Desdobramento da Função Qualidade em um Serviço Público de Cirurgia Plástica

Desdobramento da Função Qualidade em um Serviço Público de Cirurgia Plástica

Título alternativo Quality Function Deployment in a Public Plastic Surgery Service
Autor Campos, José Lamartine Galvão de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Ferreira, Lydia Masako Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Cirurgia Translacional – São Paulo
Resumo Introdução: O QFD, Quality Function Deployment, traduzido como Desdobramento da Função Qualidade, é um método utilizado na avaliação e planejamento da qualidade de produtos e serviços, baseado na satisfação do usuário, traduzindo suas necessidades em características mensuráveis, para contemplar suas expectativas. Objetivo: Avaliar a qualidade de um serviço público de Cirurgia Plástica, por meio do método QFD. Métodos: A casuística foi composta por 86 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), de Pouso Alegre-MG. Itens da qualidade exigidos pelos usuários como, acesso, recepção, médico, limpeza, instalações físicas, serviços complementares e outros, foram correlacionados com requisitos técnicos, propostos por uma equipe multidisciplinar. Resultados: As características da qualidade número de reclamações/mês, número de usuários satisfeitos, infraestrutura dos serviços, média de atendimentos mensais por usuário e qualidade do serviço médico prestado foram as mais importantes. Os itens da Qualidade Exigida pelo paciente, considerados mais importantes foram: facilidade de internação, orientações para manutenção da saúde, facilidade para reclamações e sugestões, postura de atendimento na recepção e postura de atendimento do médico. Conclusão: Segundo a Matriz da Qualidade do método QFD, para o Serviço de Cirurgia Plástica do HCSL, os itens de maior impacto no processo foram: facilidade de internação, para a Qualidade Exigida, e número de reclamações/mês, para os Requisitos Técnicos.
Assunto Gestão de qualidade total
Qualidade em Assistência à Saúde
Sistemas de Gestão da Qualidade
Cirurgia Plástica
ISO 9000
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Idioma Português
Data 2010-08-25
Publicado em CAMPOS, José Lamartine Galvão de. Desdobramento da Função Qualidade em um Serviço Público de Cirurgia Plástica. 2010. 118 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 118 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9302

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