A integralidade como eixo da formação em proposta interdisciplinar: estágios de Nutrição e Psicologia no campo da Saúde Coletiva

A integralidade como eixo da formação em proposta interdisciplinar: estágios de Nutrição e Psicologia no campo da Saúde Coletiva

Título alternativo The comprehensive care as the axis of interdisciplinary training: Nutrition and Psychology undergraduate in the field of Public Health
Autor Medeiros, Maria Angélica Tavares de Autor UNIFESP Google Scholar
Braga-campos, Florianita Coelho Google Scholar
Moreira, Maria Inês Badaró Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper aimed to analyze the experience in interdisciplinary training for Nutrition and Psychology undergraduate courses at the Baixada Santista campus of Universidade Federal de São Paulo, focusing on comprehensive care. It took place between 2010 e 2012, in the Primary Care Health of Unified Health System of Santos municipality, São Paulo, Brazil, in the the territory of Monte Serrat Hill. We used field records from memories of supervisions and meetings between teachers and health team, according to qualitative research. Narratives have been constructed and Singular Therapeutic Projects. In joint-supervision by professors of Nutrition and Psychology courses, we debated situations highlighted by students and constructed work plans for each training cycle. Through interdisciplinary practices reflections and actions to SUS consonants were realized. Our results corroborate the importance of interdisciplinar work towards comprehensive care, promoting ways of listenning which leads to special health care in close relation to the services.

Trata-se de relato de experiência de estágio interdisciplinar em Nutrição Social e em Psicologia da Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista, com foco na integralidade da atenção. O trabalho ocorreu entre 2010 e 2012, na Atenção Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde no território Centro/Morro do município de Santos, São Paulo. Utilizaram-se registros de campo contendo memórias de supervisões e de reuniões entre professores e equipe de saúde. Construíram-se narrativas e projetos terapêuticos singulares. Em supervisão conjunta de professores de Nutrição e Psicologia, debateram-se situações destacadas pelos estudantes e planos de trabalho construídos para cada ciclo de formação. Isto fundamentou práticas interdisciplinares, reflexões e ações consoantes ao Sistema Único de Saúde, realizadas pelos estagiários. Os resultados corroboram a importância do trabalho interdisciplinar para a promoção da integralidade, constituindo formas de escuta e atenção diferenciadas aos usuários, em estreita relação com os serviços.
Palavra-chave Interdisciplinary communication
Internships
Integrality in health
Unified Health System
Comunicação interdisciplinar
Estágios
Integralidade em saúde
Sistema Único de Saúde
Idioma Português
Data de publicação 2014-12-01
Publicado em Revista de Nutrição. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 27, n. 6, p. 785-798, 2014.
ISSN 1415-5273 (Sherpa/Romeo)
Publicador Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Extensão 785-798
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000600012
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1415-52732014000600785 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8713

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Nome: S1415-52732014000600785.pdf
Tamanho: 443.3KB
Formato: PDF
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