Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46941
Title: Desenvolvimento e avaliação de um sistema web para treinamento das habilidades auditivas em pacientes adultos e idosos usuários de aparelho de amplificação sonora individual
Authors: Pisa, Ivan Torres Pisa [UNIFESP]
Ruela, Simone Virginia Vitti [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: hearing loss (c09
18
58
41)
hearing aids (e07
14
58)
software (l01
24
00)
adult (m01
60
16)
elderly (m01
60
16
00)
auditory training
software
adulto
idoso
perda auditiva
auxiliares da audição
treinamento auditivo
deficiente auditivo
Issue Date: 31-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: RUELA, Simone Virginia Vitti. Desenvolvimento e avaliação de um sistema web para treinamento das habilidades auditivas em pacientes adultos e idosos usuários de aparelho de amplificação sonora individual. 2016. 131 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Abstract: Adults and elderly hearing aid users often suffer psychosocial reactions as a result of hearing loss and to minimize these reactions there is need for auditory rehabilitation. The goal was develop and evaluate a web system for auditory training adult / elderly of user hearing aids. Were selected subjects with hearing loss mild to severe, hearing aid users, aged 15-89, who had a computer at home and experience in surfing the internet The sample was divided control and experimental group, differentiating them in the system usability, and spontaneous demand web group, totaling 57 subjects. The system was built in PHP programming, MySQL database and consists of the module information based on guidelines for the use of hearing aids; and auditory training module based on axes of listening skills: attention, discrimination, recognition, understanding and auditory memory. The Hearing Handicap Inventory questionnaires were completed for the elderley (HHIE) Hearing Handicap Inventory for the Adult (HHIA) and complaints of hearing before and after access. It was found that the experimental group showed a significant reduction between the before and after for all variables of HHIE questionnaires / HHIA and improvement of up to 51% compared to hearing complaints. 90% of users rated as positive impact auditory training. It is concluded that the subjects who took the auditory training showed improvement in trained auditory skills, significant decrease in restriction of participation in social and emotional aspects caused by hearing loss and adherence to the use of hearing aids.
Adultos e idosos usuários de aparelho de amplificação sonora individual podem sofrer reações psicossociais em decorrência da perda auditiva e para minimizar essas reações há necessidade da reabilitação auditiva. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um sistema web para treinamento auditivo de adulto/idoso usuário de aparelho auditivo. Foram selecionados sujeitos portadores de perda auditiva de grau leve a severo, usuários de aparelho auditivo, faixa etária de 15 a 89 anos, que possuíam computador em casa e experiência em navegar na internet. A amostra foi dividida em grupo controle e experimental, diferenciando-os na usabilidade do sistema, e no grupo de demanda espontânea via web, totalizando 57 sujeitos. O sistema foi construído em programação PHP, banco de dados MySQL e composto pelo módulo informativo com base em diretrizes para o uso de aparelhos auditivos; e módulo de treinamento auditivo com base em eixos das habilidades auditivas: atenção, discriminação, reconhecimento, compreensão e memória auditiva. Foram aplicados os questionários Hearing Handicap Inventory for the Elderley (HHIE), Hearing Handicap Inventory for the Adult (HHIA) e o de queixas auditivas, antes e depois do acesso. Constatou-se que o grupo experimental apresentou diminuição significativa entre o antes e depois para todas as variáveis dos questionários HHIE/HHIA e melhora de até 51% em relação às queixas auditivas. 90% dos usuários avaliaram como impacto positivo o treinamento auditivo. Conclui-se que os sujeitos que realizaram o treinamento auditivo apresentaram melhora das habilidades auditivas treinadas, diminuição significativa da restrição de participação nos aspectos sociais e emocionais ocasionados pela perda auditiva e adesão ao uso do aparelho auditivo.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46941
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4935076
Appears in Collections:Tese de doutorado

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.