Tradução e adaptação do Pay Attention - um programa de treinamento dos processos da atenção para crianças

Tradução e adaptação do Pay Attention - um programa de treinamento dos processos da atenção para crianças

Título alternativo Translation and adaptation of Pay Attention- a children's attention process training program
Autor Barbosa, Deise Lima Fernandes Google Scholar
Miranda, Mônica Carolina Autor UNIFESP Google Scholar
Bueno, Orlando Francisco Amodeo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This research report describes the translation, adaptation and analysis of clinical applicability process related to the Pay Attention! Program to Brazilian Portuguese. The process followed all the steps internationally recommended to adequate instruments to other languages: translation/adaptation based on rules that preserve original features and cultural characteristics; analysis by expert judges; pilot studies, and analysis of clinical applicability in a group of 10 children with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD). Results of pilot studies were qualitatively analyzed in the phase of translation/adaptation. In the clinical group, the program was implemented in 20 individual sessions analyzing the individual evolution, as stated in the manual. Results showed that the Portuguese version of the Pay Attention! Program is appropriate, becoming an important tool for the interventions in attention deficits in children.

Este estudo descreve o processo de tradução, adaptação e análise de aplicabilidade clínica do Programa Pay Attention! ao português do Brasil. O processo seguiu as etapas recomendadas internacionalmente para adequação de instrumentos a outros idiomas: tradução/adaptação baseado em normas que preservassem características originais bem como as da cultura; análise por juízes especialistas; estudos-piloto; análise de aplicabilidade clínica em um grupo de 10 crianças com TDAH. Os resultados dos estudos-piloto foram analisados qualitativamente na fase de tradução/adaptação. No grupo clínico, o programa foi aplicado em 20 sessões individuais analisando-se a evolução individual, conforme estabelecido no manual. Os resultados demonstraram que a versão em português do Pay Attention! está adequada, tornando-se um importante instrumento de intervenção nos Transtornos de Déficit de Atenção em crianças.
Palavra-chave Attention
cognitive rehabilitation
intervention
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder
Atenção
reabilitação cognitiva
intervenção
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Idioma Português
Data de publicação 2014-12-01
Publicado em Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 4, p. 775-783, 2014.
ISSN 0102-7972 (Sherpa/Romeo)
Publicador Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Extensão 775-783
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427418
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0102-79722014000400775 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8665

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Nome: S0102-79722014000400775.pdf
Tamanho: 433.3KB
Formato: PDF
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