Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48146
Title: Avaliação de anticoncepção em mulheres com anemia falciforme
Authors: Guazzelli, Cristina Aparecida Falbo [UNIFESP]
Carvalho, Natalia da Silva [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: Anticoncepção/métodos
Anemia falciforme
Planejamento familiar
Anticoncepcionais orais hormonais
Hidroxiureia
Issue Date: 28-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: CARVALHO, Natalia da Silva. Avaliação de anticoncepção em mulheres com anemia falciforme. 2013. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.
Abstract: Introdução: Anemia Falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum no Brasil. A maior sobrevida entre os pacientes está proporcionando o crescimento da população adulta com anemia falciforme e as questões relevantes a essa faixa etária, como atividade sexual, gravidez e anticoncepção estão surgindo como novos problemas. Objetivo: Avaliar a saúde reprodutiva e a utilização de métodos anticoncepcionais em mulheres com anemia falciforme. Metodologia: Estudo observacional retrospectivo baseado em informações contidas nos prontuários médicos de 69 pacientes portadoras de anemia falciforme em tratamento na Universidade Federal de São Paulo. Analise estatística através o programa SPSS versão 20. Resultados: O uso de algum tipo de método anticoncepcional foi observado em 43 (79,6%) pacientes com vida sexual ativa. Não houve diferença estatística quando se comparou as pacientes que ja haviam usado contraceptivo hormonal combinado, as apenas progestogeno isolado e as que nunca haviam usado contraceptivo hormonal em relação às principais intercorrências clínicas. Os valores de hemoglobina e hematócrito foram maiores entre as que usaram contraceptivo hormonal combinado. (p=0,03 e p=0,009, respectivamente). O tempo de uso de MAC foi maior entre as que empregavam hidroxiureia (p=0,03). Conclusao: Pode-se concluir com esse estudo que os MAC foram considerados seguros entre as pacientes com anemia falciforme, e até mesmo benéfico para a melhora da doença, porem, são necessária a realização de estudos prospectivos para uma melhor avaliação dos efeitos dos métodos contraceptivos na anemia falciforme e suas interações com essa doença e com o uso da hidroxiuréia.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48146
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=900638
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.