Avaliação dos métodos biométricos do olho humano empregados no cálculo do poder dióptrico da lente intra-ocular

Avaliação dos métodos biométricos do olho humano empregados no cálculo do poder dióptrico da lente intra-ocular

Título alternativo Evaluation of the biometric methods used for the human eye axial measurements on intraocular lens calculation
Autor Oliveira, Filipe de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Muccioli, Cristina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Objetivo: Avaliar os métodos biométricos do olho humano em pacientes portadores de catarata e com indicação de implante de lente intra-ocular. Métodos: Oitenta e quatro pacientes com média de idade de 58,82 ± 10,03 anos foram submetidos às biometrias óptica e ultra-sônica (imersão e contato) em ambos os olhos (n = 168). Os dados do comprimento axial, profundidade da câmara anterior, espessura do cristalino, profundidade da câmara vítrea e curvatura da córnea foram analisados. Foi avaliada a diferença das médias de cada método biométrico usado e a concordância foi investigada pela análise gráfica intra-individual de Bland-Altman de um método em relação ao outro. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante para as médias do comprimento axial (P=0,245), profundidade da câmara anterior (P=0,073), espessura do cristalino (P=0,8794) e profundidade da câmara vítrea (P=0,7640) entre os métodos usados. A diferença das médias da curvatura da córnea entre o IOLMaster® e o ceratômetro manual OM-4® foi estatisticamente significante (P<0,0001). Apesar da boa reprodutibilidade dos resultados, os gráficos de Bland- Altman mostraram algumas medidas fora dos limites de concordância estabelecidos em todas as variáveis analisadas. Houve menor concordância das medidas ceratométricas na comparação entre o IOLMaster® e o ceratômetro OM- 4®. Conclusões: Não houve diferença das médias dos métodos biométricos usados nesse estudo, exceto a curvatura da córnea que apresentou uma diferença estatisticamente significante entre as médias apresentadas. Os métodos demonstraram boa concordância, entretanto algumas medidas se apresentaram discordantes e podem ocasionar erros no cálculo do poder dióptrico da lente intraocular.
Assunto Concordância
Interferometria de coerência óptica
Lentes Intraoculares
Reprodutibilidade
Ultrassom
Biometria ocular
Reprodutibilidade dos testes
Reproducibility of results
Lenses, intraocular
Interferometria
Interferometry
Biometria
Biometrics eye
Biometry
Ultrasonics
Idioma Português
Data 2010-01-27
Publicado em OLIVEIRA, Filipe de. Avaliação dos métodos biométricos do olho humano empregados no cálculo do poder dióptrico da lente intra-ocular. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 121p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9108

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: Publico-150a.pdf
Tamanho: 1.522Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir
Nome: Publico-150b.pdf
Tamanho: 763.9Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)