Comunidades no Repositório Institucional
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) Escola Paulista de Enfermagem (EPE) Escola Paulista de Medicina (EPM) Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) Instituto das Cidades (IC) Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) Instituto de Saúde e Sociedade (ISS) Instituto do Mar (IMar) Pesquisadores Reitoria UNIFESP
Submissões Recentes
Item
Acesso aberto (Open Access)
O Contemporâneo no Museu de Arte Contemporânea do Paraná
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-28) Rocha, Ana Carolina dos Santos [UNIFESP]; Spricigo, Vinícius Pontes; http://lattes.cnpq.br/7807906096752073; http://lattes.cnpq.br/9034204001589780
This dissertation investigates the complexity of the concept of the contemporary in the context of the Museum of Contemporary Art of Paraná (MAC Paraná), where the author served as director from 2019 to 2022. The research aims to analyze the intersections between contemporary art, critical museology, and decolonial debates. It seeks to understand how MAC Paraná positions itself in defining the contemporary within a context marked by social and cultural inequalities. The methodology adopted is based on two main questions: the decolonial debate and its possible practical application in museum management, and the relationship between institutional memory and the concept of contemporaneity. Through a critical analysis of acquisition policies and exhibitions, the dissertation proposes a dialogue between theory and practice, highlighting how contemporary museology can act as an agent of social transformation. Reflections on the sustainability of the implemented changes reveal the need for a continuous commitment to diversity and a critique of hegemonic narratives. The research concludes that MAC Paraná, like many public museums in Brazil, must balance its social role with the necessity of survival in a context of cultural commodification. By incorporating decolonial debates into its management, the museum can assert itself as a space of resistance and innovation, contributing to constructing new artistic narratives that challenge existing power structures.
Item
Acesso aberto (Open Access)
O passado e o futuro do ensino médio brasileiro: complexidades e indefinições
(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-14) Batista, Maria Eduarda Vasconcelos [UNIFESP]; Abreu, Claudia Barcelos de Moura; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020; http://lattes.cnpq.br/9168780727654484
O presente trabalho se propõe a revisitar o percurso histórico do Ensino Médio Brasileiro, a partir de seus marcos históricos e legais, especificamente a Fundação do Colégio Pedro II, as Reformas Francisco Campos e Capanema, a Lei 5.692/1971, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/1996, e por fim, o Novo Ensino Médio (Lei 15.415/2017). A análise terá como objeto as concepções, finalidades e formas de organização, se caracterizando, dessa forma, como pesquisa documental e bibliográfica. Nesse sentido foi possível empreender a construção histórica da dualidade estrutural que perdura no ensino médio brasileiro, aprofundada significativamente sob a vigência da Lei 15.415/2017, cujas similaridades desenham-se desde a ampliação da escolarização as classes médias e baixas do país na década de 1930 até o ideário neoliberal efervescente dos anos de 1990. Enquanto suas diferenças expressam-se nas demandas voláteis do atual modelo de produção capitalista. Por fim prospecta-se a revogação total da lei 15.415/2017 e a construção coletiva de uma legislação que empreenda uma educação emancipatória para a prática social, fundada nos princípios estruturantes do trabalho, da cultura e da ciência indo ao encontro da compreensão e transformação da realidade (Frigotto; Ciavatta, 2004, p. 51).
Item
Embargo
"Dançar sobre si": uma cartografia com mulheres coreografando suas histórias
(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-14) Medeiros, Vitória Aranha de [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/1198286262480342
Este trabalho é uma cartografia desenvolvida a partir do mapeamento de afetos, transformações e experiências de mulheres que se propuseram a engajar, com suas próprias vivências pessoais, no ato de dançar para o projeto de extensão “Projeto Artes do Corpo”, da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, realizado ao longo do ano de 2023. Nele, ocorreram aulas semanais de ballet adulto no espaço do Instituto Procomum, localizado na cidade de Santos, em que as mulheres presentes puderam experienciar a arte do ballet adaptada para seus corpos e realidades, com o cuidado de aprender as características da metodologia clássica do ballet sem deixar de permitir alguma liberdade de expressão na forma como deixaram fluir seus próprios sentimentos na dança. Como encerramento deste processo, as mulheres foram convidadas a compartilhar suas histórias de vida utilizando a dança, o corpo e a voz: o dançar sobre si. Neste trabalho serão analisados os relatos das participantes, os relatórios das extensionistas, acervo de fotos e a vivência pessoal da pesquisadora enredada, a fim de descrever o decorrer deste projeto e refletir acerca do ato de contar sua história por meio da dança e dos espaços suscitados pelo coletivo.
Item
Acesso aberto (Open Access)
Águas que contam histórias: (re) conectando a comunidade de Vila Pirituba e os bairros adjacentes com os corpos d'água.
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Garcia, Yasmin Mayara de Oliveira; Bossi, Andrea de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0517096485068159; https://lattes.cnpq.br/6354458778404030
A invisibilidade dos cursos d'água na cidade de São Paulo, causada pela urbanização sem planejamento, acentua a separação entre sociedade e natureza, evidenciando a necessidade de alternativas para transcender essa dicotomia e criar novos significados para as relações estabelecidas entre sociedade e meio ambiente. Para isso, o presente projeto se propõe a criar espaços dialógicos capazes de constituir ou fortalecer o vínculo entre a comunidade e os corpos d'água presentes nos bairros que compõem a Vila Pirituba, no município de São Paulo. Serão promovidas oficinas participativas como a construção de Biomapas e ações de monitoramento da qualidade da água, com o propósito de promover a valorização e reconhecimento dos rios, córregos e outras formas de insurgências da água como parte essencial do tecido urbano e das relações sociais. Desse modo, espera-se conectar e fortalecer os vínculos dos participantes com os corpos d'água do território, criando novos significados para essas relações e estimulando a valorização desses recursos. A iniciativa inclui sensibilizar moradores e moradoras sobre a importância da conservação dos córregos e outros corpos d'água, além de formar agentes socioambientais locais, que atuarão na conservação e disseminação do conhecimento sobre os cursos d'água na região.
Item
Acesso aberto (Open Access)
Linfócitos T auxiliares foliculares e subpopulações de linfócitos B em pacientes com mucopolissacaridoses
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-21) Gonzalez, Isabela Garrido da SIlva [UNIFESP]; Pinto, Maria Isabel Moraes [UNIFESP]; Aranda, Carolina Sanchez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0967318191677557; http://lattes.cnpq.br/8991921135679659
Introdução: a mucopolissacaridose é uma doença lisossômica decorrente da deficiência de enzimas necessárias para o metabolismo de glicosaminoglicanos. Os lisossomos são organelas que desempenham funções vitais em células do sistema imunológico e, consequentemente, estão diretamente envolvidos em diferentes processos da resposta imunitária, como a autofagia, processamento e apresentação de antígenos via MHC II, além da liberação de diferentes substâncias pró-inflamatórias através da ativação de receptores Toll-like. Por conseguinte, ao se considerar o papel relevante dos lisossomos em vias da resposta imunológica, torna-se plausível que pacientes com mucopolissacaridose possam apresentar comprometimento imunológico, tendo em vista que manifestações clínicas respiratórias são comuns em todos os tipos de MPS. Objetivo: avaliar as características imunofenotípicas dos linfócitos T auxiliares foliculares e das subpopulações de linfócitos B em pacientes com mucopolissacaridose. Casuística e métodos: este é um estudo transversal realizado em um centro de referência para pacientes com doenças genéticas, em São Paulo. Dezenove pacientes diagnosticados com diferentes tipos de mucopolissacaridose e sem infecção ativa tiveram amostras de sangue coletadas em 2019. Dezoito indivíduos saudáveis pareados pela idade tiveram amostras de sangue coletadas no mesmo ano. Através da análise por citometria de fluxo, as seguintes células foram comparadas entre os pacientes e grupo controle: células T CD3+, T CD4+, B e NK, bem como células T auxiliares foliculares circulantes e suas subpopulações. A expressão dos marcadores PD-1 e ICOS e de CXCR5, CCR6 e CXCR3 nas células T auxiliares foliculares circulantes foi também avaliada. Ademais, nove subpopulações de células B foram analisadas. Resultados: o número absoluto de células T CD3+, T CD4+, B e NK foi similar entre pacientes com mucopolissacaridose e controles. Entretanto, foi evidenciada menor proporção de células T auxiliares foliculares circulantes nos pacientes com mucopolissacaridose quando comparados aos controles saudáveis (4,34% vs 6,0%, p = 0,011). Do mesmo modo, a intensidade de fluorescência média de CXCR5+ está reduzida nos pacientes com mucopolissacaridose em comparação aos controles (mediana: 781 vs 998; p: 0,004). Por outro lado, as proporções de subpopulações de linfócitos T auxiliares foliculares circulantes, Tfh1, Tfh2 e Tfh17 em pacientes com mucopolissacaridose foram semelhantes àquelas observadas nos controles. Não houve diferença na expressão de PD-1 e ICOS entre pacientes e controles. No que concerne aos linfócitos B, as proporções de células B transicionais, células B CD21low e células B naive maduras foram similares entre pacientes e controles. Quando analisamos as células B de memória, os pacientes apresentaram maior proporção de células B de memória IgG típica quando comparados ao grupo controle (34,2% vs 21,8%, p=0,0218). A proporção de células B de memória sem troca de isotipo, células B de memória com troca de isotipo, células B de memória IgM-only, células B de memória IgG atípicas e plasmablastos foram semelhantes entre pacientes e grupo controle. Conclusões: a proporção de linfócitos T auxiliares foliculares circulantes, subpopulação envolvida na resposta imunológica do centro germinativo, está reduzida em pacientes com mucopolissacaridose, sugerindo que doenças lisossômicas têm um impacto proeminente não apenas na resposta inata, mas também na resposta adaptativa, com consequente predisposição a infecções respiratórias de repetição, característica clínica proeminente desses pacientes. Estudos funcionais futuros podem fornecer maior compreensão das causas e consequências dos nossos achados, fornecendo novas indicações de como tratar e manejar a mucopolissacaridose.