Organização Topográfica e Quantificação das Vias Trigêmino-Rubrais em Camundongos Distróficos e Normais

Organização Topográfica e Quantificação das Vias Trigêmino-Rubrais em Camundongos Distróficos e Normais

Título alternativo Topographic organization and quantification of trigemial-rubral pathways in control and dystrophic mice
Autor Pinto, Magali Luci Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Lapa, Rita de Cássia Ribeiro da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Pacientes com distrofia muscular de Duchenne apresentam alteracoes no sistema nervoso central (SNC). Mudancas no SNC tambem ocorrem nos camundongos distroficos (mdx), incluindo perda de fibras rubro-espinais. Para examinar se outras vias tambem sao reduzidas no mdx, propusemo-nos a estudar a organizacao topografica das vias trigemino-rubrais e quantificar os neuronios do Complexo Trigeminal que se projetam para o nucleo Rubro em camundongos C57BL10 (normais) e distroficos (mdx) de diferentes idades. Para tanto, os animais foram submetidos a cirurgia estereotaxica para as injecoes dos tracadores de transporte retrogrado Fluorogold, Rodamina e Fluoresceina, bilateralmente, no nucleo Rubro. Sete dias depois, os animais foram sacrificados sob anestesia atraves de perfusao transcardiaca e os encefalos foram congelados em meio de embebicao proprio no uso do aparelho criostato e, destes encefalos foram realizados cortes seriados na espessura de 35 ƒÊm. A analise foi realizada em microscopico de epifluorescencia. Foram contados os neuronios do subnucleo oral do nucleo espinal do nervo trigemeo em camundongos normais e distroficos de 3, 6 e 12 meses de idade. No Sistema Intersticial, foram contados todos os neuronios marcados ao longo de sua extensao. Nossos resultados mostraram que existe uma organizacao topografica na projecao dos neuronios do Complexo Trigeminal e do Sistema Intersticial para o nucleo Rubro, em camundongos. Todos os nucleos sensoriais do Complexo Trigeminal apresentaram intensa marcacao bilateral, com predominio contralateral quando o sitio de injecao foi na regiao magnocelular do nucleo Rubro; os neuronios apresentaram pouca ou nenhuma marcacao quando o sitio atingiu a região parvocelular e, quando o sítio de injeção atingiu a região intermediária do núcleo a qual abrange suas partes magnocelular e parvocelular, a marcação retrógrada foi mais intensa só quando o foco do sítio atingiu mais a região magnocelular. O núcleo motor do Complexo Trigeminal não foi marcado em nenhuma das situações. No Sistema Intersticial, foram marcados os neurônios apenas quando o sítio de injeção abrangeu a região magnocelular do núcleo Rubro. Também foi verificado que no Complexo Trigeminal essa organização é semelhante em ambos os grupos normais e distróficos. Os resultados mostraram uma redução de 50% no número de neurônios do Complexo Trigeminal no mdx com a idade de 3 meses. Essa redução neuronal se manteve nos camundongos mdx nos grupos de 6 e 12 meses, não ocorrendo progressão desta perda com a idade. Além disso, o grupo de camundongos C57BL10 (normais) também não apresentou perda neuronal com a idade. Concluímos que a diferença observada no complexo trigeminal no grupo de 3 meses já está estabelecida e que não é progressiva com o avanço da idade; portanto, é bem provável que os camundongos mdx já nasçam com essa redução ou que a mesma ocorra logo nas primeiras semanas após o nascimento.
Palavra-chave Fluorogold, rodamina e fluoresceína
Núcleo rubro
Sistema Intersticial do trato espinal do nervo trigêmeo
mdx
Complexo Trigeminal
Red nucleus
Nervo trigêmeo
Trigeminal nerve
Camundongos
Mice
Rodaminas
Rhodamines
Fluoresceínas
Fluoresceins
Idioma Português
Data de publicação 2008-02-27
Publicado em PINTO, Magali Luci. Organização Topográfica e Quantificação das Vias Trigêmino-Rubrais em Camundongos Distróficos e Normais. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2008.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 80 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9886

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-10874.pdf
Tamanho: 336.3KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta