Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41899
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDevincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]
dc.contributor.authorOliveira, Aline Azevedo de [UNIFESP]
dc.date.accessioned2018-06-06T11:36:13Z
dc.date.available2018-06-06T11:36:13Z
dc.date.issued2009
dc.identifierhttp://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_165_aline_oliveira.pdf
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aline Azevedo de. CONHECER PARA INTERVIR: educação em saúde para cuidadores informais de idosos no Programa de Atenção à Saúde do Idoso – ENVELHE-SER – na cidade de Varginha/MG. 2009. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/11600/41899
dc.description.abstractO presente estudo justifica-se diante da rápida mudança do perfil demográfico brasileiro, com o aumento do número de idosos e, conseqüentemente de seus cuidadores, expondo o despreparo do setor público a esta nova realidade, sendo necessária a adoção de medidas que possam combater iniqüidades e desenvolver ações sob um olhar multidimensional. Além disso, a literatura aponta a importância de capacitação de recursos humanos para a assistência dessa população, tanto no âmbito profissional como no domiciliar, e a carência de um consenso sobre a educação de cuidadores e pouca produção sobre os programas na área de saúde do idoso. Nesse sentido, este trabalho procura investigar o processo de educação em saúde para cuidadores de idosos no Programa de Atenção à Saúde do Idoso – ENVELHE-SER - em Varginha - MG, apresentando assim a importância de se conhecer as reais necessidades dos cuidadores e os desafios enfrentados pela equipe multiprofissional central, visando a proposta de diretrizes para elaboração e implantação de grupos de atenção e apoio para cuidadores de idosos informais.. Neste contexto, a pesquisa tratou-se de um estudo quantitativo/qualitativo com foco no processo de educação em saúde para cuidadores de idosos, sob a ótica da equipe multiprofissional central e dos cuidadores de idosos inseridos no Programa de Atenção à Saúde do Idoso – ENVELHE-SER – na cidade de Varginha - MG. Para tanto, optou-se pela aplicação da entrevista semi-estruturada aos cuidadores informais de idosos compreendendo questões que possibilitaram conhecer o perfil dos idosos dependentes e cuidadores, a provisão de cuidados e a educação em saúde desenvolvida pelo programa. Posteriormente, utilizou-se a técnica de grupo focal com os profissionais da equipe do programa, conhecendo sob a visão deles a educação em saúde para cuidadores de idosos. Após a análise de dados, foi possível propor diretrizes para os grupos de atenção e apoio aos cuidadores de idosos a partir de 3 diretrizes referentes aos próprios cuidadores de idosos, aos profissionais de saúde envolvidos e as estruturas do setor público para tanto.pt
dc.description.abstractThe study justifies itself due to the rapid change of the brazilian demographic profile caused by the increase of the elder’s population and additionally its caretakers, exposing the public sector’s lack of skills to tackle this new reality, being necessary the assumption of measures which can fight unfairness and develop actions under a multidimensional viewpoint. Moreover, the literature points out the importance of human resources qualification to look after that population either in the workplace or in their homes, the lack of agreement about the caretakers education and the low production of programs of elder’s health care. In this regard, this assignment investigates the education for elder caretakers of the Elder’s Health Care Program – ENVELHE-SER – in Varginha/MG, presenting the importance of knowing the actual caretakers’ needs and the challenges faced by the multi professional central crew aiming the proposal of policies for creation and implantation of attention groups and support for the informal elder’s caretakers. In this context, the research consists of a quantitative/qualitative study focusing on the process of the health education for elder’s caretakers under the point of view of the multi professional central crew and the elder’s caretakers of the Elder’s Health Care Program – ENVELHE-SER – of the city of Varginha/MG. To achieve it, a semi structured interview was applied to the informal elder’s caretakers which consists of questions that allowed to disclose the profile of the dependent elders and caretakers, the care provision and the process of health education of the program. Furthermore, the focal group technique was applied by the program crew professionals which allowed knowing their outlook on health education for elder’s caretakers. After data analysis it was possible to draw policies for the attention groups and give support for the elder’s caretakers from 3 proposals referred to the elder’s caretakers themselves, to the healthcare professionals in question and to the public sector structures required.en
dc.format.extent123f.
dc.languagePortuguês
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectSaúde do idosopt
dc.subjectCuidadores de idosospt
dc.subjectEducação em saúdept
dc.subjectPolíticas públicas do idosopt
dc.subjectElder’s healthcareen
dc.subjectElder’s caretakersen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectElder’s public policiesen
dc.titleConhecer para intervir: educação em saúde para cuidadores informais de idosos no Programa de Atenção à Saúde do Idoso – Envelhe-Ser – na cidade de Varginha/MGpt
dc.title.alternativeTo meet to intervene: health education for informal caregivers of the elderly in the Health Care of the Elderly Program - ENVELHE-SER - in the city of Varginha / MGen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.identifier.filetese_165_aline_oliveira.pdf
unifesp.campusSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)pt
unifesp.graduateProgramEnsino em Ciências da Saúde – EPEpt
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0490971082296164
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9369073345790021
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_165_aline_oliveira.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.