Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4039
Title: Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
Other Titles: Adherece of Nursing Graduation Courses to the National Curricular Guidelines
Adherencia de los Cursos de Pregrado en Enfermería a las Pautas Curriculares Nacionales
Authors: Lopes Neto, David
Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara De Moraes
Fernandes, Josicleia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenya Schimidt
Sordi, Maria Regina Lemes De
Barbieri, Márcia [UNIFESP]
Bocardi, Maria Inês Brandão
Universidade Federal do Amazonas Escola de Enfermagem
Universidade do Estado do Pará Curso de Enfermagem
Faculdade Católica Rainha do Sertão Curso de Enfermagem
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem
Universidade de Brasília
Universidade Federal da Bahia Escola de Enfermagem
Universidade Federal de Santa Catarina Escola de Enfermagem
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Faculdades da Alta Paulista de Tupã Faculdade de Enfermagem
Keywords: Nursing education
Guidelines
Education
nursing
diploma programs
Educação em enfermagem
Diretrizes
Programas de graduação em enfermagem
Issue Date: 1-Dec-2007
Publisher: Associação Brasileira de Enfermagem
Citation: Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 6, p. 627-634, 2007.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the adherence of the Pedagogic Projects of Nursing Graduation Courses (PPC/ENF) to the National Guidelines for the Curriculum of Nursing Graduation Courses (DCN/ENF). It was a descriptive study that compared the information obtained from the reports of the PPC/ENF and the proposals of DCN/ENF, using data collected by INEP/MEC and made available for this study. The data base consisted of all reports from 110 nursing graduation courses that were seeking accreditation or renewal between 2002 and 2006. Sixty aspects of the evaluation were selected and 10. The study reports that the rate of adherence of the nursing courses to the DCN/ENF guidelines was low, 72%. These findings indicate there is a need for nursing courses/schools to adjust the epistemological bases of the DCN/ENF to the proposals of PPC/ENF.
Esta investigación tuvo como objetivo identificar la coherencia/adherencia de Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Pregrado en Enfermería (PPC/PE) con/a las Pautas Curriculares Nacionales para esos cursos (DCN/ENF). Estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos en las DCN/ENF, teniendo como base los informes de los procesos de evaluación conducidos por el INEP/MEC y puestos a disposición para este estudio. La muestra fue constituida por los informes de evaluación, referentes a los procesos de 110 cursos de pregrado en enfermería para reconocimiento o renovación de reconocimiento de los mismos, en el período de 2002 a 2006. Fueron relaccionados 60 aspectos del instrumento y de estos fueron seleccionados 10. El estudio mostró que el índice de adherencia de los PPC/PE a las DCN/ENF fue de 72% considerado bajo, lo que apunta para la necesidad de que las escuelas busquen una mejor vinculación entre las bases epistemológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas en los PPC/ENF.
Esta investigação teve como objetivo identificar a aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem (PPC/ENF) às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para esses cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, entre os dados presentes nos PPC/ENF e os propostos nas DCN, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Educação e Cultura e disponibilizados para este estudo. A amostra foi constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 110 cursos de graduação. Foram relacionados 60 aspectos do instrumento e destes foram selecionados 10. O estudo revelou que o índice de aderência dos cursos de enfermagem às DCN/ENF foi 72%, considerado baixo, o que aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4039
ISSN: 0034-7167
Other Identifiers: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003
Appears in Collections:Em verificação - Geral

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S0034-71672007000600003.pdf360.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.