Concepções e práticas de professores de ciências naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental

Concepções e práticas de professores de ciências naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental

Título alternativo Conceptions and practices of natural science teachers about nutrition and health in elementary school
Autor Castro, Paula Morcelli de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Gaglianone, Cristina Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo Introduction: The teacher in the school environment, besides being an important model, is a potential ally to the knowledge construction on topics of nutrition area. Objective: Cognize the conceptions and practices of science teachers of elementary school about food and nutrition. Methodology: This is a transversal study with qualitative methodological strategy, realized in six elementary schools in Santos city, São Paulo. It was used a questionnaire to collect data where the information was filled by 4th and 5th years teachers. Results and Discussion: All participants of the survey n = 32 are female and aged between 26 and 67 years old, where 29 have higher education. Considering the teachers knowledge about food and nutrition, it was observed inappropriate concepts about food substitutes or equivalent. Beside, the interpretation of healthy feeding habits proved to be wrong, by using feeding restrictions. Among the teaching strategies used to approach the topic healthy eating in teaching practice, we found: reading and researches on the newspaper and magazines, didactic books, discussion, dialog, informal conversations, interviews, posters, panels, multi-media resources, computer laboratory, theater, personal experiences exchange. About the teachers experiences in the use of Information and Communication Technologies, their perceptions was that the virtual ambient can be an experience trade, representing a learning local of teachers formation enriching and helping the knowledge acquisition. Final considerations: Was observed in this study that some content about food and nutrition was proved wrong in teachers conceptions, reflecting the necessity of a formation process to them. And the pedagogical practices reported by the teachers was proved very diversified to show the theme. But, more researches are necessary, including other populations that may guide the process of teaching, for 4th and 5th years of environmental education in the knowledge construction about food and nutrition for students and teachers.

Introdução: No ambiente escolar o professor, além de ser importante modelo, é aliado potencial na construção de conhecimentos sobre temas da área de nutrição. Objetivo: Conhecer as concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental sobre alimentação e nutrição. Metodologia: Trata-se de pesquisa transversal, com abordagem qualitativa, realizada em seis escolas do ensino fundamental do Município de Santos, São Paulo. Utilizou-se questionário para coleta de dados onde as informações foram preenchidas por docentes dos 4º e 5º anos. Resultados e discussão: A totalidade de participantes da pesquisa n = 32 é do sexo feminino e tem idade entre 29 e 67 anos, 29 docentes possuem nível superior. Em relação à concepção dos docentes sobre alimentação e nutrição, observaram-se conceitos inadequados sobre alimentos substitutos ou equivalentes. Além disto, a interpretação sobre alimentação saudável mostrou-se equivocada, pois condicionou presença de restrições alimentares. Entre as estratégias pedagógicas utilizadas para a abordagem do tema alimentação saudável na prática docente, se encontrou: leitura e pesquisas em jornais e revistas, livros didáticos, discussões, diálogos, conversas informais, entrevistas, confecção de cartazes, montagem de painéis, utilização de outros recursos áudio-visuais, laboratório de informática, dramatização, experiências e vivências de cada um. Sobre experiências das professoras em relação ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação se observou que a percepção das mesmas sobre o uso do ambiente virtual é propícia a trocas de experiências, representando um local que permite aprendizagens para a formação das docentes e enriquecendo e auxiliando na aquisição de seus conhecimentos. Considerações finais: Observou-se nesse estudo que alguns conteúdos sobre alimentação e nutrição se mostraram equivocados na concepção dos docentes, refletindo na necessidade de processo de formação destes. Em relação às práticas pedagógicas relatadas, estas se apresentaram bastante diversificadas para a abordagem do tema. Porém, há necessidade de realizar mais pesquisas incluindo outras populações que possam orientar o processo de ensino aprendizagem, para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, na construção de conhecimentos sobre alimentação e nutrição de alunos e professores. Palavras chave: alimentação saudável, professores de ciências, prática docente e ensino fundamental.
Palavra-chave Ensino fundamental e médio
Professores de ciências
Prática docente
Science teachers
Teaching practices
Alimentação saudável
Healthy feeding
Primary and secondary education
Idioma Português
Data de publicação 2009-11-26
Publicado em CASTRO, Paula Morcelli de. Concepções e Práticas de professores de ciências naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 137 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9242

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Nome: Publico-12525.pdf
Tamanho: 1.055MB
Formato: PDF
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