Atenção visual em crianças com migrânea: um estudo comparativo controlado

Atenção visual em crianças com migrânea: um estudo comparativo controlado

Título alternativo Visual attention in children with migraine: a controlled comparative study
Autor Villa, Thaís Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Gabbai, Alberto Alain Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Neurologia/Neurociências - São Paulo
Resumo Objective: To evaluate the visual attention of children with migraine and compare to the headache free control group. Method: 30 children with migraine, with (n=5) and without aura (n=25), which fulfill the gInternational Headache Society (ICHD-II, 2004) h criteria, 15 female, ages 8 to 12 years and 11 months (average=10.8 }1.5 years), with an average of 5.8 } 3.2 attacks/month, lasting up to 24 hours, and 30 control subjects without headache, 14 female, average age 9,9 }1.3 years. Method of assessment of visual attention: Trail Making Test (TMT) A/B, Letter Cancellation Test, and the computerized test Visual Attention Test . 3rd edition (TAVIS-3) which evaluates reaction time, omission and action errors through subtests of selective (task1), alternate (task2), and sustained attention (task3). Migraine group were evaluated after two days without headache. Exclusion criteria: other systemic diseases, altered neurological examination, psychiatric disorders, learning disorders, epilepsy, head trauma, use of medication (including migraine prophylaxis), and an Intelligence Quotient (IQ) < 80, measured by Wechsler Intelligence Scale 3rd edition. Statistical analysis: Student fs t test and Mann-Whitney fs test, Confidence Interval of 95% (p.0.05). Results: Children with migraine had inferior performance compared to the control group on TMT A (p=0.03) and B (p=0.001), and more action errors on tasks 1 (p=0.032) and 2 (p=0.015) of TAVIS-3, presenting difficulty with selective and alternate attention. Discussion: Attention is a complex neurologic function which depends on structures such as the brain stem, cerebral cortex, and the limbic system and on neurotransmitters such as dopamine and noradrenaline. Conclusion: The neurochemical aspects involved in the physiopathology of migraine and attention mechanisms probably predispose these children to visual attention deficits.

Objetivo: Avaliar a atencao visual de criancas com migranea e comparar aos controles. Metodos: Foram avaliadas 30 criancas com migranea com (n=5) e sem aura (n=25), pelos criterios da gInternational Headache Society (ICHD-II, 2004) h, 15 delas do sexo feminino, faixa etaria entre 8 e 12 anos e 11 meses (media=10,8 anos, SD=1,5), media de 5,8 dias de cefaleia/mes (SD=3,2), confirmadas em diario de cefaleia, e 30 controles sem cefaleia, 14 do sexo feminino, idade media de 9,9 anos (SD=1,3). Testes de atencao visual utilizados: gTrail Making Test h A/B (avaliado tempo de execucao em segundos); Teste de Cancelamento de Letras (avaliados tempo de execucao em segundos e o numero de erros) e o teste computadorizado TAVIS-3 (Teste de Atencao Visual . 3a edicao), avaliando tempo de reacao (TR), erros por omissao (EO) e por acao (EA) atraves de subtestes de atencao seletiva (tarefa 1), alternada (tarefa 2) e sustentada (tarefa 3). No momento da avaliacao, as criancas com migranea estavam sem cefaleia ha pelo menos dois dias. Criterios de exclusao: alteracoes do exame neurologico, doencas sistemicas, epilepsia, trauma craniano, disturbios psiquiatricos, disturbios de sono, disturbios de aprendizado, uso de medicacoes, incluindo profilaticas para migranea, drogas ou alcool, e Quociente de Inteligencia (QI) total < 80, avaliado pela Escala Wechsler de Inteligencia 3a edicao (WISC-III). Analise estatistica: testes t de Student e Mann-Whitney e Nivel de Confianca de 95% (p.0,05). Resultados: Criancas com migranea apresentaram desempenho inferior aos controles nos testes: gTrail Making Test h A (p=0,03) e B (p=0,001) e mais erros por acao (EA) nas tarefas 1 (p=0,032), 2 (p=0,015) e na soma de erros por acao das tres tarefas (EA TOTAL) do TAVIS-3, apresentando dificuldades nas tres modalidades atencionais avaliadas, mas, principalmente, em atencao seletiva e alternada. Discussao: A atencao e uma funcao neurologica complexa envolvendo estruturas anatomicas como tronco cerebral, cortex, sistema limbico e neurotransmissores, como a dopamina e noradrenalina. Os resultados desse estudo permitem supor que aspectos neuroquimicos envolvidos tanto na fisiopatologia da migranea, como nos mecanismos atencionais, predisponham essas criancas a deficits de atencao visual. Conclusao: criancas com migranea apresentaram pior desempenho nos testes de atencao visual quando comparadas com criancas sem cefaleia.
Palavra-chave Atenção visual
Crianças
Dopamina
Noradrenalina
Migrânea
Cefaleia
Headache
Transtornos de enxaqueca
Migraine disorders
Visão ocular
Vision, ocular
Atenção
Attention
Dopamine
Norepinephrine
Questionários
Questionnaires
Child
Idioma Português
Data de publicação 2011-06-29
Publicado em VILLA, Thaís Rodrigues. Atenção visual em crianças com migrânea: um estudo comparativo controlado. 2011. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 56 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8994

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Nome: Tese-12597.pdf
Tamanho: 801.6KB
Formato: PDF
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