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Embargo
Associação entre jetlag social e doenças crônicas não transmissíveis em indivíduos com obesidade
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-27) Xavier, Ronan Michael Tadeu [UNIFESP]; Mônico-Neto, Marcos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363798736559248; http://lattes.cnpq.br/2690110278250296; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Introdução: Jetlag social (JLS) é a mudança nos horários do ritmo sono-vigília entre os dias de trabalho e finais de semana/feriados; é definido como a diferença do ponto médio do sono nos dias de trabalho em comparação do ponto médio do sono nos dias livres, refletindo o desalinhamento dos ritmos circadianos dos indivíduos. O frequente desalinhamento do ritmo sono-vigília expresso pelo JLS está associado ao pior quadro metabólico e sugere-se o aumento do risco de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A associação entre JLS e ganho de peso tem sido descrita por estudos prévios, entretanto não está claro se a presença do JLS está associada com a maior prevalência de DCNT em indivíduos com obesidade. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar se o JLS se associa a uma maior prevalência de DCNT, como dislipidemia (DLP), esteatose hepática não alcoólica (EHNA), diabetes mellitus tipo II (DM-II) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) em indivíduos com obesidade. Além disso, o estudo teve como objetivo avaliar o perfil metabólico lipídico, glicêmico e de enzimas hepáticas em uma amostra de indivíduos com obesidade e JLS. Métodos: Foram avaliados 335 indivíduos com obesidade, com IMC≥35, idade entre 18-50 anos, ambos os sexos. O perfil metabólico foi caracterizado pelas concentrações de proteína C reativa, enzimas hepáticas (TGO, TGP e GGT), peptídeo C, hemoglobina glicada, glicose, insulina, colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos. Foi realizada a avaliação da composição corporal e o diagnóstico de comorbidades, como EHNA, DLP, DM-II e HAS por uma equipe multidisciplinar e os dados foram extraídos de prontuário médico. Os voluntários foram categorizados quanto a presença de JLS ≥90min, sendo o grupo controle (n= 194) e grupo com jetlag social maior ou igual a 90 minutos (JLS90, n= 141). Resultados: não houve maior prevalência de DCNT em indivíduos com obesidade e JLS, no entanto, as concentrações séricas de TGO (p<0,001), TGP (p<0,01) e VLDL (p<0,05) estavam aumentadas no grupo JLS90. Ao estratificar as análises pelo sexo, os mesmos resultados foram observados para as mulheres e apenas o HDL estava reduzido no grupo JLS para os homens (p=0,02). Análises de regressão linear mostrou que o JLS se associa positivamente com TGO e TGP. Quando a mesma análise foi realizada separadamente para ambos os sexos, as mulheres apresentaram associação positiva entre JLS e VLDL, triglicerídeos, hemoglobina glicada, TGO, TGP e sonolência diurna. Conclusão: o JLS de 90 min. não foi associado ao aumento da prevalência de DCNT em indivíduos com obesidade, porém esses indivíduos apresentaram valores aumentados de enzimas do perfil lipídico e marcadores de lesão hepática, o que sugere que o JLS pode agravar o quadro de EHNA e DLP em pacientes com obesidade grau II e III, principalmente em mulheres.
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Acesso aberto (Open Access)
O Contemporâneo no Museu de Arte Contemporânea do Paraná
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-28) Rocha, Ana Carolina dos Santos [UNIFESP]; Spricigo, Vinícius Pontes; http://lattes.cnpq.br/7807906096752073; http://lattes.cnpq.br/9034204001589780
This dissertation investigates the complexity of the concept of the contemporary in the context of the Museum of Contemporary Art of Paraná (MAC Paraná), where the author served as director from 2019 to 2022. The research aims to analyze the intersections between contemporary art, critical museology, and decolonial debates. It seeks to understand how MAC Paraná positions itself in defining the contemporary within a context marked by social and cultural inequalities. The methodology adopted is based on two main questions: the decolonial debate and its possible practical application in museum management, and the relationship between institutional memory and the concept of contemporaneity. Through a critical analysis of acquisition policies and exhibitions, the dissertation proposes a dialogue between theory and practice, highlighting how contemporary museology can act as an agent of social transformation. Reflections on the sustainability of the implemented changes reveal the need for a continuous commitment to diversity and a critique of hegemonic narratives. The research concludes that MAC Paraná, like many public museums in Brazil, must balance its social role with the necessity of survival in a context of cultural commodification. By incorporating decolonial debates into its management, the museum can assert itself as a space of resistance and innovation, contributing to constructing new artistic narratives that challenge existing power structures.
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Acesso aberto (Open Access)
O passado e o futuro do ensino médio brasileiro: complexidades e indefinições
(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-14) Batista, Maria Eduarda Vasconcelos [UNIFESP]; Abreu, Claudia Barcelos de Moura; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020; http://lattes.cnpq.br/9168780727654484
O presente trabalho se propõe a revisitar o percurso histórico do Ensino Médio Brasileiro, a partir de seus marcos históricos e legais, especificamente a Fundação do Colégio Pedro II, as Reformas Francisco Campos e Capanema, a Lei 5.692/1971, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/1996, e por fim, o Novo Ensino Médio (Lei 15.415/2017). A análise terá como objeto as concepções, finalidades e formas de organização, se caracterizando, dessa forma, como pesquisa documental e bibliográfica. Nesse sentido foi possível empreender a construção histórica da dualidade estrutural que perdura no ensino médio brasileiro, aprofundada significativamente sob a vigência da Lei 15.415/2017, cujas similaridades desenham-se desde a ampliação da escolarização as classes médias e baixas do país na década de 1930 até o ideário neoliberal efervescente dos anos de 1990. Enquanto suas diferenças expressam-se nas demandas voláteis do atual modelo de produção capitalista. Por fim prospecta-se a revogação total da lei 15.415/2017 e a construção coletiva de uma legislação que empreenda uma educação emancipatória para a prática social, fundada nos princípios estruturantes do trabalho, da cultura e da ciência indo ao encontro da compreensão e transformação da realidade (Frigotto; Ciavatta, 2004, p. 51).
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Embargo
"Dançar sobre si": uma cartografia com mulheres coreografando suas histórias
(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-14) Medeiros, Vitória Aranha de [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/1198286262480342
Este trabalho é uma cartografia desenvolvida a partir do mapeamento de afetos, transformações e experiências de mulheres que se propuseram a engajar, com suas próprias vivências pessoais, no ato de dançar para o projeto de extensão “Projeto Artes do Corpo”, da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, realizado ao longo do ano de 2023. Nele, ocorreram aulas semanais de ballet adulto no espaço do Instituto Procomum, localizado na cidade de Santos, em que as mulheres presentes puderam experienciar a arte do ballet adaptada para seus corpos e realidades, com o cuidado de aprender as características da metodologia clássica do ballet sem deixar de permitir alguma liberdade de expressão na forma como deixaram fluir seus próprios sentimentos na dança. Como encerramento deste processo, as mulheres foram convidadas a compartilhar suas histórias de vida utilizando a dança, o corpo e a voz: o dançar sobre si. Neste trabalho serão analisados os relatos das participantes, os relatórios das extensionistas, acervo de fotos e a vivência pessoal da pesquisadora enredada, a fim de descrever o decorrer deste projeto e refletir acerca do ato de contar sua história por meio da dança e dos espaços suscitados pelo coletivo.
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Acesso aberto (Open Access)
Águas que contam histórias: (re) conectando a comunidade de Vila Pirituba e os bairros adjacentes com os corpos d'água.
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Garcia, Yasmin Mayara de Oliveira; Bossi, Andrea de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0517096485068159; https://lattes.cnpq.br/6354458778404030
A invisibilidade dos cursos d'água na cidade de São Paulo, causada pela urbanização sem planejamento, acentua a separação entre sociedade e natureza, evidenciando a necessidade de alternativas para transcender essa dicotomia e criar novos significados para as relações estabelecidas entre sociedade e meio ambiente. Para isso, o presente projeto se propõe a criar espaços dialógicos capazes de constituir ou fortalecer o vínculo entre a comunidade e os corpos d'água presentes nos bairros que compõem a Vila Pirituba, no município de São Paulo. Serão promovidas oficinas participativas como a construção de Biomapas e ações de monitoramento da qualidade da água, com o propósito de promover a valorização e reconhecimento dos rios, córregos e outras formas de insurgências da água como parte essencial do tecido urbano e das relações sociais. Desse modo, espera-se conectar e fortalecer os vínculos dos participantes com os corpos d'água do território, criando novos significados para essas relações e estimulando a valorização desses recursos. A iniciativa inclui sensibilizar moradores e moradoras sobre a importância da conservação dos córregos e outros corpos d'água, além de formar agentes socioambientais locais, que atuarão na conservação e disseminação do conhecimento sobre os cursos d'água na região.