Perfil dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq da área de fonoaudiologia

Perfil dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq da área de fonoaudiologia

Título alternativo A profile of researchers in speech, language and hearing science with productivity grants from (CNPq)
Autor Pellizzon, Rosely de Fátima Autor UNIFESP Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Goulart, Bárbara Niegia Garcia de Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo PURPOSE: to identify the profile of research productivity grants of ConselhoNacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) in the area of Speech, Language and Hearing Sciences. METHODS: from the list of grantees of research productivity in the area of Speech with current grants in 2010, were verified characteristics of training, publishing articles in databases: LILACS, SciELO Brazil, MEDLINE, and Web of Science, identifying the production of scientific articles of scholarship in the Brazilian scientific community, published between 2006-2010. It was also used the JCR indicator and the Qualis classification for analysis of journals. RESULTS:of the 46 grantees, 45 (98%) are graduated in Speech, Language and Hearing Science and are engaged in teaching activities, 22 (47.83%) in the Southeast and 24 (52.17%) have institutional affiliation in public universities. Regarding production, were identified 935 articles, of which 816 (87.27%) in 48 Brazilian journals and 119 (12.72%)in 47 foreign journals. With respect to journals, from 95 Brazilian and foreign titles analyzed, 38 (40%) showed no impact factor. CONCLUSIONS:the presence of women is great in this knowledge area, with the highest occurrence of PQ researchers with institutional affiliation in public universities, located in the Southeast and South country regions. The analysis of scientific articles production from scholars of Speech tended to publish their articles in Brazilian journals, while seeking editorial quality: peer-reviewed and indexed in databases, combined with the JCR indicator and the Qualis classification.

OBJETIVO:identificar o perfil dos bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, na área de Fonoaudiologia.MÉTODOS:a partir da lista dos bolsistas de produtividade da área de Fonoaudiologia com bolsas vigentes em 2010, foram verificadas características de formação, publicação de artigos nas bases de dados: LILACS, SciELO Brasil, MEDLINE e Web of Science, identificando a produção de artigos científicos dos bolsistas na comunidade científica brasileira, publicados no período de 2006-2010. Também foi utilizado o indicador JCR e a classificação Qualis para análise das revistas.RESULTADOS:das 46 bolsistas, 45 (98%) são graduadas em Fonoaudiologia e exercem a atividade de docência, 22 (47,83%) na Região Sudeste e 24 (52,17%) têm vínculo institucional nas universidades públicas (estaduais). Em relação à produção, foram identificados 935 artigos, sendo 816 (87,27%) em 48 revistas brasileiras e 119 (12,72%)em 47 revistas estrangeiras.Comrespeito às revistas, dos 95 títulos brasileiros e estrangeiros analisados, 38 (40%) não apresentam o fator de impacto.CONCLUSÕES:a presença feminina é grande nesta área do conhecimento, sendo a maior ocorrência de pesquisadoras PQ com vinculação institucional nas universidades públicas, localizadas nas regiões Sudeste e Sul do país. A análise da produção de artigos científicos das bolsistas de Fonoaudiologia mostrou uma tendência a publicar seus artigos em revistas brasileiras, sem deixar de buscar a qualidade editorial: revisão de pares e indexação em bases de dados, aliadas ao indicador JCR e àclassificação do Qualis.
Palavra-chave Scientific Publication Indicators
Bibliometrics
Research Support as Topic
Research Personnel
Databases
Bibliographic
Indicadores de Produção Científica
Bibliometria
Apoio à Pesquisa como Assunto
Pesquisadores
Bases de Dados Bibliográficas
Idioma Português
Data de publicação 2014-10-01
Publicado em Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 16, n. 5, p. 1520-1532, 2014.
ISSN 1516-1846 (Sherpa/Romeo)
Publicador CEFAC Saúde e Educação
Extensão 1520-1532
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201424112
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-18462014000501520 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8636

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1516-18462014000501520.pdf
Tamanho: 393.3KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta