Adaptation of the word subtest of the Reading Decision Test (RDT) for Brazilian Portuguese

Adaptation of the word subtest of the Reading Decision Test (RDT) for Brazilian Portuguese

Título alternativo Adaptação do subteste de leitura do Reading Decision Test (RDT) para o Português Brasileiro
Autor Pinheiro, Elayne Cristina Morais Autor UNIFESP Google Scholar
Barbosa, Thaís Google Scholar
Miranda, Mônica Carolina Autor UNIFESP Google Scholar
Baddeley, Alan Google Scholar
Navas, Ana Luiza Gomes Pinto Google Scholar
Bueno, Orlando Francisco Amodeo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa
University of York
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Resumo Screening tests for reading skills are essential instruments for teachers and professionals in educational settings. This study examines an adaptation of the lexical decision subtest of the Reading Decision Test (RDT), which has two equally weighted forms, each containing words and pseudo-words, to Brazilian Portuguese. The adaptation followed standards recommended by the international literature and was applied to a sample of 230 schoolchildren from 1st to 5th grades in order to analyze its initial psychometric properties. Item analysis and reading speed showed significant school-year effect (p < .05). Scores on the two forms of the subtest were closely correlated. In conclusion, the RDT word decision subtest showed appropriate initial psychometric properties.

Testes rápidos (screenings) de avaliação de leitura são instrumentos essenciais para professores e profissionais no âmbito educacional. Este estudo adaptou para o português o subteste de leitura de palavras do Reading Decision Test (RDT), o qual tem duas formas equivalentes, compostas por palavras e pseudopalavras. O processo de adaptação seguiu as regras recomendadas pela literatura internacional e foi aplicado em uma amostra de 230 escolares, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental para analisar as propriedades psicométricas iniciais. Observou-se que as análises de itens e da velocidade de leitura mostraram efeito significativo do ano escolar (p < 0,05). Verificou-se também forte correlação entre as duas formas do subteste. Conclui-se que o subteste de palavras do RDT apresenta propriedades psicométricas iniciais adequadas.
Palavra-chave Reading disability
reading test
adaptation
Dificuldade de desenvolvimento de leitura
teste de leitura
adaptação
Idioma Inglês
Data de publicação 2015-03-01
Publicado em Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 28, n. 1, p. 31-40, 2015.
ISSN 0102-7972 (Sherpa/Romeo)
Publicador Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Extensão 31-40
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528104
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0102-79722015000100031 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8801

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Nome: S0102-79722015000100031.pdf
Tamanho: 462.7KB
Formato: PDF
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