Efeitos da atividade física sobre a atenção sustentada de crianças portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Efeitos da atividade física sobre a atenção sustentada de crianças portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Título alternativo Physical activity and attenction in children with Attenction deficit disorder
Autor Medina, José Artur Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Barros Neto, Turibio Leite de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Medicina (cardiologia) - São Paulo
Resumo Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is related to a deficiency of central catecholamines (CA) in cognitive, biochemical, and physical tests, and pharmaceutical intervention may have no effect if it is not accompanied by changes in the environment. The objective of our study was to test the hypothesis that central CA are responsible for the increase in speed reaction seen after physical activity (PA) and to measure the impact of high intensity PA on the sustained attention of 25 children diagnosed with ADHD consistent with the Disease Statistical Mental-IV (DSM-IV) criteria. It is possible that practicing sports assists in the management of the disorder. The children were divided between users (US) and non-users (NUS) of methylphenidate (MTP), and the groups were compared to evaluate the effect of the drug on cognition after PA. Post-exercise performance on Conner’s Continuous Performance Test-II (CPT) was not affected by MTP, we observed significant improvements in response time, and we saw normalization in the impulsivity and vigilance measures. These results suggest that the improvements in cognition after physical effort are not CA dependent. Additionally, our results suggest that children’s attention deficits can be minimized through PA irrespective of treatment with MTP. Additional studies are necessary to confirm that exercise mitigates the harmful symptoms of ADHD.

Introdução: O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é o transtorno infantil mais prevalente do mundo e se relaciona com deficiências de catecolaminas em testes físicos, bioquímicos e cognitivos; por outro lado alguns exercícios são conhecidos como potentes estimuladores de catecolaminas, tanto central quanto e perifericamente. Objetivo: Testar a hipótese das catecolaminas (CA) centrais como as responsáveis pelo aumento na velocidade de reação vistas após atividades físicas e medir o impacto que esforços físicos agudos supra limiares apresentam na atenção sustentada de 25 crianças diagnosticadas com TDAH, conforme os critérios do DSM-IV. É possível que a prática desportiva possa ser positiva no manejo dos sintomas de TDAH. Método: As crianças foram divididas entre usuárias (US) e não usuárias (NUS) de Metilfenidato (MTP), os grupos foram comparados quanto a aspectos antropométricos, cognitivos e fisiológicos assim como os efeitos crônicos da droga, sobre a cognição, imediatamente após atividades físicas intensas. Resultado: A performance cognitiva após esforços físicos não foi, de maneira relevante, modificada pelo MTP. Observamos melhoras significativas no tempo de resposta, assim como normalização da impulsividade e das medidas de vigilância por meio do CPT teste. Conclusão: Estes resultados sugerem que a melhora cognitiva usualmente vista após a prática desportiva não são CA dependentes; adicionalmente exercícios físicos podem ser de auxílio no alívio dos sintomas de TDAH.
Assunto Esforço Físico
Physical activity
Sustained attention
Exercise
Idioma Português
Data 2010-09-29
Publicado em MEDINA, José Artur. Efeitos da atividade física sobre a atenção sustentada de crianças portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 78 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9393

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