Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico

Lourenço Filho e o moderno ensino de aritmética: produção e circulação de um modelo pedagógico

Título alternativo Lourenço Filho and modern teaching arithmetic: production and circulation of a model educational
Lourenço Filho y la forma moderna de la enseñanza de aritmética: producción y distribución de un modelo educativo
Lourenço Filho et l'enseignement moderne du calcul: production et diffusion d'un modèle pour l'education mathématique
Autor Valente, Wagner Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The text examines the production and circulation of material used for teaching arithmetic which became known by the name of Tables, Maps and Charts Parker. The material was outstanding during the entire first half of the twentieth century. The analysis shows the role of Lourenço Filho long stay in this teaching device, transformed into an icon of modern pedagogy of mathematics in primary school.

El texto tiene como objetivo analizar la producción y circulación de material utilizado para la enseñanza de la aritmética que se conoció con el nombre de tablas, mapas y gráficos Parker. El material fue excelente durante toda la primera mitad del siglo 20. El análisis pone de manifiesto el papel de Lourenço Filho como responsable de la larga persistencia de este dispositivo de enseñanza, convertido en un icono de la pedagogía moderna de las matemáticas en la escuela primaria.

Le texte vise à analyser la production et la circulation des matériaux utilisés pour l'enseignement de l'arithmétique qui est devenu connu sous le nom de Tables de Parker. Le matériau a été remarquable durant toute la première moitié du 20e siècle. L'analyse montre le rôle de Lourenço Filho comme responsable de la longue persistance de ce dispositif d'enseignement, transformé en une icône de la pédagogie moderne des mathématiques à l'école primaire.

O texto analisa a produção e a circulação de material utilizado para o ensino de Aritmética que ficou conhecido com o nome de Cartas, Mapas ou Quadros de Parker. O material teve circulação durante toda a primeira metade do século 20. A análise realizada mostra o papel de Lourenço Filho na longa permanência deste dispositivo de ensino, transformado em ícone da pedagogia moderna da matemática na escola primária.
Palavra-chave history of mathematics education
object lessons of arithmetic
Lourenço Filho
Tables Parker
história da educação matemática
pedagogia intuitiva da aritmética
Lourenço Filho
Cartas de Parker
Idioma Português
Data de publicação 2014-12-01
Publicado em História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 44, p. 61-77, 2014.
ISSN 2236-3459 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
Extensão 61-77
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000300005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2236-34592014000300005 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8764

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S2236-34592014000300005.pdf
Tamanho: 519.2KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta