Conhecimento sobre epilepsia entre estudantes de educação física na cidade de São Paulo

Conhecimento sobre epilepsia entre estudantes de educação física na cidade de São Paulo

Título alternativo Evaluation of Physical Educators’ Knowledge about Epilepsy
Autor Vieira, Douglas Eduardo de Brito Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Arida, Ricardo Mario Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Epilepsy, a chronic disorder characterized by recurrent unprovoked seizures, affects people of all ages. This study aimed to assess physical educators’ general knowledge about epilepsy. One hundred thirty-four physical educators of both gender answered a questionnaire. The majority of professionals interviewed believe that a seizure is an abnormal electrical discharge of the brain, persons having convulsions will not necessarily present epilepsy, believe that epilepsy is a cerebral chronic disease that can not be cured or controlled, and believe that people with epilepsy have difficulties of learning. Questions concerned previous professional experience with epilepsy showed that more than half of those interviewed have seen a seizure and have access to some information about epilepsy. Thus, 37 professionals have a friend or relative with epilepsy, 19 have a student with epilepsy, and 39 helped someone during seizures. Our findings reveal a lack of physical educators’ appropriate information about epilepsy. Improvement of physical educators’ knowledge about epilepsy might contribute to the improvement of epilepsy care/management.

Epilepsia é uma desordem neurológica caracterizada por crises recorrentes não provocadas que afetam pessoas de todas as idades. Um problema importante no cuidado da epilepsia é a falta de profissionais qualificados. Como o exercício físico é normalmente prescrito e acompanhado por professores de Educação Física, a proposta deste estudo foi avaliar o conhecimento dos estudantes de Educação Física em relação à epilepsia a fim de fornecer informações efetivas das precauções e conhecimento dos efeitos positivos do exercício físico na epilepsia. Neste sentido, este estudo avaliou o conhecimento geral dos estudantes de educação Física geral sobre epilepsia através de um questionário. Setecentos e cinqüenta e cinco estudantes de Educação Física de ambos os sexos responderam ao questionário. O questionário foi dividido em 3 partes: 1- Conhecimento geral sobre epilepsia, 2- Experiência prévia sobre epilepsia e 3- Conhecimento em relação a restrições para pessoas com epilepsia. Os estudantes responderam adequadamente quase todas as questões da primeira parte do questionário. Entretanto, na segunda parte do questionário, de forma geral, eles não mostraram ter experiência prévia sobre epilepsia. Com relação a restrições as pessoas com epilepsia abordada na terceira parte do estudo, as respostas adequadas variaram entre os participantes. Nossos resultados mostram uma falta de adequada informação dos estudantes de Educação Física sobre epilepsia. Um aprimoramento deste conhecimento poderia contribuir para a melhora dos cuidados necessários para as pessoas com epilepsia.
Palavra-chave Conhecimento
Educação física
Epilepsia
Epilepsy
Knowledge
Physical education
Atividade física
Motor activity
Educação física e treinamento
Atividade motora
Physical education and training
Idioma Português
Data de publicação 2009-08-26
Publicado em VIEIRA, Douglas Eduardo de Brito. Conhecimento sobre epilepsia entre estudantes de educação física na cidade de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 84 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9249

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Nome: Publico-00274.pdf
Tamanho: 630.9KB
Formato: PDF
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