A representação social da adolescente grávida no ambiente escolar: uma abordagem Winnicottiana

A representação social da adolescente grávida no ambiente escolar: uma abordagem Winnicottiana

Título alternativo The Social Representation of pregnant teenagers in the school environment: an approach of Winnicott’s Psychoanalysis
Autor Goellner, Maila Beatriz Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Brêtas, José Roberto da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Trata-se de um estudo qualitativo com base na abordagem das Representações Sociais, que teve por objetivo conhecer as representações de adolescentes acerca do estar grávida e as subjetividades emergentes deste processo no ambiente da escola. Os sujeitos deste estudo constituíram-se por dois grupos: o primeiro grupo formado por adolescentes e jovens do sexo feminino que estiveram grávidas, com idade delimitada na faixa etária de 10 a 19 anos; o segundo, por adolescentes e jovens de ambos os sexos que fizeram parte do grupo da adolescente na escola. Foi realizado junto ao campo de ação do Projeto de Extensão Universitária “Corporalidade e Promoção da Saúde” da Universidade Federal de São Paulo, que é desenvolvido em três escolas de ensino fundamental e médio e na Unidade Básica de Saúde de referência, situadas na região de Santo Eduardo, município de Embu, São Paulo. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram a técnica de entrevista individual e a do grupo focal. Optamos pela utilização da técnica de análise de dados das Representações Sociais para tratamento dos dados desvelados pelos discursos dos sujeitos, e a interpretação dos mesmos foi realizada com base nos pressupostos winnicottianos. O Núcleo Central delimitado foi o estar grávida no ambiente escolar, no qual emergiram os seguintes Núcleos Periféricos: A representação do estar grávida; A repercussão da gravidez no ambiente escolar na visão da adolescente; A representação da família segundo a adolescente; A repercussão da gravidez na adolescente segundo o grupo; A relação do grupo com a adolescente grávida. Identificamos que o estar grávida em ambiente escolar apresenta representações e subjetividades no âmbito psicossocial, envolve questões relativas ao relacionamento da adolescente grávida com sua família, com os professores, com a escola e repercute na sua relação com o grupo.
Palavra-chave Adolescent psychology
Social psychology
Public health
School health
Adolescente
Gravidez na adolescência
Psicologia do adolescente
Psicologia social
Saúde coletiva
Saúde escolar
Adolescent
Adolescent pregnancy
Idioma Português
Data de publicação 2009-04-29
Publicado em GOELLNER, Maila Beatriz. A Representação Social da adolescente grávida no ambiente escolar: uma abordagem Winnicottiana. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8848

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-169.pdf
Tamanho: 691.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta