Efeitos do óxido nítrico sobre a atividade sinalizadora de Src quinase associada à migração de linhagens celulares que expressam ou não a proteína tirosina fosfatase alfa (PTPalfa)

Efeitos do óxido nítrico sobre a atividade sinalizadora de Src quinase associada à migração de linhagens celulares que expressam ou não a proteína tirosina fosfatase alfa (PTPalfa)

Título alternativo Effects of nitric oxide on the signaling activity of Src kinase associated with the migration of cell lines expressing or not the protein tyrosine phosphatase alpha (PTPalfa)
Autor Curcio, Marli Ferreira Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Monteiro, Hugo Pequeno Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo A Proteína Tirosina Fosfatase do tipo receptor (PTP) desempenha funções reguladoras do metabolismo, migração, sobrevivência, proliferação e a diferenciação celular (Hunter, 2000; Tonks, 2001). Esses processos estão associados com alterações nos padrões de adesão das células envolvidas, e com alterações nos níveis de fosforilação em tirosina da proteína tirosina Src quinase. Esta regulação acontece através da desfosforilação do resíduo Tyr527 de Src e da fosforilação do resíduo Tyr416 e conseqüente ativação da enzima. Nesse estudo demonstramos que o óxido nítrico (NO) radical livre sinalizador, ativa Src quinase de duas maneiras e que estas duas formas de ativação acontecem na dependência da expressão da PTP: a) O NO estimula a fosforilação do resíduo Tyr789 da PTP que se torna ativa e promove a desfosforilação do resíduo pTyr527 de Src quinase resultando em ativação da quinase. b) O NO promove a nitrosilação de Src quinase e esta modificação pós-tradução de natureza redox parece promover a fosforilação do resíduo Tyr 416 de Src quinase, nas células ausentes de expressão de PTP. Esta ativação apresentou uma dependência direta do ambiente redox intracelular. Eventos fisiológicos como a migração celular são acompanhados pela elevação de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, desencadeando o recrutamento do complexo Src-Fak. Nesse contexto, apresentamos a PTP como a proteína reguladora dos processos redox, que envolvem as reações de fosforilação e nitrosilação de Src quinase. A expressão da PTP apresentou uma relação inversa com os níveis de expressão da isoforma induzível da NO sintase e com as concentrações de NO. Estes eventos irão determinar vias de sinalização associadas aos processos de proliferação, parada de crescimento e direcionar as vias de ativação associadas à migração-celular.
Palavra-chave Óxido nítrico
Quinases da família src
Proteínas
Tirosina
Fosfatases
Idioma Português
Data de publicação 2010-01-27
Publicado em CURCIO, Marli Ferreira. Efeitos do óxido nítrico sobre a atividade sinalizadora de Src quinase associada à migração de linhagens celulares que expressam ou não a proteína tirosina fosfatase alfa (PTPalfa). 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 231 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9424

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Retido-092a.pdf
Tamanho: 1.474MB
Formato: PDF
Descrição: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/32692
Abrir arquivo
Nome: Retido-092b.pdf
Tamanho: 1.758MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo
Nome: Retido-092c.pdf
Tamanho: 1.025MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta