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Submissões Recentes

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Grupos de interesse e política cafeeira no governo Juscelino Kubitschek: a atuação de agentes privados no Instituto Brasileiro do Café
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-18) Pizzani, Matheus Pires Mariniello [UNIFESP]; Tessari, Cláudia Alessandra [UNIFESP]; Barbosa, Fábio Luís dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8309807316441794
O objetivo do trabalho é descrever a maneira pela qual se deu a participação da Sociedade Rural Brasileira na formação da política cambial do café durante o governo de Juscelino Kubitschek como presidente da República, com foco nos anos de 1958 a 1960, período que compreende o mandato de Renato Costa Silva, ex-presidente da entidade, como presidente do Instituto Brasileiro do Café, órgão responsável pela elaboração da política cambial voltada exclusivamente para o produto. A metodologia utilizada contemplou a utilização de fontes primárias, em especial a revista “A Rural”, publicada pela Sociedade Rural Brasileira, bem como trechos de discursos de congressistas e outros atores relevantes para o bom entendimento desta temática. Como ferramenta analítica foi escolhida a teoria do neocorporativismo, que tem como objeto de estudo a relação entre grupos de interesse e entidades públicas no âmbito de democracias liberais, característica marcante deste período. O resultado obtido a partir da combinação dos elementos teóricos e históricos foi a constatação de que durante o período em questão houve uma aproximação significativa entre representantes da esfera do capital e o governo, que buscaram construir de maneira conjunta uma política que atendesse aos interesses de ambos, sendo eles: o aumento dos lucros auferidos pela venda de café, pauta de interesse do primeiro grupo, e a elevação da quantidade de divisas geradas a partir destas vendas, objetivo do segundo. A principal conclusão observada é de que a partir de um arranjo neocorporativo foi de fato possível combinar interesses que até então eram vistos como antagônicos, algo que só foi possível graças às instituições públicas do período, que ao invés de funcionarem como arena para o conflito de poderes entre as esferas previamente citadas, tornou-se um espaço de mediação e conciliação de interesses destes atores.
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A luz do Yoga como um caminho de autoconhecimento e sua relação com uma parte da vida, chamada morte
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-09) Santos, Ana Guiomar dos [UNIFESP]; Rojo, Marcus Vinícius [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8364352829571027
Introdução. Este percurso teve o propósito de conhecer o significado do Yoga e a compreensão da morte na visão desta filosofia. O Yoga nasceu na Índia, é uma tradição milenar, cuja origem se perde no tempo. Seus ensinamentos se iniciaram de forma oral por sábios, e foram sendo retransmitidos a cada geração. Yoga é um conjunto de profundos conhecimentos que envolvem saúde física, mental e espiritual; preceitos éticos e filosofia de vida. Nesta pesquisa será possível conhecer qual a relação dos conhecimentos do Yoga com uma parte da vida, chamada: morte. Parte esta que, por vezes, pode inspirar medo, ou rejeição. Segundo o Yoga, quem não está em sua plenitude com o viver, pode ter problemas ao deparar-se com esta parte da vida: a morte. Objetivo. Pesquisar os ensinamentos da filosofia do Yoga e como eles podem auxiliar a lidar com a passagem da morte física. Na filosofia do Yoga, a passagem da morte é considerada um processo evolutivo necessário, que pode ser vivido com equilíbrio, mesmo diante do sofrimento que possa apresentar. Todos os fatos da vida, na filosofia yogue, são vistos como experiências, que possibilitam uma compreensão e também um aprendizado. Uma vez que, no Yoga a essência de cada ser é eterna e vai além da morte física. Método. Estudo teórico da filosofia yogue, por meio de livros e estudos sobre a cultura indiana. Com ênfase na Katha Upanisad, nos Sutras de Patanjali e em pesquisas científicas acadêmicas. Resultados. O Yoga com suas práticas físicas de asanas e pranayamas, com suas técnicas meditativas e com sua filosofia, amplia a consciência do ser humano para uma maior percepção e compreensão de si mesmo e, consequentemente, para uma percepção mais ampla dos processos de vida e morte. Isto poderá trazer maior equilíbrio para o ser humano, perante os desafios das perdas enfrentadas ao longo da vida. Considerações finais. Este estudo representa um pouco do vasto universo do Yoga, e que ele possa proporcionar um senso de unidade e ajude as pessoas a se conectarem consigo mesmas e a trilharem um caminho que conduz o indivíduo a manter-se num estado de calma e presença, pois, os estímulos sensoriais direcionam uma saída para fora de si mesmo. Yoga conduz ao processo de descobrir esta essência que habita dentro de cada ser, e que estará com ele além da eternidade, e que a morte não é o fim, mas uma transição, de um nível de consciência material para um nível mais sutil.
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Punk e democracia no Brasil: uma leitura underground de uma democracia tutelada
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-21) Mendes, Priscila [UNIFESP]; Sebastião Júnior, Acácio Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9298810663986704; http://lattes.cnpq.br/3311664601941014
O presente trabalho reflete sobre a expressão cultural Punk como um movimento de contracultura que questionou a democracia tutelada, surgindo em meio a uma ditadura militar, para propor uma nova organização social e provocar a luta de trabalhadores e trabalhadoras, jovens, mulheres, pessoas negras e periféricas, por meio de letras contundentes, comportamentos e visuais que contrariavam o status quo.
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Simulação de líquidos iônicos na interface com modelos de eletrodos de grafeno
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-05) Pereira, Guilherme Ferreira Lemos [UNIFESP]; Siqueira, Leonardo José Amaral de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4334197942669791; http://lattes.cnpq.br/3276064511195282
A evolução da sociedade está intimamente atrelada com sua habilidade de encontrar, extrair e usar energia com uma eficiência cada vez maior, sendo necessário o desenvolvimento da compreensão de dispositivos de armazenamento de energia mais eficiente. A escolha tanto do eletrodo como do eletrólito é de grande importância para esses dispositivos, como em supercapacitores. Neste sentido, este trabalho teve como objetivos estudar o carregamento de dispositivos de armazenamento de energia com o método de dinâmica molecular para diferentes líquidos iônicos na interface com eletrodos planos e porosos e modelos de potencial constante. Validamos uma nova implementação para o modelo de potencial constante para eletrodos de óxido de grafeno. Análises da estrutura dos íons na interface com os eletrodos de óxido de grafeno elucidaram que não apenas sua composição, mas seu formato rugoso, influencia na distribuição de cargas. A interação entre o eletrólito e o óxido de grafeno interfere também na densidade de energia armazenada nos dispositivos, de forma que apenas em ∆Ψ > 3.5 V o eletrodo de óxido de grafeno armazene mais energia que o grafeno. As interações com as oxidações do eletrodo mostram também o impactam na velocidade de organização dos íons próximos à superfície do eletrodo, afetando assim sua potência. Os resultados obtidos com modelo polarizável para misturas de líquidos iônicos demonstraram a importância da polarização dos íons na determinação de propriedades termodinâmicas e estruturais. O uso do modelo polarizável junto com o modelo de potencial constante apontou uma indução de uma diferença de potencial de ∆Ψ ≈ −0.50 V, mesmo com o eletrodo descarregado.
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Experiências em tutoria e acolhimento estudantil nas instituições de ensino de engenharia.
(ABENGE, 2024) Cunha , Cristiane Pessoa da [ITA]; Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212
O ensino superior no Brasil, recentemente passou por significativas mudanças, através de programas governamentais que, consequentemente, ampliaram o número de matrículas, tanto nas instituições públicas como nas instituições privadas. Assim, além do acréscimo no número de alunos, houve forte mudança no perfil do corpo discente. Essas mudanças provocaram a propositura e estabelecimento de novas políticas de permanência e assistência estudantil, que têm como marco a publicação da Portaria Normativa 39/2007, que criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), fortalecido pelo Decreto 7234/2010. Nesses instrumentos legais o apoio pedagógico passou a ser visto como lócus de atuação para as políticas institucionais de permanência, criando as condições para que as instituições fortalecessem seus serviços e propostas. A consequência do ingresso de estudantes com diferentes perfis no ensino superior foi a necessidade de as instituições passarem a dar atenção a novas demandas (ALTBACH; HADDAD, 2009). Os autores observam que, foi somente a partir de meados do século XX que as instituições de ensino, pressionadas pelo aumento e pela diversificação da população discente, buscaram entender as demandas psicossociais dos seus alunos. É nesse contexto que os serviços de assuntos estudantis passam a desempenhar e ter seu papel reconhecido no sucesso acadêmico e permanência dos estudantes. No contexto da institucionalização da assistência estudantil no Brasil, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE, 2012) apresenta importante protagonismo desde sua criação em 1987, realizando movimentos importantes para chamar a atenção da relevância da assistência estudantil no âmbito das instituições de ensino superior. Sobre experiências estrangeiras em assistência aos estudantes universitários, a literatura destaca o "programa de tutoria por pares" (EBY, RHODES, & ALLEN, 2007). A estratégia é reconhecida em instituições renomadas ao redor do mundo, como por exemplo, nas universidades portuguesas (FARIA et al, 2014), italianas (PEDICCHIIO & FONTANA, 2000; MUNLEY, GARVEY, & MCCONNELL, 2010), belgas (DE SMET, VAN KEER, & VALCKE, 2009), dinamarquesas (LUEG & LUEG, 2014), norueguesas (QURESHI, & STORMYHR, 2012), do Sul da África (UNDERHILL & MCDONALD, 2010) e universidades da América Latina, como uruguaias (COLLAZO, HERNÁNDEZ, & SEOANE, 2014) e colombianas (CARDOZO-ORTIZ, 2011). A literatura mostra que, ao longo dos últimos anos, e sobretudo a partir da segunda metade do século XX, a tutoria tem sido utilizada numa ampla gama de situações na educação por todo o mundo: para auxiliar a aprendizagem; para ajudar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem ou os que têm necessidades específicas de aprendizagem; para auxiliara inclusão de alunos em risco de exclusão; para capacitar os alunos a se beneficiarem do apoio dos seus pares, para citar apenas algumas. Na contramão dos registros acima, percebemos que no Brasil, os estudos sobre o tema ainda são escassos e a discussão do papel que a tutoria desempenha, estão muito atreladas à compreensão de sua utilidade na Educação à Distância. Embora não esteja a ela restrita, a tutoria é entendida no país como a modalidade empregada nas atividades de ensino não presencial, exercendo o papel de interlocutor para essa modalidade de ensino muito disseminada hoje no país. Assim, considerando os benefícios na oferta de apoio no processo de adaptação à vida universitária apresentados pela literatura, este capítulo congrega os trabalhos sobre experiências em tutoria e acolhimento do aluno, principalmente o ingressante, das instituições de ensino superior, apresentados na Seção Dirigida (SD) intitulada “Experiências em Tutoria e Acolhimento Estudantil nas Instituições de Ensino de Engenharia”, que ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE, na cidade do Rio de Janeiro, em 2023.