Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/11600/9652
Title: Fichas de avaliações de materiais: bases para uma metodologia de avaliação funcional em artigos médico-hospitalares
Other Titles: Medical devices assessment tools: basis for functional evaluation and prequalification standardization
Authors: Zucchi, Paola [UNIFESP]
Hayashi, Elza Leiko Otubo [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: Procedimento Operacional Padrão–POP
Fichas de avaliação funcional de materiais
Equipamentos e provisões hospitalares
Gestão da qualidade
Hospitais
Issue Date: 27-Apr-2011
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: HAYASHI, Elza Leiko Otubo. Fichas de avaliações de materiais. Bases para uma metodologia de avaliação funcional em artigos médico-hospitalares. 2011. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.
Abstract: Objetivos: Revisar as ferramentas para avaliação funcional de dispositivos médicos de uso rotineiro no Instituto do Coração e outros institutos do Complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Trata-se dos 10 itens de dispositivos médicos com maior número de queixas técnicas e/ou eventos adversos no Sistema Brasileiro de Vigilância Sanitária - NOTIVISA. Teve também como objetivo, elaborar os seus respectivos Procedimentos Operacionais Padrão - POPs, para instrumentar e padronizar a pré-qualificação destes itens de materiais na Rede Hospitais Sentinela e outras instalações de saúde interessados. Métodos: Após comunicação prévia e aceitação da participação no estudo, as Fichas de Avaliações foram enviadas por meio eletrônico para sete Hospitais Públicos e de Ensino com atendimento de alta complexidade e três Hospitais Privados, igualmente referências no atendimento de alta complexidade e pertencentes à rede de Hospitais Sentinelas. O estudo considerou também como critério de inclusão dos hospitais, a presença de um grupo estruturado de profissionais com foco no trabalho de avaliação e ou padronização de materiais antes da aquisição. A estes hospitais foi solicitado que respondessem um questionário com seis questões e sugerissem melhorias nas Fichas de Avaliações Funcional de Materiais enviados. Resultados: Houve a participação de sete Hospitais (dois privados e cinco públicos, dentre os 10 elegíveis) que contribuíram com 495 sugestões. Os 10 itens de materiais totalizaram 16 Fichas de Avaliação Funcional devido ao desdobramento de três materiais com subdivisão: equipos para administração de solução parenteral ou enteral, cateteres periféricos ou centrais e luvas de látex estéreis cirúrgicas ou de procedimento. Em média 60% das sugestões recebidas foram importantes e incorporadas para o aprimoramento das Fichas de Avaliação Funcional de Materiais e elaboração dos respectivos procedimentos operacionais padrão – POPs. Conclusão: As contribuições recebidas forneceram subsídios para revisar as Fichas de Avaliações de Materiais e aprimorá-las conforme objetivo proposto. Proporcionou também, oportunidade para a elaboração dos respectivos POPs.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9652
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Publico-12790.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.