilidade. Analisaram-se as Declarações de nascidos vivos (DNV), as Declaração de óbito (DO), os prontuários eletrônicos e dados do Programa Recém-Nascido de Risco. Foram levantadas informações da família, mãe e do bebê, como dados do pré-natal, tipo de parto, internação na UTI neonatal, consultas, encaminhamentos e imunização; além de conversas com os profissionais que acompanham os prematuros no CER II (Centro Especializado em Reabilitação). E realizaram-se entrevistas com cinco responsáveis pelos prematuros. Foi feita análise descritiva dos dados fornecidos pela SEVIG MMI e o conteúdo das entrevistas foi analisado com abordagem qualitativa. Resultados: No ano de 2022 nasceram 476 prematuros em Santos, desses 114 da zona noroeste, sendo 18 com <32 semanas. Em 2023 nasceram 424 prematuros em Santos, 105 na zona noroeste, sendo 16 com <32 semanas. Foi observado que a maioria dos óbitos infantis estão relacionados à prematuridade, entre os anos de 2022 e 2023 foram 49 óbitos de nascidos prematuros (81,6%) dos óbitos infantis do município. Dos óbitos registrados nos anos de abrangência do estudo 55,5% tem como uma das causas do óbito a síndrome do desconforto respiratório. Identificou-se entre prematuros da Zona noroeste que as doenças de maiores intercorrências são em sua grande maioria do trato respiratório, como a bronquiolite, broncopneumonia e pneumonia. Observou-se calendário vacinal em atraso. Considerações finais: A alta taxa de morbimortalidade desses bebês exige um acompanhamento cuidadoso, com alta responsável e transição eficiente para outros serviços de saúde. A análise dos prontuários revelou a falta de informações completas e a baixa adesão aos calendários vacinais. O contato com as famílias permitiu compreender as dificuldades e demandas no cuidado de prematuros, demonstrando a importância da implementação de políticas públicas e suporte social às famílias, com o objetivo de garantir o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida desses bebês e suas famílias.
Item
Acesso aberto (Open Access)
Compulsão à repetição: seus sentidos e enigmas na obra freudiana
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Bernardo, Bruna Porchat de Assis [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3498118188722873; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Neste trabalho tivemos como objetivo investigar ocorrências e sentidos que o conceito de compulsão à repetição adquire no decorrer da obra freudiana. O estudo de tal conceito se mostra relevante por estar presente ainda de forma rudimentar desde as primeiras teorizações metapsicológicas de Freud (se complexificando em trabalhos posteriores) e por constituir um tema recorrente na prática clínica atual. Para isso, se fez necessário o recurso a outros conceitos de Freud (como os de processo primário e secundário, princípio de prazer e pulsão) e a análise de sua relação com outros fenômenos relevantes da prática clínica- como a resistência e a transferência. Foi discutido principalmente o texto “Além do Princípio do Prazer”, de 1920, no qual Freud formula oficialmente o conceito e se dedica a compreender seu funcionamento. A partir disso, identificamos como sentidos que podem ser atribuídos ao conceito: uma forma de retorno do recalcado; uma substituição do impulso para a lembrança; uma maneira de reviver uma situação passada, com o sujeito assumindo uma posição ativa ou buscando um maior apoderamento sobre aquilo que viveu; uma repetição em busca de ligação e representação psíquica, no caso de eventos traumáticos; uma repetição de antigas experiências dolorosas e que já não trouxeram prazer quando ocorreram. Como enigma nos parece permanecer obscuro o fato do psiquismo adotar a repetição para lidar também com eventos traumáticos, e não o afastamento máximo deles e a busca direta por roteiros alternativos. Acreditamos que a compulsão à repetição remete também à forma como a própria teoria psicanalítica se constrói: empreendendo um resgate de conceitos do passado em busca de compreender aquilo que se dá no presente.
Item
Embargo
O cotidiano de pessoas adultas com Hipofosfatemia Ligada ao X (XLH) no Brasil
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-03) Vasconcelos, Raquel Sabbatini [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Vasques, Vanessa Giovana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3095525553182069; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/0862132273551599; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A hipofosfatemia ligada ao X (XLH) é uma condição genética rara que afeta a saúde física e social dos indivíduos com essa condição. Este estudo teve como objetivo compreender o cotidiano de adultos com XLH. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, contou com a participação de sete brasileiros entre 18 e 43 anos, e utilizou entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. A análise de conteúdo temático evidenciou barreiras como o capacitismo, a falta de acessibilidade e o desconhecimento dos profissionais de saúde sobre a condição. Por outro lado, os facilitadores identificados foram a rede de apoio informal fortalecida, o uso de tecnologias assistivas e o autocuidado. Embora a expressão do XLH seja semelhante entre os indivíduos, a pesquisa destacou a importância de um cuidado personalizado e integral. A terapia ocupacional mostrou-se promissora para minimizar barreiras e potencializar facilitadores no cotidiano de adultos com XLH.
Item
Acesso aberto (Open Access)
O diálogo arte-arquitetura no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-07) da Silva, Tarcisio Antonio; Rufinoni, Manoela Rossinetti; http://lattes.cnpq.br/2910985913890585; http://lattes.cnpq.br/5604282973384041
A aproximação e compreensão do diálogo entre arte e arquitetura no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo é o objetivo desta pesquisa. A forma mais propícia para lançar luzes sobre este diálogo, foi buscar uma genealogia do espaço, que remonta o final do século XIX, desde sua concepção com projeto arquitetônico de autoria do arquiteto Domiziano Rossi para a nova sede do Liceu de Artes e Ofícios, cuja construção ocupada e não plenamente concluída, deu margem para múltiplas intervenções e reinterpretações de seus espaços, principalmente do seu espaço central octogonal, que se relacionou de forma diversa com as artes desde sua construção até os dias atuais. Assim, para uma compreensão clara do que foi e do que é o espaço octogonal atualmente, buscou-se em possíveis referenciais projetuais de Rossi, uma aproximação do que se tinha como ideia de uso, forma e significados para a arquitetura do Liceu. Paralelamente a isso, relaciona-se também ao espaço a criação da Pinacoteca do Estado de São Paulo que também o ocupou a partir de 1905, e de forma mais intensa a partir da década de 1970, quando foi construído no espaço central octogonal a Arena pelo arquiteto Paulo Dimantas e a partir da década de 1990 com o Octógono construído pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Com base na compreensão do diálogo entre arte e arquitetura, por meio dos monumentos urbanos concebidos durante a primeira metade do século XX, e tomando por base as ações museológicas e curatoriais diante da arte contemporânea a partir da década de 1960 principalmente, é aprofundado o estudo das exposições que aconteceram no espaço expositivo da Arena e do Octógono, buscando discutir a relação entre arte e arquitetura nestes espaços e como tal relação impulsiona a ação criativa e oferece modalidades distintas de interação da arte exposta com o público.
Item
Acesso aberto (Open Access)
Intenção de pacientes pós-bariátricos em se submeter a cirurgias plásticas em um Serviço de Saúde Pública Brasileiro
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-25) Abdalla, Priscila Chiarello de Souza Pinto [UNIFESP]; Gragnani Filho, Alfredo [UNIFESP]; Pedroso, Juan Carlos Montano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6144921962327705; http://lattes.cnpq.br/5980775290384100; https://lattes.cnpq.br/6326910399658010
Introdução: O paciente obeso submetido à cirurgia bariátrica obtém melhora da saúde e qualidade de vida. No entanto, as plásticas pós-bariátrica, que idealmente completariam o tratamento de obesidade, nem sempre são realizadas por razões incertas. Objetivo: Avaliar a intenção de pacientes pós-bariátricos em realizar cirurgias plásticas. Método: Questionários eletrônicos foram enviados a 539 pacientes do Hospital Estadual de Diadema, com no mínimo um ano de pós-operatório. Os dados coletados incluíram informações demográficas e interesse em realizar cirurgias plásticas. O questionário Body-Q™ foi aplicado para avaliar a autoimagem dos participantes. Escores de interesse foram analisados conforme regiões desejadas para cirurgia, estado civil e escolaridade. Resultados: A taxa de respostas foi de 27,8%, com 150 questionários completos, a maioria dos respondentes era do sexo feminino (88%), com idade média de 43 anos. O IMC médio antes da cirurgia bariátrica era de 44,5 kg/m², reduzindo para 28,1 kg/m² após o procedimento, com perda de peso média de 44 kg. Entre as mulheres casadas ou em união estável (68,1%), 97,7% demonstraram interesse em cirurgias plásticas, principalmente abdominoplastia (75,3%) e mamoplastia (68%). O Body-Q™ revelou que 62% dos pacientes estavam insatisfeitos com o corpo após a cirurgia bariátrica e 76% apresentaram altas expectativas em relação às cirurgias reparadoras. Conclusão: Há uma alta intenção de realizar cirurgias plásticas entre pacientes pós-bariátricos atendidos por um Serviço de Saúde Pública Brasileiro, com maior interesse em procedimentos no abdômen e nas mamas, associados a altas expectativas de resultados.