Régua e compasso no ensino primário?: circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de desenho e geometria

Régua e compasso no ensino primário?: circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de desenho e geometria

Título alternativo Ruler and compass in elementary education?: circulation and appropriation of normative practices in the subject of drawing and geometry
Regla y compás en la educación primaria?: circulación y apropiación de prácticas normativas en la materia del dibujo y geometría
Regle et compas dans l'enseignement primaire?: circulation et appropriation des pratiques normatives dans le matiere de le dessin et de la geometrie
Autor Leme da Silva, Maria Célia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This article discusses the use of a ruler and compass in the subject of Geometry and Drawing in primary school for the period of the First Republic. Educational programs of the states of São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goiás and Rio Grande do Sul are privileged sources of analysis. It is inferred that constructions with ruler and compass can represent pedagogical practices for teaching Geometry and Drawing in elementary school, in addition to the state of São Paulo, considered as a model.

Este artículo aborda el uso de una regla y un compás en la materia del Dibujo y Geometría en la escuela primaria durante el período de la Primera República. Los programas educativos de los Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goiás y Rio Grande do Sul son fuentes privilegiadas de análisis. Se infiere que las construcciones con regla y compás pueden representar prácticas pedagógicas para la enseñanza de la Geometría y del Dibujo en la escuela primaria, además del Estado de São Paulo, considerada como modelo.

Cet article discute l'utilisation d'une règle et un compas dans le matière de la Géométrie et le Dessin à l'école primaire pour la période de la Première République. Les programmes éducatifs des États de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goiás et Rio Grande do Sul sont des sources privilégiées d'analyse. On en déduit que les constructions avec règle et au compas peuvent représenter des pratiques pédagogiques pour l'enseignement de la Géométrie et de Dessin à l'école primaire, en plus de l'état de São Paulo, considéré comme un modèle.

No presente artigo discute-se o uso da régua e compasso nas matérias de Geometria e de Desenho no ensino primário do período da Primeira República. Os programas de ensino dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul constituem fontes privilegiadas de análise. Infere-se que construções com régua e compasso podem representar práticas pedagógicas para o ensino de Geometria e de Desenho no ensino primário, para além do Estado de São Paulo, considerado como modelo.
Palavra-chave teaching of geometry
teaching of drawing
elementary school
geometric constructions
ruler and compass
ensino de geometria
ensino de desenho
grupos escolares
construções geométricas
régua e compasso
Idioma Português
Data de publicação 2014-12-01
Publicado em História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 44, p. 79-97, 2014.
ISSN 2236-3459 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
Extensão 79-97
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000300006
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2236-34592014000300006 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8757

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Nome: S2236-34592014000300006.pdf
Tamanho: 581.5KB
Formato: PDF
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