Educação Permanente e Gestão Acadêmica no Ensino Superior em Saúde

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dc.contributor.advisor Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
dc.contributor.author Pedotti, Cleusa Fernandes Cassetti [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-07-22T20:49:53Z
dc.date.available 2015-07-22T20:49:53Z
dc.date.issued 2012-03-29
dc.identifier.citation PEDOTTI, Cleusa Fernandes Cassetti. Educação Permanente e Gestão Acadêmica no Ensino Superior em Saúde. 2012. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9347
dc.description.abstract The aim of this study was to investigate Permanent Education in the academic management practices of a campus of higher education in health, looking for its improvement, raising the managers´ conceptions on their acting field, to identify the activities developed on that campus regarding Permanent Education and to detect critical nodes in regard to its implementation and their suggestions for improvement of management processes. This study used a qualitative and quantitative approach; at the first moment, a Likert scale questionnaire was submitted to 60 professors of the investigated campus. In a second moment, aiming to better understand and to analyze the data collected, a semi-structured interview was performed with teachers in charge of the campus management. The faculty staff involved in the project recognized the importance and relevance of Permanent Education for their personal and professional development, and emphasized the need of more effective actions to improve their practices as well as greater knowledge on the Permanent Education concepts, many times misled with continuing education. Usually, teachers as well as those into the management process do not have comprehensibility regarding the relationship between Permanent Education and academic management. According to the difficulties found by the professors occupying management positions and the lack of prior knowledge about the technical issues in this area, it was suggested that the topic “Academic Management” must be included in the agenda of the Committee on Teaching Development, as an institutional way, preparing them to face daily difficulties and that these experiences must be the instrument of their learning and transformation of their practices. en
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivos investigar a Educação Permanente no âmbito da gestão acadêmica em um campus de ensino superior em saúde, procurando insumos para seu aperfeiçoamento, levantar as concepções de gestores sobre a Educação Permanente em suas áreas de atuação, identificar as atividades desenvolvidas em Educação Permanente nesse campus e os nós-críticos que dificultam ou impossibilitam a sua implantação e conhecer as sugestões para o aprimoramento dos processos de gestão através desse tipo de educação. Utilizou-se a abordagem quali-quantitativa; numa primeira etapa, foi aplicado um questionário em formato Likert a 60 docentes do campus investigado. Em uma segunda etapa, com objetivo de aprofundamento e melhor compreensão dos dados, foi realizada entrevista semiestruturada com os docentes ocupantes de cargos de gestão do referido campus. Os docentes envolvidos no projeto reconhecem a importância e relevância da Educação Permanente para seu aprimoramento pessoal e profissional, mas sentem a necessidade de iniciativas mais efetivas de aperfeiçoamento de suas práticas, bem como de maior conhecimento das concepções de Educação Permanente, muitas vezes confundidas com Educação Continuada. Os professores de uma forma geral como os que estão no exercício da gestão não têm clareza da relação entre a Educação Permanente e a Gestão Acadêmica. Com as exposições das dificuldades encontradas pelos docentes em cargos de gestão e a falta de prévio conhecimento técnico sobre as questões da área, os professores sugerem que o tema “Gestão Acadêmica” entre na pauta da Comissão de Desenvolvimento Docente, de forma institucionalizada, preparando-os para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia e que estas experiências sejam o instrumento de suas aprendizagens e transformação de suas práticas. pt
dc.format.extent 121 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Academic management en
dc.subject Docência pt
dc.subject Educação permanente pt
dc.subject Gestão acadêmica pt
dc.subject Permanent education en
dc.subject Teaching en
dc.subject Educação superior pt
dc.subject Education, higher en
dc.subject Humanos pt
dc.subject Humans en
dc.subject Instituições acadêmicas pt
dc.subject Schools en
dc.subject Docentes pt
dc.subject Faculty en
dc.title Educação Permanente e Gestão Acadêmica no Ensino Superior em Saúde pt
dc.title.alternative Permanent Education and Academic Management in Higher Education in Health en
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.identifier.file Publico-13208.pdf
dc.description.source TEDE
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM) pt



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Nome: Publico-13208.pdf
Tamanho: 1.122MB
Formato: PDF
Descrição:
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