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Submissões Recentes

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Clima criativo em sala de aula: uma revisão integrativa
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-12) Jordão, Laura Cabral [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/8338933216266884; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Foi objetivo desta revisão integrativa mapear produções científicas sobre clima criativo em sala de aula em escolas de Ensino Fundamental. Para a seleção do material, foi utilizada a estratégia “População, Conceito e Contexto”, tendo-se atores de salas de aula como população, clima criativo como conceito e salas de aula de escolas de Ensino Fundamental como contexto. Bases de dados ligadas à Psicologia, à Educação e outras interdisciplinares foram consultadas. Os resultados revelaram fatores inibidores da criatividade ligados a currículo, infraestrutura escolar e relação aluno-professor; além de fatores facilitadores, como o engajamento do aluno e a abertura à expressão de novas ideias. A análise também apontou a relevância do investimento na criatividade pessoal do docente. Espera-se que os resultados deste estudo evidenciem a importância do oferecimento institucional de formação continuada e de boas condições de trabalho para os professores da educação básica, de maneira a favorecer o pensamento criativo de professores e alunos.
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Percepções de parturientes quanto à equipe multiprofissional na vivência em maternidades do SUS e sua influência no atendimento humanizado: uma revisão de literatura
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-12) Siqueira, Giulia Toledo de [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/9733033292404762; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
O processo de tornar-se mãe é um fenômeno complexo que engloba diversas instâncias: emocional, cultural, social e fisiológica; diante disto entende-se que o atendimento proporcionado a estas parturientes, quando entram em trabalho de parto, deveria, também, ser feito de maneira integral – utilizando-se de uma visão holística – e humanizada. O objetivo deste trabalho é investigar quais as contribuições das equipes multidisciplinares que trabalham em maternidades do Sistema Único de Saúde promovendo o acolhimento e acompanhamento de parturientes e como estas entendem a atuação destes profissionais. Esta pesquisa é uma Revisão de Literatura, a coleta de dados se deu através de consultas virtuais dos Periódicos CAPES, com artigos publicados nacionalmente entre os anos de 2014 e 2024. A partir dos resultados obtidos, buscou-se discutir sobre como é realizado o atendimento pela equipe multidisciplinar, quem a compõe e de que forma esta pode auxiliar na garantia dos direitos das parturientes e auxiliar na aprimoração da vivência do parto. Reconhece-se que, apesar das políticas existentes, a humanização ainda não é uma realidade na maioria dos casos e a equipe multiprofissional continua sendo, majoritariamente, composta apenas por médicos e enfermeiros, com atuação pouco expressiva de outras áreas (quando estas são envolvidas), podendo ser a maior inclusão de múltiplos saberes uma possibilidade de caminho para o aprimoramento do atendimento.
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Acesso aberto (Open Access)
Dinâmica respiratória em mulheres de meia idade vocalmente saudáveis durante tarefas fonatórias para avaliação da funcionalidade vocal: dados preliminares para a prática clínica
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-07) Silva, Erica Kiyoko Yamauchi [UNIFESP]; Odagima, Rosiane Kimiko Yamasaki [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7764073741184155; http://lattes.cnpq.br/0260255727485962
INTRODUÇÃO: A voz humana passa por mudanças naturais ao longo da vida. A faixa de idade do adulto jovem corresponde ao período em que todos os subsistemas da voz estão plenamente desenvolvidos e com bom desempenho. Estudos importantes têm sido realizados com adultos jovens, mas a literatura ainda carece de informações sobre a produção vocal de indivíduos de meia idade, especialmente da dinâmica respiratória durante tarefas que avaliam a funcionalidade vocal, como as do campo dinâmico vocal (CDV). Objetivo: Investigar a dinâmica respiratória de mulheres de meia-idade vocalmente saudáveis durante a realização das tarefas do CDV com variação de intensidade por meio da pletismografia respiratória de indutância. Método: Trata-se de um estudo transversal aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, número de parecer 6.946.377. Participaram da pesquisa 12 mulheres de meia-idade de 46 a 59 anos (média da idade = 51,52; e média do IMC = 24,90). A tarefa fonatória consistiu da contagem de 1 a 30 em intensidades habitual, fraca e forte. A dinâmica respiratória foi analisada por meio da pletismografia de indutância, com a utilização de duas cintas respiratórias, uma posicionada na altura da axila (expansibilidade da caixa torácica - CT) e outra na região abdominal (expansibilidade da região abdominal - AB). Parâmetros da dinâmica respiratória: medida da amplitude de movimento inspiratório e expiratório da CT e da região AB; e quantidade de ciclos respiratórios ao longo da contagem de números, em mV. Resultados: Na fase inspiratória, a média da amplitude de movimento inspiratório da CT, que foi de 0.0095 na intensidade habitual, de 0.0087 na fraca e de 0.0222 na forte, não diferiu significantemente da média da amplitude de movimento da região AB, de 0.0106 na habitual, de 0.0096 na fraca e de 0.018 na forte intensidade. Na fase expiratória, a média da amplitude de movimento expiratório da CT, de 0.0108 na intensidade habitual, de 0.0117 na fraca e de 0.0236 na forte, também não diferiu significantemente da média da amplitude de movimento da região AB, de 0.0108 na habitual, de 0.0137 na fraca e de 0.0283 na forte intensidade. Em relação ao número de ciclos respiratórios nas três intensidades, observou-se a predominância de 3 a 4 ciclos na intensidade habitual e de 1 a 2 ciclos na intensidade forte. Na intensidade fraca, o número de ciclos respiratórios se mostrou disperso, sem predominância. Conclusão: A dinâmica respiratória de mulheres de meia-idade vocalmente saudáveis caracterizou-se por amplitude de movimento inspiratório e expiratório da CT e da região AB semelhante. O número de ciclos respiratórios ao longo da contagem foi menor na emissão em intensidade forte.
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Comportamento mecânico do aço 1Cr-0,5Mo em alta temperatura
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-12) Schiavo, Camilla Pessanha [UNIFESP]; Reis, Danieli A. Pereira [UNIFESP]; Zucarelli, Tiago Alegretti; http://lattes.cnpq.br/2105394824226325; http://lattes.cnpq.br/7058867464306125; http://lattes.cnpq.br/7755591634347866
Os aços microligados contendo baixas concentrações de elementos como Cr e Mo são amplamente aplicados na fabricação de tubos para condução de vapores, em condições de altas temperaturas e pressão sendo normalmente encontrados em indústrias químicas, petroquímicas, petrolíferas, sucroalcoleiras, usinas termoelétricas e na confecção de reatores. Seu uso nesses tipos de aplicações o torna significativamente atrativo, pois trata se de um aço com custo relativamente baixo e que apresenta boa resistência mecânica e à fluência. Sendo assim, o conhecimento do comportamento desse tipo de material nas condições às quais normalmente são aplicados possibilita a prevenção de falhas, acidentes e de paradas para manutenções corretivas. O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento mecânico sob fluência de um aço 1Cr-0,5Mo, utilizado para fabricação de tubos sem costura e aplicado em serviços de alta temperatura. Foram utilizadas amostras de um tubo fabricado com o aço da classe ASTM A335 P11. Para tanto, foram aplic
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Acesso aberto (Open Access)
Efeito imediato da técnica de Fonação em Tubo Flexível imerso em água: impacto da posição do tubo entre os lábios e entre os dentes
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-02) Moraes, Juliane Brasil de Araújo [UNIFESP]; Odagima, Rosiane Kimiko Yamasaki [UNIFESP]; De Biase, Noemi Grigoletto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3156326658988323; http://lattes.cnpq.br/7764073741184155; http://lattes.cnpq.br/0283771296741502
Introdução: A fonação em tubo flexível com uma das extremidades imersa em água é um exercício de trato vocal semiocluído que favorece maior interação entre a fonte. Embora os efeitos imediatos da técnica tenham sido descritos na literatura, ainda faltam informações sobre o impacto do posicionamento do tubo entre os lábios e entre os dentes durante sua execução. Objetivo: Verificar o efeito imediato da técnica de fonação em tubo flexível imerso em água, com uma das extremidades do tubo posicionada entre os lábios e entre os dentes, em mulheres vocalmente saudáveis, considerando parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos. Método: Participaram da pesquisa 19 mulheres sem queixa vocal, de 18 a 45 anos, e sem treinamento vocal prévio. Durante a execução da técnica, uma das extremidades do tubo foi posicionada a 2 cm da superfície d’água e a outra entre os lábios ou entre os dentes. A voz das participantes foi gravada em três momentos: Pré-técnica vocal, pós-3 minutos de técnica com o tubo entre os lábios e pós-3 minutos de técnica com o tubo entre os dentes. Houve intervalo de 10 minutos entre as execuções das duas variações da técnica e a ordem foi sorteada. Tarefas de fala: vogal sustentada “a” em frequência e intensidade habituais e a frase “Olha lá o avião azul”. A amostra vocal foi analisada por três fonoaudiólogas especialistas em voz. Parâmetros de análise: julgamento perceptivo-auditivo (JPA) do grau geral de desvio vocal, rugosidade, soprosidade, tensão, estabilidade e projeção vocal; e análise acústica quantitativa - fo, jitter, shimmer, proporção GNE, CPPs e HNR (harmonictonoiseratio). Variáveis independentes: Técnica de fonação em tubo imerso em água, com uma das extremidades entre os lábios e entre os dentes. Variáveis dependentes: parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos. Resultados: A confiabilidade interavaliadores do JPA variou de bom-excelente, enquanto a intra-avaliadores foi moderada para os três avaliadores. No JPA, o grau geral (G) foi significantemente menor pós-fonação em tubo posicionado entre os dentes quando comparado ao pós-técnica com tubo entre os lábios. O parâmetro estabilidade vocal foi significantemente maior pós-fonação em tubo entre os dentes. Entretanto, o parâmetro projeção vocal foi significantemente menor pós-fonação em tubo, seja entre os lábios ou entre os dentes. Na análise acústica, verificou-se que a variável HNR foi estatisticamente menor pré-técnica vocal. Conclusão: A técnica de fonação em tubo posicionado entre os dentes produziu efeitos positivos nos parâmetros perceptivo-auditivos grau geral de desvio vocal (G) e estabilidade. O efeito da técnica de fonação em tubo, seja entre os lábios ou entre os dentes, não beneficiou a projeção vocal. Quanto às medidas acústicas, a medida HNR foi maior pré-técnica vocal. As demais medidas acústicas não diferiram entre as três condições.