Avaliação dos receptores 5-HT2C na expressão da sensibilização comportamental ao efeito estimulante do etanol

Avaliação dos receptores 5-HT2C na expressão da sensibilização comportamental ao efeito estimulante do etanol

Título alternativo Evaluation of 5-HT2C receptors on the expression of behavioral sensitization to the stimulant effect of ethanol
Autor Andrade, André Luiz Monezi Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Souza-Formigoni, Maria Lucia Oliveira de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Psicobiologia – São Paulo
Resumo O efeito estimulante do etanol (EtOH) está associado ao aumento de atividade dos neurônios dopaminérgicos nas vias mesolímbica e mesocortical, sendo este processo modulado pelo sistema serotoninérgico, particularmente pelo receptor 5-HT2C. Este receptor parece também ter um papel importante no processo de sensibilização comportamental ao efeito estimulantede psicoestimulantes.O objetivo deste trabalho foi comparar animais sensibilizados e não sensibilizados ao efeito estimulante do etanol quanto à sua resposta locomotora a administrações sistêmica (i.p.) e intra núcleo accumbens (intra-NAc) de um antagonista específico deste receptor (SB-242084) e, também, em relação à expressão gênica dos receptores 5-HT2C na via mesolimbocortical.Foram utilizados camundongos machos da linhagem Suíços Albino provenientes do CEDEME-UNIFESP com idade entre 75 a 90 dias antes de todos os experimentos. Em todos os experimentos, os animais foram tratados diariamente por 21 dias com etanol (2,2 g/kg) ou salina i.p., semanalmente testadosquanto aos níveis de atividade locomotora durante o tratamento, sendo classificados em sensibilizados ou não sensibilizados no 21º dia. Duas semanas após o término desta fase de indução da sensibilização, diferentes grupos de camundongos foram submetidos a quatro desafios farmacológicos (i.p. /i.p. ou intra NAc/i.p) na seguinte ordem: a) salina + salina; b) salina + EtOH (2,2g/kg); c) SB-242084 (0,5; 1,0 ou 2,0 mg/kg i.p. ou 1,0 ou 2,0 μg se intra-NAc) + EtOH (2,2 g/kg) ou salina; d) SB-242084 (idem anterior) + salina. Antes dos experimentos com a administração intra NAc os animais foram submetidos a procedimento cirúrgico para a implantação de cânulas-guia. A administração sistêmica de SB-242084 não afetou os níveis de atividade locomotora dos animais em relação aos seus próprios níveis sob etanol + salina. Por outro lado, a administração intra NAc atenuou a expressão da sensibilização comportamental induzida por etanol. A quantificação da expressão gênica dos receptores 5-HT2C em amostras da Área Tegmental Ventral (ATV), Núcleo Accumbens (NAc) e Córtex Pré Frontal Medial (CPFm) foi realizada utilizando-se outro grupo de animais submetidos ao mesmo tratamento de 21 dias para indução da sensibilização. Os animais sensibilizados apresentaram maiores níveis de expressão do gene 5-HT2C na ATV do que animais não sensibilizados ou controle. No CPFm e no NAc, os amuundongos não sensibilizados apresentaram menores níveis de expressão do 5-HT2C do que os sensibilizados ou controle. Esses dados sugerem que os receptores 5-HT2C possam ter um importante papel na modulação do efeito estimulante induzido por etanol e que sua atividade no NAc seja crítica para a expressão da sensibilização comportamental.
Palavra-chave Dependência de drogas
Sensibilização comportamental
Serotonina
Etanol
Idioma Português
Data de publicação 2010-07-28
Publicado em ANDRADE, André Luiz Monezi. Avaliação dos receptores 5-HT2C na expressão da sensibilização comportamental ao efeito estimulante do etanol. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 84 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9116

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-299.pdf
Tamanho: 1.250MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta