Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51776
Title: Influência de barreiras submersas de geobags na ictiofauna da zona de arrebentação na região de Santos e São Vicente, São Paulo, Brasil
Authors: Choueri, Rodrigo Brasil [UNIFESP]
Padovan, Pamela Brocenschi [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
http://lattes.cnpq.br/1441578500770100
http://lattes.cnpq.br/0408418557980214
Souza, Marcelo Ricardo de
Tutui, Sérgio Luiz dos Santos
http://lattes.cnpq.br/7921189384865092
http://lattes.cnpq.br/8040574012348626
Keywords: Geossintéticos
Assembleia de peixes
Erosão
Monitoramento ambiental
Gestão costeira
Issue Date: 28-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: PADOVAN, Pamela Brocenschi. Influência de barreiras submersas de geobags na ictiofauna da zona de arrebentação na região de Santos e São Vicente, São Paulo, Brasil. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Engenharia Ambiental) - Instituto do Mar (IMar), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2019.
Abstract: Nas últimas décadas os geossintéticos ganharam espaço em obras de engenharia realizadas na região costeira. Dentre suas diversas aplicações, passou a ser utilizado como barreiras submersas em diferentes lugares, a fim de evitar a erosão e minimizar estragos causados por ressacas marítimas. Grande parte de cidades litorâneas sofrem com os efeitos das ressacas, e o município de Santos não é uma exceção. Devido a esse problema, foi desenvolvido na região da Ponta da Praia um projeto-piloto que constituiu na implementação de barreiras submersas de geobags. Pelo ineditismos em se utilizar tais métodos para dissipação de ondas no país, o presente trabalho tem como objetivo avaliar alterações na estrutura da assembleia de peixes da zona de arrebentação como consequência da colocação de barreiras submersas de geobags. Para a realização do estudo, foram utilizados dados obtidos através de um projeto desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Pesca APTA/SAA/SP, o qual consistiu na realização de coletas em três praias pertencentes a Baía de Santos: Itararé (São Vicente), José Menino e Aparecida (Santos). As coletas foram realizadas através de uma rede e arrasto do tipo picaré e contou com dois períodos de estudo, antes (janeiro a julho de 2017) e após (janeiro a julho de 2018) da colocação dos geobags. Em cada ponto, antes de iniciar os arrastos (tréplicas) foram mensuradas salinidade e temperatura da água. Para a obtenção dos resultados, os organismos foram identificados a nível de espécies, contados e pesados de forma individual, para então a realização das análises. Para verificar a diferença da salinidade e temperatura em relação aos locais e os dois períodos de estudo foi realizada a análise de variância bifatorial (ANOVA), mostrando que não teve diferença significativa. Com a finalidade de avaliar se houve perturbações nas áreas de coleta nos períodos antes e após a colocação foram geradas curvas ABC (abundance biomass comparison). Para verificar os índices ecológicos foram calculados a riqueza absoluta, equitatividade de Pielou e diversidade de Shannon-Wiener. Para este último foi gerado a PERMANOVA (análise multivariada permutacional de variância). O mesmo teste estatístico não paramétrico foi realizado, através do índice de similaridade de Bray-Curtis, com o intuito de avaliar a similaridade da assembleia de peixes, bem como os gráficos de Escalonamento Multidimensional Não Métrico (NMDS) e a Análise de Similaridade de Percentagens (SIMPER). De forma geral, o estudo realizado identificou uma pequena interferência na alteração na fauna de peixes no local de intervenção, mas que não foi o suficiente para modificar a estrutura da ictiofauna da zona de arrebentação. Este tipo de trabalho é inédito no Brasil e visa avaliar e entender impactos de obras costeiras, colaborando assim como fonte de consulta para a gestão costeira.
URI: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51776
Appears in Collections:Trabalho de conclusão de curso de graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão_Final_Pamela_Brocenschi_Padovan_EA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso completo1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.