Fichas de avaliações de materiais: bases para uma metodologia de avaliação funcional em artigos médico-hospitalares

Fichas de avaliações de materiais: bases para uma metodologia de avaliação funcional em artigos médico-hospitalares

Título alternativo Medical devices assessment tools: basis for functional evaluation and prequalification standardization
Autor Hayashi, Elza Leiko Otubo Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Zucchi, Paola Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Objetivos: Revisar as ferramentas para avaliação funcional de dispositivos médicos de uso rotineiro no Instituto do Coração e outros institutos do Complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Trata-se dos 10 itens de dispositivos médicos com maior número de queixas técnicas e/ou eventos adversos no Sistema Brasileiro de Vigilância Sanitária - NOTIVISA. Teve também como objetivo, elaborar os seus respectivos Procedimentos Operacionais Padrão - POPs, para instrumentar e padronizar a pré-qualificação destes itens de materiais na Rede Hospitais Sentinela e outras instalações de saúde interessados. Métodos: Após comunicação prévia e aceitação da participação no estudo, as Fichas de Avaliações foram enviadas por meio eletrônico para sete Hospitais Públicos e de Ensino com atendimento de alta complexidade e três Hospitais Privados, igualmente referências no atendimento de alta complexidade e pertencentes à rede de Hospitais Sentinelas. O estudo considerou também como critério de inclusão dos hospitais, a presença de um grupo estruturado de profissionais com foco no trabalho de avaliação e ou padronização de materiais antes da aquisição. A estes hospitais foi solicitado que respondessem um questionário com seis questões e sugerissem melhorias nas Fichas de Avaliações Funcional de Materiais enviados. Resultados: Houve a participação de sete Hospitais (dois privados e cinco públicos, dentre os 10 elegíveis) que contribuíram com 495 sugestões. Os 10 itens de materiais totalizaram 16 Fichas de Avaliação Funcional devido ao desdobramento de três materiais com subdivisão: equipos para administração de solução parenteral ou enteral, cateteres periféricos ou centrais e luvas de látex estéreis cirúrgicas ou de procedimento. Em média 60% das sugestões recebidas foram importantes e incorporadas para o aprimoramento das Fichas de Avaliação Funcional de Materiais e elaboração dos respectivos procedimentos operacionais padrão – POPs. Conclusão: As contribuições recebidas forneceram subsídios para revisar as Fichas de Avaliações de Materiais e aprimorá-las conforme objetivo proposto. Proporcionou também, oportunidade para a elaboração dos respectivos POPs.
Palavra-chave Procedimento Operacional Padrão–POP
Fichas de avaliação funcional de materiais
Equipamentos e provisões hospitalares
Gestão da qualidade
Hospitais
Idioma Português
Data de publicação 2011-04-27
Publicado em HAYASHI, Elza Leiko Otubo. Fichas de avaliações de materiais. Bases para uma metodologia de avaliação funcional em artigos médico-hospitalares. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 202 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9652

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-12790.pdf
Tamanho: 1.369MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta