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Title: Análise de desempenho no the reading decision test (rdt) numa amostra da cidade de São Paulo
Authors: Miranda, Monica Carolina [UNIFESP]
Silva, Eliane Pereira Domingues da [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: learning
assessment
performance
reading
aprendizagem
avaliação
desempenho
leitura
Issue Date: 15-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: SILVA, Eliane Pereira Domingues da. Análise de desempenho no the reading decision test (rdt) numa amostra da cidade de São Paulo. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
Abstract: Before they can understand sentences, it is necessary for readers to be able to recognize letters and decode single words. Thus, the acquisition of reading skill goes through stages, with the failure in one of them, problems in learning may occur in the future, even in the case of children with adequate level of intelligence. Therefore, screening tests are essential reading instruments, because they identify the difficulties presented by the readers from the beginning of the process of reading acquisition. The Reading Decision Test (RDT), translated and adapted to Brazilian population by Pinheiro (2011) evaluates the processes of decoding and comprehension through three subtests (letters, words and sentences) with increasing level of difficulty, each having two equivalent forms (F1 and F2). This study proposes to continue the study of Pinheiro (2011), the adaptation and performance analysis of a sample of the City of São Paulo in the Brazilian version of the RDT process. For that successive steps, which included a) analyze the adapted version of the RDT were performed; b) pilot study for the subtest of sentences; c) performance analysis of a group of 449 students from 1st to 5th grade of elementary school, enrolled in public and private schools, broken down by gender and type of school. The analyzes showed that the adapted version for the influence of time, ie, the appropriate rate of breakdown of the different items comprising the subtests of letters and words, it was observed that the determination of these tasks, a stopping criteria of 3 minutes allowed the emergence of effect of school year. The ability of discrimination was also evident in all school years, in both forms of the subtests. As regards the performance subtests of letter and words, we analyzed the effects of the school year, gender and type of school. Overall, the results showed that the only statistically significant predictor for both forms (F1, F2), has the school year. The performance analysis of the subtest letters to both forms, the factors gender and school year were statistically significant. In the words subtest of the results showed for both forms of the factors the school year and school type.
Antes de conseguirem compreender sentenças, é necessário que os leitores sejam capazes de reconhecer letras e decodificar palavras isoladas. Assim, a aquisição da habilidade de leitura passa por estágios, sendo a falha em um deles, poderá ocorrer problemas na aprendizagem no futuro, mesmo em se tratando de crianças com nível de inteligência adequado. Portanto, os testes de triagem de leitura são instrumentos essenciais, pois identificam as dificuldades apresentadas pelos leitores desde o início do processo de aquisição da leitura. O Reading Decision Test (RDT), traduzido e adaptado para população brasileira por Pinheiro (2011) avalia os processos de decodificação e de compreensão por meio de três subtestes (letras, palavras e sentenças) com nível crescente de dificuldade, tendo cada um deles duas formas equivalentes (F1 e F2). O presente estudo se propõe a dar continuidade ao estudo de Pinheiro (2011), no processo de adaptação e análise do desempenho de uma amostra da Cidade de São Paulo da versão brasileira do RDT. Para isso foram realizadas etapas sucessivas, que incluíram a) analise da versão adaptada do RDT; b) estudo piloto para o subteste de sentenças; c) análise de desempenho de um grupo de 449 escolares do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas pública e particular, subdivididos por gênero e tipo de escola. As análises da versão adaptada mostraram que em relação à influência do tempo, ou seja, da velocidade de discriminação adequada dos diferentes itens que compõem os subtestes de letras e palavras, observou-se que a determinação nessas tarefas, de um critério de interrupção de 3 minutos, permitiu o surgimento de efeito de ano escolar. A habilidade de discriminação também foi evidenciada em todos os anos escolares, nas duas formas dos subtestes. No que se refere ao desempenho nos subtestes de letra e palavras, analisou-se os efeitos de ano escolar, gênero e tipo de escola. De modo geral, os resultados mostraram que o único preditor estatisticamente significante, para ambas as formas (F1 e F2), foi o ano escolar. A análise do desempenho no subteste de letras para ambas as formas, os fatores gênero e ano escolar se mostraram estatisticamente significantes. No subteste de palavras os resultados evidenciaram para ambas as formas os fatores ano escolar e tipo de escola.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47163
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1308765
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