Análise de um programa educativo sobre psicomotricidade para professores no desempenho psicomotor de seus alunos

Análise de um programa educativo sobre psicomotricidade para professores no desempenho psicomotor de seus alunos

Título alternativo Analysis of an educational program on psychomotor for teachers in the psychomotor performance of their students
Autor Zimpel, Sandra Adriana Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Batista, Nildo Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo A prática da psicomotricidade favorece e potencializa a adaptação harmônica do indivíduo ao meio e suas relações com os outros com o espaço e o tempo, elementos indispensáveis para o sucesso na aprendizagem escolar. Esta pesquisa avaliou a influência de um programa educativo sobre psicomotricidade aplicado a professores no seu conhecimento sobre o tema e no desempenho motor de seus alunos em um estudo do tipo experimental, diagnóstico de caráter longitudinal, com uma abordagem quali-quantitativa. Foi realizada em cinco Escolas da rede pública da cidade de Maceió, AL, divididas em dois grupos: controle (GC) e experimental (GE). No GE, os professores participaram de um programa educativo sobre psicomotricidade, organizado a partir dos dados obtidos em entrevista semi-estruturada que explorou conceitos e práticas sobre o tema. Participaram da pesquisa 27 professores, sendo 14 do GC e 13 do GE e 140 alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental (70 em cada grupo). Todos os alunos foram avaliados com a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2002), apresentando um atraso de um ano e cinco meses na média das idades motoras gerais em relação às idades cronológicas e em 4 dos 6 elementos psicomotores (motricidade fina, esquema corporal, organização espacial e temporal). Quanto ao desempenho psicomotor 49% dos alunos apresentavam um perfil variando do normal baixo ao muito inferior. O conhecimento dos professores sobre psicomotricidade antes da intervenção educativa foi muito elementar, chegando, em alguns casos ao desconhecimento, demonstrando a necessidade de orientações específicas para o diagnóstico precoce das deficiências de seus alunos e organização de seus planejamentos diários. Após a participação no programa educativo, os relatos de desconhecimento desapareceram, ocorrendo melhor entendimento do tema. Isto repercutiu de forma positiva na melhora das habilidades psicomotoras do GE, com idade motora geral superando em 1 mês a idade cronológica e melhora do perfil psicomotor em praticamente todos os elementos. A psicomotricidade deficiente, apesar de comprovada como causa de atraso da aprendizagem, não tem sido totalmente difundida entre os docentes do ensino fundamental. A utilização de Práticas Educativas em Saúde nas escolas sobre este tema mostra-se como uma forma de detecção precoce de possíveis atrasos nas crianças através da orientação de atividades adequadas aos professores com vistas na otimização do desenvolvimento motor e cognitivo do aluno.
Palavra-chave Educação em saúde
Psicomotricidade
Escolares
Psychomotor performance
Education, primary and secondary. health education
Idioma Português
Data de publicação 2010-04-28
Publicado em ZIMPEL, Sandra Adriana. Análise de um programa educativo sobre psicomotricidade para professores no desempenho psicomotor de seus alunos. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8924

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-089.pdf
Tamanho: 1.411MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta