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Title: As dimensões da satisfação dos usuários do Programa Saúde da Família: confiabilidade e empatia
Other Titles: The Dimensions of user satisfaction of the Family Health Program: trust and empathy
Las dimensiones de la satisfacción de los usuarios del Programa Salud de la Familia: confiabilidad y empatía
Authors: Dias, Orlene Veloso [UNIFESP]
Vieira, Maria Aparecida
Dias, Jamile Pereira
Ramos, Lais Helena [UNIFESP]
Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Enfermagem
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: Family Health Program
Consumer satisfaction
Trust
Empathy
Programa Saúde da Família
Satisfação do usuário
Confiança
Empatia
Issue Date: 1-Jan-2011
Publisher: Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 24, n. 2, p. 225-231, 2011.
Abstract: OBJECTIVE: Describe users' perceptions of teams from the Family Health Program (PSF) of the urban area of Montes Claros, Minas Gerais, regarding the dimensions of satisfaction related to trust and empathy; analyze the demographic profile of the population interviewed in relationship to their perceptions of trust and empathy. METHODS: Quantitative descriptive survey; using SERVQUAL. 319 users were interviewed and the analysis was performed using descriptive statistics to identify statistically significant associations. RESULTS: Most respondents were: female (80.6%), ages 18 to 30 years (38.2%), had completed high school (32.3%), had a family income of 1 to 3 times the minimum wage (76.8%), lived in the district for over 10 years (52.6%), and had good understanding of services as related to trust and empathy. CONCLUSION: We describe the aspects involving trust and empathy for users of the PSF, which must be considered when restructuring the processes of health care for the population.
OBJETIVO: Describir la percepción de los usuarios de los equipos del Programa Salud de la Familia (PSF) de la zona urbana de Montes Claros, Minas Gerais, sobre las dimensiones de la satisfacción relacionadas a la Confiabilidad y la Empatia; analizar el perfil sociodemográfico de la población entrevistada frente a la Confiabilidad y a la Empatía. MÉTODOS: Investigación cuantitativa; descriptiva por medio del SERVQUAL. Fueron entrevistados 319 usuarios y el análisis fue realizado por meio da estadística descriptiva y las asociaciones estadísticamente significativas. RESULTADOS: La mayoría de los entrevistados es del sexo feminino (80,6%), se encuentra en el grupo etáreo de 18 a 30 años (38,2%), posee secundaria completa (32,3%), ingreso familiar de 1 a 3 salarios mínimos (76,8%), reside en los barrios hace más de 10 años (52,6%) y tiene buena percepción de los servicios prestados en cuanto a la Confiabilidad y a la Empatía. CONCLUSIÓN: Fue posible describir los aspectos que involucran a la Confiabilidad y la Empatía de los usuarios del PSF, que merecem ser considerados en la reestructuración de los procesos de atención a la salud de la población.
OBJETIVO: Descrever a percepção dos usuários das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) da zona urbana de Montes Claros, Minas Gerais, sobre as dimensões da satisfação relacionadas à Confiabilidade e à Empatia; analisar o perfil sociodemográfico da população entrevistada frente à Confiabilidade e à Empatia. MÉTODOS: Pesquisa quantitativa; descritiva por meio do SERVQUAL. Foram entrevistados 319 usuários e a análise foi realizada por meio da estatística descritiva e as associações estatisticamente significantes. RESULTADOS: A maioria dos entrevistados é do sexo feminino (80,6%), encontra-se na faixa etária de 18 a 30 anos (38,2%), possui ensino médio completo (32,3%), renda familiar de 1 a 3 salários mínimos (76,8%), reside nos bairros há mais de 10 anos (52,6%) e tem boa percepção dos serviços prestados quanto à Confiabilidade e à Empatia. CONCLUSÃO: Foi possível descrever os aspectos que envolvem a Confiabilidade e a Empatia dos usuários do PSF, que merecem ser considerados na reestruturação dos processos de atenção à saúde da população.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6159
ISSN: 0103-2100
Other Identifiers: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000200011
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