Discursos sobre a eficácia educacional: encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)

Discursos sobre a eficácia educacional: encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)

Título alternativo Discourses on educational efficiency: proximities and distances between educational technicians and teachers (Brazil, 1950s to 1970s)
Autor Lugli, Rosario Silvana Genta Autor UNIFESP Google Scholar
Silva, Vivian Batista da Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
Resumo This article combines the results of research works on the production and circulation of pedagogical knowledge. We use here three different sources from the creation of such knowledge: documents from the National Reunions of Elementary Teachers; speeches from the Regional Centers for Educational Research and the textbooks used in the initial preparation of elementary teachers. These three sets of documents are particularly useful for the understanding of the arising and settlement of work rationalization on teaching activities emphasizing their methods and procedures that are characteristic of the Brazilian educational speech between the 1950s and the 1970s as well as the way they were built in various branches of the Brazilian educational field. From that point of view, it is possible to identify the disputes over the definition of technical dimensions of teaching among the agents located in different spots of the educational field, and sometimes simultaneously in more than one position: official state authorities, educational researchers and primary teachers. It is remarkable, when these discourses are compared, the increasing power of a technical view of teaching as unquestionable truth, as well as the constitution of the theory as a separate kind of pedagogical knowledge associated to the increasing legitimacy of the educational technicians, that were simultaneously linked to the university and to the state.

Neste texto articulam-se resultados de investigações sobre a produção e circulação de conhecimentos pedagógicos. Comparecem aqui três fontes diferenciadas na produção desses saberes: a documentação dos Congressos Nacionais de Professores Primários; discursos dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais; e textos dos manuais pedagógicos, usados nas escolas de formação do magistério primário. Esses materiais são especialmente úteis para compreender como os apelos de racionalização do trabalho docente com ênfase nos métodos e técnicas de ensino, característicos do discurso educacional entre meados do século XX e a década de 1970, são construídos em instâncias diversas do campo educacional brasileiro. Nessa perspectiva, é possível evidenciar as disputas envolvidas nessa ênfase na dimensão técnica do ensino, entre os agentes localizados em diferentes posições: autoridades oficiais do Estado, pesquisadores e professores primários. No entrecruzamento desses textos é notável a progressiva adesão aos valores vindos de uma visão técnica do ensino como verdades inquestionáveis e a constituição da teoria como um tipo diferenciado de conhecimento pedagógico associado à maior legitimidade dos técnicos em educação, constituídos simultaneamente pelos vínculos com a Universidade e com o Estado.
Palavra-chave educational knowledge
teaching technicality
education history
conhecimento pedagógico
tecnicização do ensino
história da educação
Idioma Português
Data de publicação 2014-09-01
Publicado em Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 53, p. 233-252, 2014.
ISSN 0104-4060 (Sherpa/Romeo)
Publicador Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Extensão 233-252
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.36640
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-40602014000300015 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8574

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0104-40602014000300015.pdf
Tamanho: 402.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta