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dc.contributor.advisorLopez, Fábio Ancona [UNIFESP]
dc.contributor.authorGaglianone, Cristina Pereira [UNIFESP]
dc.date.accessioned2015-12-06T23:00:24Z
dc.date.available2015-12-06T23:00:24Z
dc.date.issued1999
dc.identifier.citationSão Paulo: [s.n.], 1999. 112 p. tab.
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16318
dc.description.abstractO Brasil vive uma realidade de contrastes, convivendo com a desnutricao e anemia, ocasionadas pela carencia de nutrientes, e doencas cardiovasculares, tipicas de paises desenvolvidos. O consumo alimentar inadequado esta associado tanto as defiCiências nutricionais quanto ao risco de desenvolvimento das doencas cronico degenerativas. Atraves da educacao nutricional a populacao tem acesso a informacoes no campo da nutricao e e estimulada a adotar praticas alimentares saudaveis. Como nao existe, em nosso pais, um programa oficial de Educacao Nutricional para escolas este assunto tem sido abordado como parte do conteudo da disciplina de Ciências, onde o livro didatico tem representado importante instrumento no processo ensino-aprendizagem. Realizamos este estudo com o objetivo de avaliar o conteudo relacionado a nutricao nos livros didaticos de Ciências, recomendados pelo MEC para o ano letivo de 1999 para o Ensino Fundamental, usando como referencia os Parametros Curriculares Nacionais -MEC. Avaliamos 23 livros didaticos de Ciências, exemplar do professor, utilizados nos quatro ciclos do Ensino Fundamental, sendo os conteudos agrupados em tres blocos tematicos: Ambiente, Saúde e Tecnologia e Sociedade. Observamos que a abordagem da fisiologia humana e relacao entre os seres vivos atraves da alimentacao foram bastante explorados. Entretanto diversos conteudos recomendados pelos PCNs nao estavam presentes ou foram abordados de forma inadequada, especialmente os relacionados ao valor nutritivo dos alimentos, necessidades nutricionais e caracterizacao da alimentacao saudavel. O impacto ambiental da exploracao alimentar, o papel da cultura e preferencias nas escolhas alimentares, e abordagem das vantagens e desvantagens do consumo de alimentos industrializados, requerem discussao mais cuidadosa. Por outro lado observamos a presenca de informacoes desatualizadas sobre funcao dos nutrientes. Apesar dos conceitos adequados sobre a funcao dos carboidratos, proteinas e lipidios, observamos uma tendencia a supervalorizacao do alimento de origem animal, rico em proteinas, e associacao do carboidratos a obesidade, podendo ocasionar uma concepcao inadequada da dieta saudavel. Concluimos que ha necessidade de um trabalho de revisao e atualizacao dos livros avaliados, com a correcao dos problemas apontados. Sugerimos inclusao de conteudos basicos e complementares, e dos novos conhecimentos, no exemplar destinado ao professor, favorecendo a melhor abordagem ...(au)pt
dc.format.extent112 p.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rightsAcesso restrito
dc.subjectNutrição em Saúde Públicapt
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt
dc.titleEstudo do conteúdo relacionado a nutrição em livros didáticos de Ciências utilizados no ensino fundamental brasileiropt
dc.title.alternativeStudy of the nutrition-related content of school books for teaching od sciences used in basic education in Brasilen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.identifier.fileepm-016026.pdf
dc.description.sourceBV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campusSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)pt
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