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Submissões Recentes
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Acesso aberto (Open Access)
Avaliação de estratégia nutricional na recuperação metabólica e prevenção de fadiga em atletas de rugby
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-18) Fernandes, Wendel Simões [UNIFESP]; Vieira, Rodolfo de Paula [UNIFESP]; Carvalho, Regiane Albertini de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2515657728339113; http://lattes.cnpq.br/9213556008468472; http://lattes.cnpq.br/8800888284063571; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Introdução: A busca por rendimento esportivo em atletas de Rugby induz treinamentos exaustivos em altas intensidades, favorecendo o estabelecimento de fadiga e reduzindo o rendimento dos atletas, tornando importante a avaliação de suplementos que possam auxiliar nestes processos. Métodos: Trinta e dois atletas de Rugby foram divididos em 2 grupos, grupo controle (n=16) e grupo suplementado (n=16), o grupo suplementando recebeu durante trinta dias um blend nutricional disponível no mercado, enquanto o grupo controle recebeu placebo, todos os sujeitos foram avaliados no início do trabalho (T0) e trinta dias após a suplementação (T30). Foram avaliados os níveis das seguintes citocinas, Klotho, IGF-1, BDNF, IL-6, IL-10, TNF-alfa, além de dois protocolos de saltos verticais CMJ e SJ. Resultados: Foram observados aumento nos níveis de BDNF (p<0,005), IL-10 (p<0,05) e na altura do salto vertical CMJ (p<0,05) e redução nos níveis de IL-6 (p<0,05) no grupo suplementado quando comparado com o grupo controle. Os demais parâmetros avaliados não apresentaram diferenças significativas. Conclusão: O uso do blend nutricional avaliado associado ao exercício físico reduz os níveis de citocinas inflamatórias melhorando a recuperação dos atletas.
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Acesso aberto (Open Access)
Cirurgia endonasal para polipose nasal na fibrose cística: revisão sistemática.
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-28) Almeida, Paula Ribeiro Lopes [UNIFESP]; Trevisani, Virginia Fernandes Moça [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9054730236021091; http://lattes.cnpq.br/1039613399119834
Objetivos: Observar os efeitos da cirurgia endonasal em diversos aspectos de participantes com fibrose cística e rinossinusite crônica com polipose nasal. Foram avaliados mudança na qualidade de vida, complicações cirúrgicas, alteração da função pulmonar, erradicação bacteriana, melhora de sintomas nasais, frequência de exacerbação pulmonar e taxas de uso de antibióticos. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados que comparassem grupos submetidos à cirurgia endoscópica endonasal e grupos com tratamento clínico exclusivo nas seguintes bases de dados: Cochrane Cystic Fibrosis Trials Register, Pubmed, World Health Organization (WHO), International Clinical Trials Registry Platform, Biblioteca Virtual em Saúde e Clinical Trials.gov. Resultados: Foram identificadas 66 publicações referentes a 50 estudos a partir da busca eletrônica. Apenas um estudo preencheu os critérios de inclusão. Neste estudo, 28 participantes com idades entre 19 e 28 anos foram randomizados em igual número para tratamento clínico isolado ou tratamento clínico com cirurgia endoscópica endonasal. Ambos os grupos mostram melhora clínica dos sintomas nasais com o tratamento clínico, sendo o ganho maior no grupo que realizou a cirurgia. No entanto, a certeza da evidência foi muito baixa de acordo com a abordagem GRADE, principalmente em decorrência do elevado risco de viés. Conclusões: Com os achados disponíveis na literatura não é possível afirmar se a cirurgia endoscópica endonasal para tratamento de rinossinusite crônica com polipose nasal na fibrose cística é eficaz.
