Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto

Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto

Título alternativo Linguistics, writing and reading abilities and competences assessment battery: pilot study
Autor Kida, Adriana de Souza Batista Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Ávila, Clara Regina Brandão de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Objetivo: Apresentar um piloto de bateria de testes de avaliação de leitura, de escrita e de habilidades e competências receptivas, expressivas e metalingüísticas de linguagem oral relacionadas com o aprendizado e investigar sua confiabilidade como instrumento de mensuração do desempenho de crianças de oito a onze anos e onze meses. Método: Foi elaborado um instrumento, contendo 44 itens de teste, organizados em cinco escalas de avaliação: de Linguagem Oral Receptiva, de Linguagem Oral Expressiva, de Metalinguagem, de Leitura e de Escrita. Para o estudo da confiabilidade desse instrumento foram selecionadas 100 crianças (64 meninas) de Escolas da Rede Pública com idade de 8 a 11 anos e 11 meses. Vinte (12 meninas) participaram do estudo inicial de aplicabilidade, que resultou na versão piloto da Bateria. Posteriormente, esta versão foi utilizada na avaliação das demais 80 crianças (52 meninas). As respostas obtidas foram analisadas e computadas para a atribuição de escores de item, que permitiram o cálculo dos escores por habilidade e competência (ehc) e do escore por escala (ebe). Estes escores foram submetidos a análise estatística sendo utilizados para a obtenção do coeficiente alpha de Cronbach, empregado para estudar a confiabilidade do instrumento. Complementarmente, procedeu-se o estudo das correlações entre os itens, realizado por meio da obtenção do coeficiente de correlação de Pearson. Adotou-se, neste estudo, nível de significância de 0,05. Resultados: Na análise da consistência interna obteve-se =0,386 para a Escala de Linguagem Oral Receptiva, =0,467 para a Escala de Linguagem Oral Expressiva, =0,531 para a Escala de Metalinguagem, =0,866 para a Escala de Leitura, =0,461 para a Escala de Escrita. O estudo da consistência interna mediante a exclusão de itens apresentou modificações do nível de consistência interna (=0,630) para a Escala de Linguagem Oral Expressiva quando retirado o item 10. Correlações entre os itens foram observadas em algumas escalas, variando de fracas a fortes e corroboraram os valores do coeficiente alpha. Conclusão: A Bateria em sua totalidade de escalas e itens não se mostrou confiável para mensurar o desempenho das crianças da amostra. Contudo, isoladamente, algumas escalas mostraram-se confiáveis para avaliação diagnóstica e para rastreamento, enquanto outras se mostraram promissoras necessitando de revisões. Apenas uma não se mostrou confiável.
Assunto Avaliação
Crianças
Leitura
Escrita
Linguagem
Idioma Português
Data 2009-02-18
Publicado em KIDA, Adriana de Souza Batista. Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 352 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9138

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: Publico-104a.pdf
Tamanho: 497.7Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir
Nome: Publico-104b.pdf
Tamanho: 1.790Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)