A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo

A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo

Autor Faria, Roberta da Costa Marques Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Streinger, Ilana Pinsky Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Objetivos: investigar o papel da propaganda de álcool nos hábitos e percepções de adolescentes, no consumo recente de cerveja, juntamente com o papel da atuação dos pais neste cenário. Métodos: São entrevistados 1115 estudantes, que compreendem todos os alunos de 6ª e 7ª séries de 3 escolas públicas de São Bernardo do Campo (São Paulo, Brasil). Mediante o emprego de análise univariada, são determinadas as variáveis estatisticamente associadas a consumo de cerveja nos 30 dias anteriores, sendo estas incluídas no modelo inicial. Na sequência recorre-se ao emprego de regressão logística. Foram retiradas uma a uma, as variáveis com os maiores valores de p até que restaram no modelo final apenas as variáveis que no conjunto apresentaram–se com significância <0,05. Ressalte-se que o modelo de regressão logística foi controlado por idade, importância dada à religião e ter banheiro em casa, pois estas diferiam entre as escolas. Resultados: O consumo de cerveja nos 30 dias que antecederam a pesquisa está associado ao uso de cigarro (OR = 4,370) e a se ter uma marca preferida de bebida alcoólica (OR = 5,243). Também relacionam-se a este consumo: não ser monitorado pelos pais (OR= 1,943), achar que as festas que frequentam parecem com as de comerciais (OR= 1,617), prestar muita atenção aos comerciais (OR =1,603) e acreditar que os comerciais falam a verdade (OR= 1,892). Conclusões: Os dados sugerem que, entre os estudantes de escola pública, as propagandas de bebidas alcoólicas, seja por remeterem os adolescentes à sua própria realidade ou por acreditarem que elas dizem a verdade, mesmo na presença de outras variáveis associadas ao consumo de cerveja apresentam-se positivamente associadas ao consumo de cerveja nos 30 dias que antecederam a pesquisa. Esses dados sugerem que limitar a veiculação de propagandas de bebidas alcoólicas é um dos caminhos para a prevenção do uso e abuso de álcool por adolescentes.
Palavra-chave Consumo de cerveja por adolescentes
Exposição à propaganda
Propaganda de álcool
Álcool
Adolescentes
Idioma Português
Data de publicação 2010-01-27
Publicado em FARIA, Roberta da Costa Marques. A propaganda de bebidas alcoólicas e o consumo de cerveja em adolescentes: um estudo entre estudantes de 6ª e 7ª série da região metropolitana de São Paulo. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 98 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8844

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