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Acesso aberto (Open Access)
Transtorno de aprendizagem em indivíduos com fissura labiopalatina: revisão narrativa da literatura
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-08) Santos, Emanuele de Souza [UNIFESP]; Soares, Aparecido José Couto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8936048963576806; http://lattes.cnpq.br/8903477873822574
Introdução: Tratando-se de inabilidades na aprendizagem, há dois termos que podem ser discutidos: Dificuldade e Transtorno de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem podem afetar a capacidade de aprendizagem de uma criança, decorrendo de condições temporárias, situacionais, oriundas de fatores extrínsecos ou secundários a presença de outros diagnósticos. Já os transtornos de aprendizagem são de caráter neurodesenvolvimental. Manifestam-se por déficits nas habilidades acadêmicas, como na escrita, leitura e matemática. Apresentam-se à medida que as demandas acadêmicas se intensificam, podendo permanecer ao longo da vida. Observa-se que a literatura científica se respalda majoritariamente em descrever indivíduos com manifestações específicas nas habilidades do processamento fonológico e na aprendizagem acadêmica, sendo frágil em descrever tais prejuízos em indivíduos com alterações estruturais dos aspectos estruturantes da fala, como a fissura labiopalatina, população que apresenta risco aumentado para déficits em linguagem. Objetivo: Analisar a literatura científica buscando compreender quais são as dificuldades de aprendizagem comuns enfrentadas por indivíduos com fissura labiopalatina. Metodologia: Elaborou-se uma revisão narrativa da literatura, na qual o trabalho foi estruturado em sete etapas, partindo da pergunta investigativa à conclusão. Para formulação da pergunta norteadora utilizou-se a estratégia mnemônica PCC (Problema, Conceito e Contexto). A partir disso, iniciou-se a busca por produções científicas dos últimos 10 anos em bases de dados através de palavras chaves, coleta de dados e análise descritiva da literatura selecionada. Resultados: Foram encontrados 29 artigos nas bases de dados pesquisadas, dos quais 11 foram utilizados e 18 eliminados por não corresponderem ao tema proposto, critérios de inclusão e janela do período de publicações estimada. Os dados indicaram que indivíduos com fissura labiopalatina, independente do tipo de fissura manifestada, são afetados por dificuldades de aprendizagem que interferem nas habilidades de aprendizagem, acarretando na performance escolar significantemente inferior comparando-a com os indivíduos sem fissura. Ainda, grande parte dos artigos apresentados, indicaram a necessidade de avaliação da linguagem oral e escrita para acompanhamento terapêutico mais adequado desta população. Conclusão: Os dados desta revisão narrativa indicaram que indivíduos com FLP frequentemente apresentam prejuízos significativos em linguagem oral, habilidades metalinguísticas e da linguagem escrita. A distinção entre dificuldades e transtornos de aprendizagem é importante para intervenções clínicas e educacionais. Tais achados apontam a necessidade de maior exploração do tema, para que instrumentos e medidas de identificação de riscos sejam desenvolvidas a fim de aprimorar o monitoramento, identificação, diagnóstico e intervenção, proporcionando melhor desenvolvimento da linguagem nesta população.
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Embargo
O Tabletop Role Playing Game como recurso de interação para estudantes com necessidades educacionais específicas sob a perspectiva da Terapia Ocupacional: uma pesquisa-ação
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-10) Horie, Mariana Mayumi [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Oliveira, Adriana Martins de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4377318635278068; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/4681449220843245; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
O Tabletop Role Playing Game (TTRPG) vem sendo explorado dentro dos contextos educacionais e clínicos por sua potencialidade como recurso de interação social, além de auxiliar em outras habilidades intrapessoais. Nesse contexto, discute-se acerca da agência do TTRPG dentro da Terapia Ocupacional, com um recorte em estudantes com necessidades educacionais específicas – focando nas juventudes dentro da escola pública –, se baseando em dois recursos muito utilizados na atuação da profissão: os grupos e o uso de recursos lúdicos. Objetivou-se analisar se o RPG de mesa, como um jogo aplicado a estudantes com necessidades educacionais específicas, pode afetar as formas como esse público se comunica e interage dentro da escola, sob a ótica da Terapia Ocupacional. A seguinte pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e segue o desenho metodológico de uma pesquisa-ação, de acordo com uma concepção reivindicatória/participatória. Para realizar a seguinte pesquisa, foi formado um grupo de cinco alunos do Ensino Médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Cubatão), os quais frequentavam a Coordenadoria Sociopedagógica no contraturno. Foram realizados onze encontros ao todo, os quais foram documentados em diários de campo que, posteriormente, foram interpretados através do Método de Interpretação de Sentidos. Os resultados demonstram que os encontros voltados para a prática lúdica surtiram bons efeitos na questão dos vínculos estabelecidos entre os participantes, nas habilidades voltadas para convivência em grupos e na confiança (neles mesmo e nos outros), sendo elementos importantes para a vida gregária e exercício da cidadania. Contudo, aponta-se que algumas das dificuldades encontradas se voltaram principalmente à dificuldade de desconectar-se dos meios virtuais, o curto tempo das sessões e a interrupção dos encontros, em virtude da greve nacional dos técnicos administrativos da educação – esse último podendo ter interferido nos dados colhidos. Mediante o que foi descoberto, considera-se que a Terapia Ocupacional possa empregar esse recurso na área da educação com o público jovem, contribuindo com a equipe da escola e alunos, em defesa ao direito ao acesso ao lazer, cultura e exercício da cidadania desse público.
