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dc.contributor.authorAmorim, Geová Oliveira de [UNIFESP]
dc.contributor.authorBommarito, Silvana [UNIFESP]
dc.contributor.authorKanashiro, Célia Akemi
dc.contributor.authorChiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
dc.date.accessioned2015-06-14T13:42:42Z
dc.date.available2015-06-14T13:42:42Z
dc.date.issued2011-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200015
dc.identifier.citationJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 170-176, 2011.
dc.identifier.issn2179-6491
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6119
dc.description.abstractPURPOSE: To evaluate the vocal behavior of receptive telemarketing operators in pre- and post-work shift moments, and to relate the results to the variable gender. METHODS: Participants were 55 telemarketing operators (11 men and 44 women) working in a receptive mode in the city of Maceió (Alagoas, Brazil). A questionnaire was applied before the work shift to initially identify the vocal complaints. After that, vocal samples were recorded, comprising sustained emissions and connected speech produced 10 minutes before and 10 minutes after the workday to be later evaluated. Auditory-perceptual and acoustic analyses of voice were conducted. RESULTS: Vocal complaints and symptoms reported by the operators after the work shift were: dry throat (64%); neck and cervix pain (33%); hoarseness (31%); voice failure (26%); and vocal fatigue (22%).Telemarketing operators presented reduced maximum phonation time before and after the day of work (p=0.645). Data from the auditory-perceptual assessment of voice were similar in pre- and post-shift moments (p=0.645). No difference was found between moments also on acoustic analysis data (p=0.738). CONCLUSION: Telemarketing operators have high indexes of vocal symptoms after the work shift, and there are no differences between pre- and post-work shift in auditory-perceptual and acoustic assessments of voice.en
dc.description.abstractOBJETIVO: Avaliar o comportamento vocal de teleoperadores receptivos em momento pré e pós-jornada de trabalho e relacionar os resultados à variável gênero. MÉTODOS: Participaram 55 teleoperadores de uma empresa de teleatendimento na cidade de Maceió (AL), sendo 11 homens e 44 mulheres, com atuação no modo receptivo. Inicialmente, foi aplicado um questionário antes da jornada de trabalho para identificação das queixas vocais. Em seguida foi feita gravação de amostras vocais compostas por emissões sustentadas e fala encadeada 10 minutos antes e 10 minutos após a jornada de trabalho para serem posteriormente avaliadas. Foram realizadas avaliações perceptivo-auditiva e acústica da voz. RESULTADOS: Os sintomas e queixas vocais referidos pelos teleoperadores após a jornada de trabalho foram: garganta seca (64%); dores na região de nuca e pescoço (33%); rouquidão (31%); falhas na voz (26%) e cansaço vocal (22%). Os teleoperadores apresentaram tempos máximos fonatórios reduzidos antes e após a jornada de trabalho (p=0,645). Os dados da avaliação perceptivo-auditiva da voz foram semelhantes nos momentos pré e pós-jornada (p=0,645). Também não houve diferença nos dados de análise acústica no início e ao final da jornada de trabalho (p=0,738). CONCLUSÃO: Os teleoperadores apresentam elevado índice de sintomas vocais após a jornada de trabalho, e não há diferenças entre a pré e pós-jornada de trabalho nas avaliações perceptivo-auditiva e acústica da voz.pt
dc.format.extent170-176
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartofJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectVoice qualityen
dc.subjectVoice disordersen
dc.subjectOccupational healthen
dc.subjectWorken
dc.subjectTelephoneen
dc.subjectSpeech acousticsen
dc.subjectQuestionnairesen
dc.subjectQualidade da vozpt
dc.subjectDistúrbios da vozpt
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt
dc.subjectTrabalhopt
dc.subjectTelefonept
dc.subjectAcústica da falapt
dc.subjectQuestionáriospt
dc.titleComportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalhopt
dc.title.alternativeThe vocal behavior of telemarketing operators before and after a working dayen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationUnifespUNIFESP
dc.identifier.fileS2179-64912011000200015.pdf
dc.identifier.scieloS2179-64912011000200015
dc.identifier.doi10.1590/S2179-64912011000200015
dc.description.sourceSciELO
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