Impacto do treinamento de educadores de berçários de creches em seus conhecimentos e práticas sobre alimentação

Impacto do treinamento de educadores de berçários de creches em seus conhecimentos e práticas sobre alimentação

Título alternativo Impact of training to nurseries day-care centers’ educators in their knowledges and practices about feeding
Autor Oliveira, Mariana de Novaes Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Nutrição - São Paulo
Resumo Introdução: Em áreas urbanas marginalizadas as creches representam política social promissora para a diminuição da pobreza, promoção da educação e da segurança alimentar para a cidadania. Em dois anos ocorreu no Brasil aumento de 11,2% no número de matrículas, passando de 1,6 milhões em 2007 para mais de 1,8 milhões em 2009. Uma das grandes responsabilidades da creche é a alimentação da criança. A introdução adequada dos novos alimentos no primeiro ano de vida, bem como a disponibilização de alimentos variados, saudáveis e em ambiente agradável permite que a criança inicie a aquisição das preferências alimentares responsáveis pela formação do hábitos alimentares saudáveis. De acordo com a Sinopse Estatística do Professor 2009 no Brasil existiam 127.657 professores de creches. Desses 46,18% (58.954) haviam concluído o ensino superior. O educador tem papel fundamental enquanto promotor de hábitos alimentares saudáveis e adequados. Apesar disso, não existem no país cursos de formação específica para educadores de creche, no que diz respeito à saúde e alimentação da criança. Objetivo: Avaliar o efeito de um treinamento específico sobre saúde e nutrição nos conhecimentos e práticas de educadores de berçários de creches sobre alimentação e nutrição infantil. Métodos: Ensaio institucional randomizado realizado em oito creches da subprefeitura de Santo Amaro - SP, 4 de administração direta e 4 de administração indireta. Duas creches de cada grupo foram sorteadas para receberem um treinamento. Para avaliar o conhecimento sobre alimentação infantil foi utilizada metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário estruturado e pré-codificado com questões fechadas. Para avaliar a prática dos educadores quanto a oferta da alimentação foi utilizada abordagem qualitativa com aplicação da técnica de grupo focal. Resultados: Os resultados das análises quantitativas mostraram que as educadoras das creches expostas ao treinamento obtiveram diferença entre a nota inicial e final maior do que as de creches não expostas (p<0,05). Quando a nota foi analisada por sub-tema, constatou-se que essa diferença se deu principalmente devido à incorporação de conhecimento do tema alimentação complementar (p=0,006). A análise dos grupos focais identificou que o discurso das educadoras que participaram do treinamento está pontuado de indícios de mudanças, de reconhecimento de que é preciso e possível mudar, além disso, o treinamento reforçou a importância da formação continuada. Conclusão: O conceito de que uma escola deve ter profissionais qualificados que conheçam os princípios básicos sobre alimentação, higiene e desenvolvimento infantil deve ser reforçado. Os dados encontrados neste trabalho demonstram que a educação continuada é de extrema relevância. Educadores devem ser capazes de lidar com a alimentação em um sentido amplo, não só para saber como avaliar um cardápio e cuidar das condições higiênicas, mas também saber como transformar este momento em uma experiência lúdica e de aprendizagem. Este estudo mostra que investimentos na formação de recursos humanos são de grande importância, para que assim ocorra melhoria da relação de custo-efetividade para os elevados investimentos públicos realizados no país em creches.
Palavra-chave Educação em saúde
Capacitação profissional
Creches
Criança
Nutrição do lactente
Practices about feeding
Alimentação
Child day care centers
Health education
Professional training
Child
Infant nutrition
Feeding
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2010-04-28
Publicado em OLIVEIRA, Mariana de Novaes. Impacto do treinamento de educadores de berçários de creches em seus conhecimentos e práticas sobre alimentação. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 121 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9715

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Nome: Publico-103.pdf
Tamanho: 640.9KB
Formato: PDF
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