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Acesso aberto (Open Access)
Caracterização da comunicação de personagens não-bináries em séries de animação
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-07) Ribeiro, Ciano Clarice Scheibe [UNIFESP]; Azevedo, Renata Rangel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1668260273015995; http://lattes.cnpq.br/4226411352799858
Introdução: A pesquisa investiga a representação da não-binariedade em personagens de desenhos animados, motivada pela crescente diversidade de gênero nas produções audiovisuais. O estudo analisa a dublagem brasileira de personagens não-binários em comparação com personagens cisgêneros, com os seguintes objetivos específicos: obter as frequências fundamentais das vozes, avaliar parâmetros perceptivo-auditivos e analisar a comunicação não verbal dos personagens. A hipótese é que as vozes não-binárias apresentariam maior variabilidade em relação às vozes cisgêneras. Revisão de literatura: Comumente a fonoaudiologia segue uma visão binária de gênero para classificar vozes, porém, mesmo dentro dessas padronizações, existem divergências. A análise perceptiva e a psicodinâmica vocal, trazem informações sobre como o ouvinte julga o gênero do falante, a partir de fatores como pitch, intensidade e articulação. Teóricas do gênero, como de Lauretis (1994), demonstram como o gênero é construído através de tecnologias sociais e biomédicas, incluindo a mídia. Os desenhos animados influenciam percepções generalizadas desde a infância, podendo incentivar perspectivas inclusivas. Isso mostra a importância de boas representações dos personagens que fogem da binaridade de gênero. Metodologia: Foram selecionados vinte e um personagens de animações americanas dos últimos 10 anos, dividindo-os em três grupos: não-bináries, mulheres cisgêneras e homens cisgêneros. A análise foi realizada em três esferas: frequência fundamental das vozes, análise perceptivo-auditiva e comunicação não verbal. A frequência foi medida com o software Voxmetria, enquanto a análise perceptivo-auditiva e da comunicação não verbal utilizou uma adaptação do Protocolo de Avaliação Fonoaudiológica da Comunicação (Kyrillos, 2004). Desse modo, identificou-se diferenças e semelhanças entre os grupos. Resultados e discussão: Foram obtidos como resultados de média de frequência fundamental para as mulheres cisgênero (222,33 Hz), média para os personagens não-binários (208,51Hz) e a média para os homens cisgênero (178,79 Hz). Esses resultados sugerem que a representação da não-binariedade, em termos da voz, pode ser voltada para androginia, dessa forma é colocada como um intermediário entre os polos homem/mulher. A avaliação do pitch na análise perceptivo auditiva reforça este resultado, a média, em uma escala de 0 a 10, foi identificada como mais aguda para mulheres cisgêneras (6,00), intermediária para não-bináries (5,50) e mais grave para os homens cisgêneros (4,86). Ainda na análise perceptivo auditiva, personagens não-bináries tiveram os menores índices de designação correta de seu gênero. Estes resultados demonstram a dificuldade em reconhecer uma voz como sendo pertencente a um indivíduo não-binário, o que é esperado, já que não existe uma norma para estas vozes e espera-se uma heterogeneidade na representação.