A metodologia de gestão por processos e a opinião, quanto à sua utilização dos gerentes de equipe de "um hospital"

Show simple item record

dc.contributor.advisor D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]
dc.contributor.author Figueiredo, Mirela Lopes de [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-07-22T20:49:14Z
dc.date.available 2015-07-22T20:49:14Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Mirela Lopes de. A metodologia de gestão por processos e a opinião, quanto à sua utilização dos gerentes de equipe de "um hospital". 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8836
dc.description.abstract O Hospital Santa Casa de Montes Claros (MG) implementa mudanças em seus sistemas administrativos, e a Gestão por Processo passou a ser um instrumento de aperfeiçoamento contínuo, ajudando no planejamento, na liderança e no controle de tudo o que é feito, porém, de difícil utilização. Esta pesquisa buscou estudar as dificuldades vivenciadas pelos gerentes na utilização da ferramenta de Gestão por Processo, sendo possível analisar a percepção desses gestores e o grau de dificuldade nesta metodologia, identificando os principais aspectos do processo e analisando as estratégias utilizadas pelos profissionais da saúde, gestores da instituição, para a manutenção da qualidade. O cenário de estudo foi a Irmandade Nossa Senhora das Mercês – Hospital Santa Casa de Montes Claros, classificada como Hospital Geral, possuindo 320 leitos. Os sujeitos pesquisados foram os 24 Gerentes de Equipe tendo como instrumento de coleta de dados o questionário, previamente validado e testado. Ao finalizar todo o processo de análise, pôde-se concluir que a maioria dos gestores tem curso superior e parte deles já tem especialização. A maioria dos envolvidos teve o primeiro contato com esta metodologia na própria Santa Casa e já faz uso das ferramentas administrativas ao longo da trajetória profissional na instituição. Ao implantar esta metodologia, inicialmente, as principais dificuldades da utilização tratavam-se da falta de conhecimento teórico e prático dos gerentes, da cultura organizacional e da resistência às mudanças. Na atualidade, as principais dificuldades apontadas pelos gestores foram outras. O cenário atual aponta como o principal dificultador da utilização da metodologia Gestão por Processo o acúmulo de atividades do Gerente dentro da Santa Casa. Ao analisar a opinião dos pesquisados sobre o que seria realizado no gerenciamento de processos em uma unidade, a maioria compreendeu tratar-se de medição de indicadores, interação de processos e realização de análise crítica do mesmo. Outro ponto que necessitou ser destacado é o fato de o Hospital Santa Casa de Montes Claros oferecer informações sobre Gestão por Processo de forma muito satisfatória para os profissionais que trabalham no processo decisório. Esse envolvimento entre a instituição e os gestores fortaleceu a segurança e o senso crítico dos profissionais, avaliando os processos para que houvesse maior eficácia nos resultados previstos. Essa gestão é a eleita para trabalhar na Santa Casa, e o Gerente de Unidade é o profissional escolhido para realizar o levantamento e controle dessas informações. Assim, é necessário adequar suas atividades e minimizar as dificuldades encontradas utilização da metodologia de processos. Quanto aos benefícios com a implantação da metodologia Gestão por Processos no Hospital Santa Casa, a pesquisa apontou que a maioria acredita ser a constante busca da melhoria na qualidade dos serviços, na obtenção do título de Acreditação Hospitalar, no alinhamento de condutas e na padronização dos processos. Uma vez reconhecidas as implicações do sistema de qualidade pelos próprios profissionais, mais fácil será o caminho para a manutenção de todo o processo e a conquista da excelência no atendimento. Espera-se, portanto, que este estudo possa contribuir para que as equipes reflitam sobre o processo da qualidade, a responsabilidade social, as mudanças de hábitos e dos conceitos embutidos na metodologia de Gestão por Processo. pt
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Acreditação
dc.subject Outcome and Process Assessment
dc.subject Accreditation
dc.subject Avaliação de Processos e Resultados
dc.subject Gestão da Qualidade
dc.subject Nursing Services
dc.subject Quality Management
dc.subject Serviços de Enfermagem
dc.subject Administração de Serviços de Saúde
dc.subject Health Services Administration
dc.title A metodologia de gestão por processos e a opinião, quanto à sua utilização dos gerentes de equipe de "um hospital" pt
dc.title.alternative The methodology of process management and opinion regarding their use of the team managers of a "hospital en
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.identifier.file Retido-253.pdf
dc.description.source TEDE
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)



File

Name: Publico-253.pdf
Size: 1.193Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account